Libertadores 2012 - Vasco 0 x 0 Corinthians


Vasco e Corinthians não saíram do empate sem gols na primeira partida das quartas de final da Copa Libertadores da América. Com muita chuva no Rio de Janeiro, o gramado estava muito pesado, prejudicando a duas equipes e a qualidade do espetáculo.

O Vasco entrou em campo sem Felipe, com dois jogadores de muita marcação no meio campo e com Juninho e Diego Souza para criar as jogadas para Éder Luis e Alecsandro.

No primeiro tempo o Vasco ficou preso na marcação corintiana, e Diego Souza não estava bem na partida. Quem ficou com toda a responsabilidade de criar foi Juninho pernambucano.

Quando Juninho estava marcado, a bola saia em ligação direta, colocando os atacantes para correr nas costas da linha de volantes do Corinthians.

Foi um primeiro tempo marcado pela marcação forte das duas equipes, e a preocupação de não sofrer um gol.

No segundo tempo Cristovão Borges colocou Carlos Alberto e Felipe. O time mudou a forma de jogar, e as jogadas saiam com mais facilidade. Os volantes e os laterais do Corinthians não tinham mais força física para acompanhar as jogadas de linha de fundo do time da colina.

Felipe como sempre deixando os atacantes em ótima posição, o jogador tem um passe entre os defensores adversário que é muito difícil de marcar.

Houve um gol para o Vasco da Gama muito mal anulado pelo arbitro da partida, atendendo o seu auxiliar.

Para a partida de volta em São Paulo o time tem que jogar com muita inteligência. O Corinthians vai ter que sair para o jogo, e vai abrir espaços para a equipe vascaína atacar, é o tipo de jogo em que o Vasco tem que entrar com Felipe, para ganhar na qualidade do passe, e com seus lançamentos aproveitar o máximo os espaços que o Corinthians vai ter que oferecer.

A torcida do Vasco fez a sua parte, mesmo com muita chuva conseguiu empurrar o time até o último minuto, e mostrou depois da partida muita confiança na classificação para a próxima fase da Copa Libertadores.

Se fosse para ter um vencedor, o Vasco seria o vencedor sem nenhuma dúvida.

O Corinthians entrou em campo com a intenção de fazer um gol fora de casa. Mas o posicionamento da equipe comandada por Tite foi de explorar os contra-ataques.

Tite colocou os jogadores Danilo, Émerson e Fábio Santos para jogar no lado mais frágil da defesa do Vasco, o lado direito. O jogador Fagner é muito forte no ataque, mais deixa a desejar na marcação, vem sendo assim durante os últimos jogos, principalmente depois da saída por lesão do jogador Dedé, que cobria o lado direito da defesa vascaína.

O Corinthians é uma equipe muito forte, o time tem um poder de marcação enorme, e os seus volantes quando estão com a bola saem para o jogo com muita facilidade, e sem a bola eles recompõem o meio campo, não deixando espaços para o time adversário.

O grande nome da partida pelo lado do Corinthians foi o jogador Émerson. O jogador teve a função de marcar os lados do campo e de sair para os contra-ataques, dando muito trabalho para a defesa vascaína.

No segundo tempo o Corinthians diminuiu o seu ritmo, e ficou esperando um erro vascaíno para fazer o gol. Foi uma postura de muita cautela, já que o Vasco vinha com tudo para cima do Corinthians.

Na partida de volta o Corinthians vai ter que sair para o jogo e não pode sofrer gol, por que um empate com gols a classificação é do Vasco da Gama.

Eu acho muito difícil o Corinthians mudar a sua forma de jogar, o técnico Tite é muito cauteloso, e não vai querer correr o risco de sofrer um gol. O Corinthians deve jogar fechado, bem compactado e com o jogo bastante coletivo.

Um dos fatores que pode atrapalhar a equipe do Corinthians é a ansiedade. O time vai jogar em casa, com o estádio lotado, e com a obrigação da classificação.

VASCO 0 X 0 CORINTHIANS

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)


Data: 16 de maio de 2012 (quarta-feira)

Horário: 21h50 (de Brasília)

Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)

Assistentes: Alessandro Rocha (BRA) e Roberto Braatz (BRA)

Cartões amarelos: Juninho Pernambucano e Nílton (Vasco); Alessandro e Jorge Henrique (Corinthians)

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Rômulo, Nilton, Juninho Pernambucano (Felipe) e Diego Souza (Carlos Alberto); Eder Luis e Alecsandro

Técnico: Cristóvão Borges

CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Paulinho, Ralf, Danilo (Elton) e Alex (Douglas); Jorge Henrique e Emerson (Willian)

Técnico: Tite