Paulistão 2012 - Quartas de Final

Após longas 19 rodadas de campeonato estadual, enfim chegamos as quartas de final do Paulistão 2012. O nível técnico da competição, assim como em outros estaduais espalhados pelo país, não foi dos melhores, apesar de achar o Paulistão o "menos pior" dentre eles.

De surprendente mesmo, foi o quarto lugar do Guarani, que ficou na frente do Palmeiras (5º)  e  o rebaixamento da irreconhecivél Portuguesa de 2012. No mais, a liderança do Corinthians, a segunda colocação do São Paulo e a terceira posição do Santos, já era o esperado.

Na briga pelas três demais vagas, Mogi Mirim, Bragantino e Ponte Preta levaram a melhor. Alias, os 8 clubes classificados para as quartas de final do Paulista, se classificaram com antecipação. Portanto, classificaram-se com até certa folga.

As quartas de final do Paulistão prometem bons jogos, apesar do regulamento esdrúxulo da competição, onde a "grande" vantagem dos primeiros classificados é jogar em casa, ou seja, em caso de empate no jogo entre o primeiro colocado e o oitavo, a disputa será decidida nos pênaltis. Sem contar que teremos apenas jogos de ida, só a final será realizada em dois jogos.

Confira os confrontos deste final de semana :



O jogo decisivo entre Corinthians (1º) e Ponte Preta (8º) teve sua prévia na décima nona rodada do Campeonato Paulista. O Corinthians, mesmo jogando com o time quase todo reserva e fora de casa, venceu por 2 a 1 a equipe da Ponte Preta.

A lógica diz, se com o time reserva o Corinthians venceu, imagine agora com o time titular e jogando valendo uma vaga. Teoricamente é isto mesmo, a disparidade técnica entre as equipes é enorme.

O Corinthians é uma equipe que sofre poucos gols, no Paulista foram apenas 11 gols sofridos em 19 jogos, ou seja, menos de um gol sofrido por jogo. O que justifica sua campanha, com apenas uma derrota, 4 empates e 14 vitórias. O que realmente pode atrapalhar o Corinthians são os poucos gols que a equipe vinha fazendo, algo que vem mudando nestes últimos jogos pela Libertadores e Paulista. Em seu último jogo pela Libertadores, 6 a 0 no Deportivo Táchira.

A Ponte Preta fez uma campanha razoável, 8 vitórias, 4 empates e 7 derrotas. Sofreu 31 gols e marcou 34. Um time que pelos números mostra-se equilibrado. Se Enrico, Renato Cajá e o atacante Roger estiverem em um bom dia, a macaca pode complicar a vida do Corinthians.


São Paulo (2º) e Bragantino (7º) tem tudo para fazer um grande jogo. A prévia do confronto deste sábado no Morumbi, aconteceu na nona rodada, em uma quarta-feira de cinza. O jogo foi emocionante, um 3 a 3 com viradas e muita movimentação das equipes.

Assim como frisei no confronto entre Corinthians x Ponte Preta, a tendência é que os times da capital avançem, pois a disparidade técnica entre as equipes é imensa. O São Paulo vinha fazendo uma brilhante campanha, 11 vitórias seguidas igualando a recordes passados do próprio clube, mas tropeçou frente ao Linense na última rodada.

Duas probabilidades foram criadas para o tricolor paulista: A primeira probabilidade consite no time se abater pela derrota do último jogo e a consequente perda da primeira colocação para o rival. A segunda probabilidade, e também a mais sensata, consiste no time assimilar com os erros do último jogo, e também acabar com este peso de querer "bater" recorde.

O Bragantino, assim como a Ponte Preta, fez uma campanha razoável, 8 vitórias, 5 empates e 6 derrotas. Sofreu 33 gols e fez os mesmos 33. Na última rodada do Paulistão, perdeu por 2 a 0 do Paulista.


Santos (3º) e Mogi Mirim (6º) prometem realizar um ótimo duelo. A equipe do Mogi Mirim na primeira fase, venceu seu confronto frente o Santos por 3 a 1, em plena décima terceira rodada, apesar dos desfalques do alvinegro praiano : sem Borges, Ganso, Neymar & Cia.

Apesar da sexta colocação, a equipe do Mogi acumulou 35 pontos, apenas 1 ponto atrás de Guarani e Palmeiras, quarto e quinto colocados respectivamente. Sem contar a presença do atacante Hernane, que é o artilheiro da competição com 13 gols.

A campanha do Mogi Mirim foi de 10 vitórias, 5 empates e apenas 4 derrotas em 19 rodadas. Levando apenas 22 gols, e marcando 32, um saldo positivo de 10 gols. Em contrapartida, o Santos mesmo mesclando o time reserva e titular, conseguiu 12 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. O ataque santista é o mais positivo da competição com 42 gols, já sua defesa sofreu apenas 18 gols, sendo a segunda melhor do estadual. O Santos é franco favorito! Resta saber se vai ter show de Neymar...


Dos confrontos das quartas de final do Paulistão, Guarani (4º) e Palmeiras (5º) fazem o confronto mais equilibrado desta fase. Até mesmo na fase de classificação, ambas equibes conquistaram 36 pontos. O critério de desempate se deu pelo maior número de vitórias do bugre, 11 contra 10 do Palmeiras.

Na décima oitava rodada, os dois clubes se enfrentaram, com vitória para o time de Campinas por 3 a 1. Na ocasião, os dois principais jogadores dos clubes marcaram, Barcos para o Palmeiras e Fumagalli para o Guarani. Bruno Mendes e Neto também balançaram as redes para o bugre.

O Palmeiras não vem atravessando um bom momento, teve sua última vitória no Paulistão, na décima  sexta rodada. Já o Guarani, eliminado recentemente da Copa do Brasil, aposta todas suas fichas no estadual.

O surprendente Guarani teve uma campanha de 11 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, marcando 26 gols e sofrendo apenas 18. A zaga do bugre, comandada pelo experiente Domingos, ao lado da zaga santista é a segunda melhor do campeonato, perdendo apenas para a zaga corinthiana. Em contrapartida, a campanha Palmeirense foi marcada por 10 vitórias, 6 empates e 3 derrotas, sofrendo 24 gols e marcando outros 37.



Melhores ataques
1º Santos com 46 gols;
2º São Paulo com 42 gols;
3º Palmeiras com 37 gols.

Melhores defesas
1º Corinthians com apenas 11 gols sofridos;
2º Santos e Guarani com apenas 18 gols sofridos;
3º São Paulo com apenas 21 gols sofridos;

Artilheiros
1º Hernane do Mogi Mirim;
2º Giancarlo do Bragantino e Neymar do Santos;
3º Willian José do São Paulo.

Qual seu palpite para os jogos?