Líder Vasco derrota Bahia e mantém 100% no Brasileiro


Com uma bela cobrança de falta de Juninho Pernambucano e um golaço em jogada individual de Diego Souza, o Vasco confirmou o bom momento e manteve a liderança isolada do Campeonato Brasileiro neste domingo. Em partida disputada em Pituaçu, a equipe carioca derrotou o Bahia por 2 a 1, pela quarta rodada da competição, e manteve a campanha de 100% de aproveitamento.

Em partida com dois tempos distintos, o Vasco soube aproveitar o domínio nos quarenta e cinco minutos iniciais e abriu dois gols de vantagem. Em cobrança de falta perfeita, Juninho Pernambucano acertou o ângulo e colocou o ponteiro do Brasileiro em vantagem. Aos 30min, Diego Souza passou pela defesa adversária e tocou com categoria na saída de Marcelo Lomba para marcar um golaço em Salvador.

O Bahia reagiu no segundo tempo e obrigou o goleiro Fernando Prass a fazer, pelo menos, três ótimas defesas. Mas o arqueiro não evitou o gol do centroavante Junior nos acréscimos da partida. Porém, o árbitro Anderson Daronco apitou em seguida e o clube carioca conseguiu os três pontos na partida fora de casa.

Líder isolado com 12 pontos, o Vasco tem uma impressionante campanha de 100% de aproveitamento nas quatro rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro. E o desafio seguinte da equipe na competição será o Palmeiras, em crise, no próximo domingo, no Estádio do Pacaembu, pela quinta rodada da competição.

E com os resultados da rodada, o Bahia está provisoriamente em 16º lugar com dois pontos. Mas se o Náutico não perder para o Botafogo, a equipe tricolor termina a rodada na zona de rebaixamento. O Sport será o próximo adversário dos comandados do técnico Paulo Roberto Falcão, no domingo que vem, mais uma vez em Pituaçu.

O jogo

O Vasco contou com uma trapalhada do zagueiro Titi para abrir o marcador em Salvador. O defensor saiu para cortar um cruzamento e, estabanado, acertou o corpo de Diego Souza. A falta era frontal e Juninho Pernambucano cobrou com maestria para acertar o ângulo e marcar um belo gol em Pituaçu, anotando o primeiro gol da equipe carioca neste domingo. O Bahia chegou com perigo no primeiro tempo apenas com o meia Gabriel. Aos 8min, o jogador arriscou da entrada da área e assustou Fernando Prass.

Mas o Vasco dominou a primeira etapa e quase ampliou a vantagem aos 21min. Felipe fez jogada pela esquerda e cruzou para a área. O centroavante Alecsandro cabeceou e acertou a trave da meta defendida pelo goleiro Marcelo Lomba. O time carioca continuou pressionando e desperdiçou outra boa chance na sequência. Fellipe Bastos arriscou de longe e o arqueiro do Bahia fez boa defesa ao espalmar o chute forte do atleta vascaíno.

Ainda pressionado pelos torcedores por conta do gol perdido nas quartas de final da Copa Libertadores contra o Corinthians no Pacaembu, Diego Souza demonstrou que não sentiu as críticas e marcou um golaço. Aos 30min, o camisa 10 começou a jogada no meio-campo, tabelou com Alecsandro, recebeu na frente, passou por dois marcadores e finalizou no saída de Marcelo Lomba com um leve toque por cima para marcar o segundo gol vascaíno na partida. E o clube carioca não foi para o intervalo com vantagem ainda maior por grande defesa de Lomba em chute de Fellipe Bastos, aos 36min.

Para tentar mudar o panorama da partida, o técnico Paulo Roberto Falcão voltou com duas alterações para o segundo tempo, com Magno e Junior nos lugares de Diego e Lulinha. E as alterações funcionaram. Depois de assistir o jogo no primeiro tempo, Fernando Prass passou a trabalhar e se transformou no destaque do segundo tempo da partida. Aos 7min, Júnior recebeu passe na área, fez o giro e chutou e o arqueiro vascaíno defendeu. Gabriel tentou aproveitar o rebote e finalizou para nova grande defesa de Prass.

Para tentar brecar a pressão do adversário, Cristovão promoveu o retorno de Dedé, que substituiu Rodolfo. Mas quem continuou brilhando foi Fernando Prass. Aos 14min, Fahel escorou cruzamento de cabeça e o camisa 1 defendeu. Na cobrança de escanteio batido por Gabriel, Junior desviou de cabeça e a bola sobrou para Titi. O zagueiro se atrapalhou com a bola, mas conseguiu se recuperar e finalizar para nova defesa de Fernando Prass.

Usando os contra-ataques para assustar o adversário, o Vasco até chegou a marcar o terceiro gol com Carlos Alberto - que entrou no lugar de Diego Souza -, mas o lance foi anulado pelo trio de arbitragem. E no último lance da partida, Junior recebeu passe na área, fez o giro em cima de Fernando Prass e conclui para diminuir a desvantagem.