Assumpção explica por que o Botafogo estaria liderando o ranking das dívidas


Na última semana, foi divulgada a notícia de que o Botafogo estaria liderando o ranking do aumento das dívidas entre os clubes, estando endividado em R$ 318 mi, em impostos. Em entrevista, o presidente alvinegro, Maurício Assumpção, admitiu que o clube possui pendências financeiras, mas explicou que opta por atrasar alguns pagamentos, para manter a folha salarial em dia.

"É verdade que o Botafogo tem impostos atrasados, mas é uma determinação da presidência do clube, uma escolha minha, para que eu possa manter os meus salários em dia. Infelizmente, como eu tenho muitas pendências para trás, e tenho que pagá-las, porque já foram julgadas e não tem mais como renegociar isso, eu sou obrigado a atrasar alguns pagamentos. Mas a prioridade é manter a folha salarial dos meus funcionários em dia", explicou.

Assumpção disse que existe uma orientação do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro para que os clubes façam as atualizações das dívidas, mas que esta determinação ainda não é institucionalizada. O presidente garante que o Botafogo faz essa atualização, diferente de outros clubes, e, por isso, o Alvinegro aparece como maior endividado.
"Essa questão das dívidas do Botafogo tem algumas variáveis importantes. Existe uma orientação do CRC, para que façamos as atualizações dos nossos passivos. Parece que essa regra vai ser institucionalizada e todos os clubes terão que fazer isso. O Botafogo já cumpre isso, desde 2009. Alguns clubes não estão atualizando e outros estão entrando na justiça para não terem que atualizar. A partir do momento em que todos os clubes tiverem que cumprir a lei, aparecerão números assustadores, em relação a eles", garantiu.
O presidente, no entanto, se mostrou otimista quando ao pagamento das dívidas, dizendo que, nos próximos meses, é possível que o Botafogo tenha boas notícias em relação a este assunto.
"Nossa diretoria, só no ano passado, pagou mais de 50 milhões em dívidas trabalhistas, civis e algumas fiscais. Isso está no nosso balanço e é uma coisa que tem que ser levada em consideração. Estamos buscando soluções para colocar todas as nossas dívidas em dia e é possível que, nos próximos meses, nós tenhamos notícias agradáveis em relação a isso", finalizou Maurício Assumpção.
Texto do colunista Blu Lima.