A reta final dos campeonatos estaduais

Estamos na reta final dos campeonatos estaduais. Alguns campeonatos estaduais são melancólicos e intermináveis.

No campeonato paulista falta uma rodada para saber quem vai enfrentar quem na segunda fase da competição, que é a fase de mata-mata.

No campeonato carioca o Fluminense conquistou a Taça Guanabara e está garantido na final da competição. Falta uma rodada para ter a definição dos confrontos da segunda fase da Taça Rio.

No campeonato Baiano somente o Bahia, Vitória e Feirense estão garantidos para disputar a segunda fase da competição, falta definir o quarto time.

No campeonato mineiro já estão classificados para segunda fase da competição o Atlético (MG), Cruzeiro, América (MG) e Tupi. Falta uma rodada para terminar a primeira fase, resta saber quem vai terminar na primeira colocação.

No campeonato gaúcho o Caxias já garantiu a sua vaga na grande final, o time conquistou o primeiro turno da competição. Resta saber qual dos dois grandes clubes vai conquistar o segundo turno para fazer a grande final. Ou será que vamos ter uma final sem os dois maiores clubes do futebol gaúcho?

Segue abaixo uma pequena analise de cada clube :

BAHIA : O Bahia que tem no seu comando Paulo Roberto Falcão está fazendo uma ótima campanha no campeonato baiano. O time não sente nenhuma saudade do ex - treinador Joel Santana. O Bahia tem tudo para conquistar o título baiano de 2012.

VITÓRIA : O Vitória continua o mesmo de sempre. Uma total indefinição de planejamento. Os dirigentes pensam mais no Bahia do que no próprio clube, e sobrou para o técnico Toninho Cerezo que chegou no Barradão e logo foi demitido. Tudo isso por que o clube está atrás do Bahia na classificação do campeonato baiano. O Vitória tem que pensar em subir para série ( A ) do campeonato brasileiro, e deixar de lado essa rivalidade no campeonato baiano. Lembrando que em 2010 o Vitória foi vice-campeão da Copa do Brasil contra a forte equipe do Santos, e foi campeão baiano. No mesmo ano o time caiu para série ( B ) do campeonato brasileiro. Falta planejamento.

SÃO PAULO : O São Paulo começou o ano totalmente desacreditado para conquistar o campeonato paulista. O técnico Leão foi contratado para tirar o time de uma situação incomoda no campeonato brasileiro de 2011. Leão fez um contrato de risco com o clube, mas está fazendo um belo trabalho. O clube tem muitas chances de conquistar o campeonato paulista e a Copa do Brasil. O elenco está unido e querendo conquistar os títulos que a torcida está esperando.

PALMEIRAS : É preocupante a situação do Palmeiras. O time está caindo de produção, e o título de campeão paulista e da Copa do Brasil agora está em cheque. A esperança do torcedor palmeirense é que o time supere essa má fase no mata-mata do campeonato paulista e da Copa do Brasil. O time não pode ficar abalado com os últimos resultados.

CORINTHIANS : O Corinthians está disputando a Copa Libertadores e o Campeonato paulista. Foi o time que mais poupou jogadores no campeonato paulista, e mesmo assim está garantido na fase final do campeonato paulista e bem perto da classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. O grande problema do Corinthians é o número de gols que a equipe vem fazendo nos seus jogos. O time está sempre vencendo somente com um gol marcado, dificilmente o time faz mais de um gol por partida. O destaque é a sua defesa que sofreu apenas dez gols no campeonato paulista.

SANTOS : O Santos está disputando o campeonato paulista com o seu time praticamente reserva, com exceção de algumas partidas. Na Copa Libertadores o time tem que vencer a sua próxima partida para garantir a primeira colocação no seu grupo. O time está bem focado nas duas competições.

FLUMINENSE : O Fluminense já está garantido na final do campeonato carioca, o time conquistou a Taça Guanabara. O mesmo acontece na Copa Libertadores, o time já está classificado para as oitavas de final da competição. O Fluminense sonha em conquistar a Taça Rio para conquistar definitivamente o campeonato carioca, com a conquista antecipada do campeonato carioca o Fluminense vai ficar com mais datas para trabalhar para a fase de mata-mata da Copa Libertadores.

