Dinamarca surpreende, bate Holanda e sai na frente no "Grupo da Morte"


Derrotada por 3 a 1 pelo Brasil em um amistoso em Hamburgo em 26 de maio, a Dinamarca foi a responsável pela primeira grande surpresa da Eurocopa de 2012. Neste sábado, a equipe alvirrubra superou a Holanda por 1 a 0 no Metalist Stadion, em Kharkiv, na Ucrânia, pela abertura do Grupo B, considerado o "Grupo da Morte" da competição.

A Holanda dominou a partida desde o início e com apenas dez minutos já havia concluído quatro vezes ao arco adversário, todas para fora. Mesmo assim, foi a Dinamarca quem marcou primeiro, aos 24min, com o meia-atacante Michael Krohn-Dehli.

Jogador do Brondby, ele aproveitou uma jogada de sorte. O lateral esquerdo Simon Poulsen avançou pela linha de fundo e, após ter o cruzamento bloqueado por Ibrahim Afellay, a bola sobrou para Krohn-Dehli. Em bela jogada individual, ele passou pela marcação do zagueiro Heitinga e concluiu por entre as pernas do goleiro Stekelenburg.

Ainda no primeiro tempo, a Holanda teve pelo menos duas grandes oportunidades para empatar o placar, mas Arjen Robben acertou a trave e Robin van Persie, mesmo livre na grande área, errou o domínio e se viu bloqueado pelo goleiro Andersen.

Na segunda etapa, os atuais vice-campeões mundiais pressionaram no começo e aos 5min já haviam perdido mais duas chances: uma com Van Persie, que furou na hora de concluir a gol; e outra com Mark van Bommel, que acertou um chute forte da entrada da área, espalmado para escanteio.

No desespero, o técnico Bert van Marwijk ainda fez substituições ousadas, colocando aos 25min o meia Rafael van der Vaart no lugar do volante De Jong, além de trocar atacantes: Afellay por Huntelaar. A alteração não causou efeito, assim como foi ineficaz a entrada do atacante Kuyt no lugar do lateral direito Van der Wiel, já aos 39min.

Abusando das bolas aéreas no fim do confronto, a Holanda facilitou o trabalho da Dinamarca, que segurou o resultado e saiu na frente no Grupo B, com três pontos somados. A seleção dirigida por Morten Olsen encara na próxima rodada, em 13 de junho, Portugal; no mesmo dia, a Holanda enfrenta a Alemanha.

Ainda neste sábado, a partir das 15h45 (de Brasília), Alemanha e Portugal fazem a outra partida da mesma chave, na Arena Lviv, também na Ucrânia.