Brasileirão 2012 - Os números da 2ª rodada


A segunda rodada do campeonato brasileiro da série A terminou com alguns destaques positivos e negativos.

Os clubes estão procurando a melhor formação, muitos treinadores estão fazendo testes com jogadores que estão chegando para compor o elenco. Todos os clubes precisam melhorar o seu elenco, lembrando que o campeonato brasileiro tem trinta e oito rodadas .

Os clubes não definiram o seu elenco. Alguns jogadores estão chegando e alguns estão saindo. Os clubes estão tentando negociar os jogadores que não serão aproveitados pelos treinadores.

TIMES RESERVAS

Os clubes que estavam envolvidos com a Copa do Brasil e com a Copa Libertadores da América, entraram em campo na primeira rodada com os jogadores chamados de reservas. Alguns clubes já foram eliminados dessas competições e começaram a usar o que tem de melhor no seu elenco.

A seleção brasileira desfalcou muitos clubes na segunda rodada, e vai ser assim durante uma boa parte do campeonato brasileiro. Os clubes envolvidos com a Copa do Brasil e com a Copa Libertadores da América começaram a competição com o freio de mão puxado.

LESÕES.

Alguns jogadores começaram o campeonato brasileiro e já estão lesionados. Existem jogadores que ficarão de fora dos gramados por um bom tempo.

MÉDIA DE PÚBLICO.

A média de público nas duas primeiras rodadas está igual aos campeonatos anteriores. Com 11.000 pagantes por jogo, a média está muito baixa, o que se espera é que os torcedores voltem a frequentar os estádios. Para os torcedores voltarem a frequentar os estádios é preciso repensar os valores dos ingressos cobrados pelos clubes.

Para ter um simples exemplo, uma partida do Botafogo no estádio do Engenhão, o ingresso mais barato custa R$ 60,00. Lembrando que existe transporte, lanche, sem falar que geralmente os torcedores gostam de ir para os estádios com filhos namoradas ou esposas.

MÉDIA DE GOLS.

Na primeira rodada foram marcados 20 gols, com uma média de 2 gols por partida.
Na segunda rodada foram marcados 21 gols, com uma média de 2,1 gols por partida.

É uma média baixa. É preciso que os treinadores pensem mais em atacar, e se preocupem menos em somente defender.

MÉDIA DE FALTAS.
Nas duas primeiras rodadas a média de faltas é de 38,3 por partida. Com destaque para a partida entre Náutico x Cruzeiro, que foram marcadas 60 faltas na partida.

MELHOR DEFESA.
Atlético Mineiro, Cruzeiro e Santos não sofreram gol nas duas primeiras rodadas.

MELHOR ATAQUE.
O Botafogo tem o melhor ataque da competição, com sete gols.

ARTILHEIRO.
Herrera do Botafogo com três gols.

PIOR DEFESA.
Coritiba com cinco gols sofridos.

PIOR ATAQUE.
Cruzeiro, Santos, Bahia e Corinthians. Esses clubes não fizeram gol na competição.

COMENTÁRIO.
O campeonato brasileiro de 2012 começou com um nível técnico muito baixo. São muitos erros de passes, muitas faltas, excesso de volantes de contenção e muita preocupação na marcação.

Os treinadores estão preocupados em não sofrer gols, mas deveriam ter como a principal preocupação o ataque. Muitos treinadores estão mais preocupados em não perder os seus empregos, do que treinar o seu clube ofensivamente, com jogadas pelos lados do campo, e com jogadores de criação com liberdade para construir as jogadas ofensivas.

Alguns treinadores estão procurando desculpas para justificar o fraco desempenho dos seus clubes nesse início de campeonato brasileiro.

Os sistemas táticos são os mesmos, até o  3-5-2  e o 3-6-1 estão ressuscitando. Mostrando que muitos técnicos (que gostam de serem chamados de professor) estão desatualizados.

Alguns clubes começaram a competição sem nenhum planejamento. Muitos dirigentes confundem planejamento com oba-oba, os dirigentes começam a contratar jogadores para determinadas posições e deixam outras completamente descobertas.

Vamos aguardar as próximas rodadas, por que até o momento está muito difícil escolher um time que seja realmente o favorito para conquistar o campeonato brasileiro.