EURO 2012 - Grupo D

O grupo D da Euro Copa 2012 é formado pela França, Ucrânia, Suécia e Inglaterra. A seleção francesa e a seleção inglesa pela tradição são as favoritas para disputar as quartas de final. Correndo por fora está a seleção sueca.

O Grupo D da Eurocopa, que terá como sede a Ucrânia, abrigará uma das grandes rivalidades históricas do continente. Adversários políticos no passado e integrantes do hall de campeões do mundo, França e Inglaterra se confrontarão logo na primeira fase do torneio e terão como coadjuvantes a Ucrânia e a Suécia, que tentarão aprontar para cima dos "gigantes" e conseguir uma vaga para as quartas de final.

Para isso, os ucranianos, anfitriões do torneio ao lado da Polônia apostam na força da torcida. Suecos, por sua vez, claro, no talento de Ibrahimovic.

Grupo D da Euro Copa 2012

França está no Grupo D da Euro Copa 2012

Seleção da França está no Grupo D da Euro Copa 2012
A seleção francesa tem atletas mais rodados, mas está longe de ser uma das favoritas para conquistar o título.

A França estreia no dia 11 de junho contra a seleção inglesa. A partida vai ser realizada no estádio Donbass Arena em Donetsk.

A classificação francesa para a Eurocopa se deu de forma tranquila. Apesar de não demonstrar futebol empolgante, o time venceu seis partidas, empatou três e perdeu uma, conquistando a primeira colocação em seu grupo. Enquanto se preparava para a competição continental, a França também realizou amistosos e venceu duas seleções que serão adversárias no grupo D: Inglaterra (2 a 1) e Ucrânia (4 a 1). Mas nem isso coloca os Bleus entre os maiores favoritos.

Destaques da Seleção da França que está no Grupo D da Euro Copa 2012

Segue abaixo a lista dos convocados pelo técnico Laurent Blanc :

Goleiros: Cedric Carrasso (Bordeaux), Hugo Lloris (Lyon), Steve Mandanda (Olympique de Marselha);

Defensores: Gael Clichy (Manchester City), Mathieu Debuchy (Lille), Patrice Evra (Manchester United), Laurent Koscielny (Arsenal), Philippe Mexes (Milan), Adil Rami (Valencia) e Anthony Reveillere (Lyon);

Meio-campistas: Yohan Cabaye e Hatem Ben Arfa (Newcastle), Alou Diarra (Olympique de Marselha), Florent Malouda (Chelsea), Marvin Martin (Sochaux), Blaise Matuidi (Paris Saint-Germain), Yann M'vila (Rennes), Samir Nasri (Manchester City);

Atacantes: Karim Benzema (Real Madrid), Olivier Giroud (Montpellier), Jeremy Menez (Paris Saint-Germain), Franck Ribéry (Bayern de Munique) e Mathieu Valbuena (Olympique de Marselha).

Seleção da Ucrânia está no Grupo D da Euro Copa 2012

Seleção da Ucrânia está no Grupo D da Euro Copa 2012A Euro Copa 2012 vai ser realisada na Ucrânia e na Polônia.

Mesmo sendo anfitriã, a preparação da Ucrânia foi muito tumultuada. É a sua primeira Euro Copa.

Jogando em casa a seleção ucraniana não é uma das favoritas para conquistar a vaga para as quartas de final, muito pelo contrário, a seleção tem tudo para não conseguir fazer uma boa Euro Copa.

O técnico Oleg Blokhin tem sérios problemas na defesa e no ataque, a grande esperança da seleção é o veterano de 35 anos Andriy Shevchenko.

Todos acreditam que Shevchenko vai contribuir muito com o seu futebol e com a sua experiência. Mais com a sua experiência.

Seleção da Ucrânia está no Grupo D da Euro Copa 2012

Segue abaixo a lista de convocados pelo técnico Oleg Blokhin :

Goleiros: Andriy Pyatov (Shakhtar Donetsk), Oleksandr Goryainov (Metalist Kharkiv), Maxym Koval (Dynamo Kiev), Oleksandr Bandura (Metalurg Donetsk);

Defensores: Oleksandr Kucher (Shakhtar Donetsk), Yaroslav Rakitskiy (Shakhtar Donetsk), Vyacheslav Shevchuk (Shakhtar Donetsk), Yevhen Khacheridi (Dynamo Kiev), Taras Mikhalik (Dynamo Kiev), Vitaliy Mandzyuk (Dnipro), Yevhen Selin (Vorskla), Bohdan Butko (Illychivets);

Meio-campistas: Olexandr Aliyev (Dynamo Kiev), Denys Garmash (Dynamo Kiev), Oleh Gusev (Dynamo Kiev), Andriy Yarmolenko (Dynamo Kiev), Yevhen Konoplyanka (Dnipro), Ruslan Rotan (Dnipro), Serhiy Nazarenko (Tavriya), Taras Stepanenko (Shakhtar Donetsk), Anatoliy Tymoshchuk (Bayern/ALE);

Atacantes: Artem Milevskiy (Dynamo Kiev), Andriy Shevchenko (Dynamo Kiev), Marco Devic (Metalist Kharkiv), Andriy Voronin (Dynamo Moscou/RUS), Yevhen Seleznyov (Shakhtar Donetsk).