VASCO : O Vasco perdeu a Taça Guanabara e está em segundo lugar na Taça Rio, podendo ficar de fora da segunda fase da Taça Rio. Mas em compensação o time já garantiu a sua vaga para disputar as oitavas de final da Copa Libertadores. A torcida vem reclamando muito do trabalho do técnico Cristovão Borges, essa reclamação pode atrapalhar o time nas próximas partidas. O grande problema do Vasco é a sua defesa, principalmente agora com a lesão do zagueiro Dedé. Outro problema é na armação das jogadas quando Felipe e Juninho Pernambucano não podem jogar. O ponto negativo do final de semana ficou por conta do presidente Roberto Dinamite, que lembrou os tempos de Eurico Miranda, reclamando da arbitragem no gramado logo após o termino da partida contra o Flamengo.

FLAMENGO : O Flamengo com a vitória contra o Vasco garantiu a sua vaga na segunda fase da Taça Rio, mas na Copa Libertadores o time precisa de um milagre para garantir a sua vaga nas oitavas de final da competição. Lembrando que o Flamengo é acostumado a ter a sua classificação no apagar das luzes e no final fica com o título. Na Copa Libertadores muitas vezes um clube se classifica em primeiro lugar mas na fase de mata-mata é uma decepção, e alguns clubes se classificam no último minuto e conquista o título ou dá muito trabalho para seus adversários. Foi assim quando o Flamengo eliminou o Corinthians na Copa Libertadores de 2010.

BOTAFOGO : O Botafogo já garantiu a sua vaga para a segunda fase da Taça Rio, e está disputando a Copa do Brasil. Falta muita coisa para cravar o time do Botafogo como favorito para conquistar uma das duas competições que está disputando. Mas nós estamos falando de futebol, e para quem acompanha o futebol sabe muito bem que nada é impossível. O grande destaque negativo ficou por conta mais uma vez de Jobson, o jogador não quis seguir o cronograma do clube e foi afastado e dificilmente vai ter outra oportunidade com o técnico Oswaldo de Oliveira.

ATLÉTICO MINEIRO : O calendário do campeonato mineiro ajudou os principais clubes. O Atlético Mineiro está disputando a Copa do Brasil com tempo para montar a equipe. Esse detalhe pode ajudar o clube a ter um desempenho melhor na reta final da competição.

CRUZEIRO : A torcida do Cruzeiro está acostumada a jogar a Copa Libertadores, por esse motivo a sua torcida está tão ansiosa para conquistar o campeonato mineiro e a Copa do Brasil. Já se falou até em troca de treinador, o treinador Vagner Mancini tem uma tarefa enorme pela frente. Convencer os dirigentes e a torcida que o trabalho pode dá frutos durante a temporada.

INTERNACIONAL : A rivalidade no estado é muito grande. Agora vai começar a fase principal do segundo turno do campeonato gaúcho, e todos querem conquistar a competição. Mas o Internacional está disputando a Copa Libertadores, e precisa de um bom resultado para garantir a sua vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores. O time vai ter que buscar forças para seguir em frente nas duas competições.

GRÊMIO : O Grêmio está disputando a Copa do Brasil e o campeonato gaúcho. Lembrando que no primeiro turno do campeonato gaúcho o Grêmio eliminou o Internacional, mas caiu contra o Caxias. O Caxias conquistou o primeiro turno do campeonato gaúcho, deixando o Grêmio e o Internacional na briga para conquistar o segundo turno, e fazer a final contra o Caxias.

Os dirigentes do futebol brasileiro tem que fazer alguma coisa para motivar os campeonatos estaduais.

O que se vê hoje são campeonatos cheios de clubes, com muitas partidas que não tem nenhum significado, somente atrapalhando a pré-temporada dos clubes.

Tudo isso reflete no nível técnico dos estaduais, já que os clubes colocam os seus jogadores chamados de reservas para disputar os campeonatos estaduais e coloca os seus titulares para disputar a Copa Libertadores e a Copa do Brasil.

O público presente na maioria das partidas são horríveis, com exceção de alguns clássicos. Sem falar do absurdo que é o preço do ingresso para assistir partidas com um nível técnico muito baixo.

A esperança do torcedor é que um dia os nossos dirigentes abram mão da prepotência e escute as opiniões dos torcedores e dos comentaristas do futebol brasileiro.

Muito obrigado.