*Três jogadores dessa lista serão cortados.

Seleção da Suécia está no Grupo D da Euro Copa 2012

Seleção da Suécia está no Grupo D da Euro Copa 2012
O grande destaque da seleção sueca é o jogador do Milan Zlatan Ibrahimovic.

Ibrahimovic pode jogar como um ponta de lança com um esquema 4-2-3-1, criando e se aproximando do atacante. Ou jogar como um atacante, mais perto dos zagueiros e da área adversária.

Sem Ibrahimovic a Suécia apresenta um jogo mais coletivo, e com o jogador em campo o time joga muito em função de Ibrahimovic.

O treinador Erik Hamren não vai deixar Ibrahimovic de fora, o jogador tem espaço na maioria das seleções do mundo inteiro.

Um dos pontos fortes da seleção sueca é a dupla de volantes. Kallstrom e Svensson jogam protegendo a defesa com muita eficiência e participam muito do jogo ofensivo.

Seleção da Suécia está no Grupo D da Euro Copa 2012

Segue abaixo a lista dos jogadores convocados pelo técnico Erik Hamren :

Goleiros: Andreas Isaksson (PSV/HOL), Johan Wiland (Copenhague/DIN), Pär Hansson (Helsingborg);

Defensores: Mikael Antonsson (Bologna/ITA), Andreas Granqvist (Genoa/ITA), Olof Mellberg (Olympiacos/GRE), Jonas Olsson (West Bromwich/ING), Martin Olsson (Blackburn/ING), Behrang Safari (Anderlecht/BEL), Mikael Lustig (Celtic/ESC);

Meio-campistas: Emir Bajrami (Twente/HOL), Rasmus Elm (AZ/HOL), Samuel Holmén (Istanbul BB/TUR), Kim Källström (Lyon/FRA), Sebastian Larsson (Sunderland/ING), Anders Svensson (Elfsborg), Pontus Wernbloom (CSKA Moscou/RUS), Christian Wilhelmsson (Al-Hilal/ARS);

Atacantes: Johan Elmander (Galatasaray/TUR), Tobias Hysén (IFK Göteborg), Zlatan Ibrahimovic (Milan/ITA), Markus Rosenberg (Werder Bremen/ALE), Ola Toivonen (PSV/HOL).

Seleção da Inglaterra está no Grupo D da Euro Copa 2012

Seleção da Inglaterra está no Grupo D da Euro Copa 2012A seleção da Inglaterra vai disputar a Euro Copa muito desacreditada. A seleção inglesa nunca conquistou um título da Euro Copa.

Em 2008 a seleção da Inglaterra não conseguiu a classificação para disputar a Euro Copa de 2008. E não fez boas atuações na Copa do Mundo de 2010.

O ex-técnico da seleção Inglesa Fábio Capello conquistou a vaga para a seleção disputar a Euro 2012.

Fábio Capello não gostou da interferência da Federação Inglesa que tirou a faixa de capitão do zagueiro John Terry. O zagueiro é acusado de racismo contra Anton Ferdinand do Queens Park Rangers.

O jogador Anton Ferdinand é irmão do zagueiro do Manchester United Rio Ferdinand. Existe um comentário que o jogador Rio Ferdinand não foi convocado por que o seu irmão está envolvido no caso de racismo com o John Terry.

O técnico da seleção Inglesa Roy Hodgson foi nomeado no início de maio. Com pouco tempo para trabalhar, o treinador vai ter muitas dificuldades na Euro Copa 2012.

Além da não convocação do zagueiro do Manchester United Rio Ferdinand, a seleção vai ter mais dois desfalques. Os jogadores Jack Wilshere e Gareth Barry que estão lesionados.

O atacante Wayne Rooney está suspenso das duas primeiras partidas. O jogador foi expulso nas eliminatórias.

Destaques da Inglaterra para a Euro Copa 2012

Segue abaixo a relação dos jogadores da seleção Inglesa para disputar a Euro Copa 2012 :

Goleiros: Joe Hart (Manchester City), Robert Green (West Ham), Jack Butland (Birmingham);

Defensores: Ashley Cole (Chelsea), John Terry (Chelsea), Phil Jagielka (Everton), Glen Johnson (Liverpool), Phil Jones (Manchester United), Leighton Baines (Everton), Joleon Lescott (Manchester City), Gary Cahill (Chelsea);

Meio-campistas: Steven Gerrard (Liverpool), Frank Lampard (Chelsea), Scott Parker (Tottenham), James Milner (Manchester City), Stewart Downing (Liverpool), Theo Walcott (Arsenal), Alex Oxlade-Chamberlain (Arsenal), Ashley Young (Manchester United);

Atacantes: Wayne Rooney (Manchester United), Danny Welbeck (Manchester United), Andy Carroll (Liverpool), Jermain Defoe (Tottenham).

O meu palpite é que a seleção inglesa e francesa estarão nas quartas de final da Euro 2012.