Libertadores - Alianza Lima 1 x 2 Vasco

Libertadores 2012 - Alianza Lima 1 x 2 Vasco
O Vasco ficou mais perto da classificação para as oitavas de final da Copa Santander Libertadores ao derrotar o Alianza de Lima por 2 a 1, gols de Felipe Bastos, um em cada tempo, em partida disputada nesta terça-feira no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima. Agora a equipe cruz-maltina chegou aos dez pontos ganhos e assumiu a liderança do Grupo 5.

Se o Libertad do Paraguai vencer o Nacional do Uruguai, jogo marcado para quinta-feira o time brasileiro estará com a vaga garantida. O Alianza de Lima segue na lanterna da chave com apenas três pontos e está eliminado da competição.

O resultado fez o Vasco quebrar um jejum de 11 anos sem vencer partidas no exterior. Para vencer o Alianza, o time de São Januário não precisou fazer uma grande exibição e teve a sua tarefa facilitada pela fraqueza técnica da equipe peruana que atravessa grande crise financeira e não mostrou nenhuma capacidade para conseguir um resultado melhor.

O Vasco volta a jogar pela Taça Libertadores no próximo dia 12 contra o Nacional em Montevidéu. Pela Taça Rio, a equipe cruzmaltina enfrenta o Flamengo no próximo sábado.

O jogo

A partida começou muito truncada em função do grande número de jogadores das duas equipes no meio de campo. O Vasco começou a ganhar confiança e já aos quatro minutos, depois de boa jogada de Fagner, Felipe Bastos chutou cruzado mas a bola foi desviada pela defesa peruana. A resposta da equipe da casa veio em chute perigoso do meia González aos seis minutos. A bola passou perto do ângulo esquerdo da meta defendida por Fernando Prass. O lance animou a equipe da casa e um minuto depois foi a vez de Bazan receber na entrada da área e mandar uma bomba que voltou a assustar o goleiro vascaíno.

A partida ficou aberta e o Vasco chegou com perigo em chute de Alecsandro que obrigou o goleiro Libman a se empenhar para evitar o gol, defendendo em dois tempos. O Vasco mantinha Rômulo e Felipe Bastos na proteção aos zagueiros, liberando Felipe para se aproximar dos atacantes. Já o time peruano concentrava muitos jogadores na intermediária e tentava chegar na defesa através de lançamentos, mas não conseguia criar nenhuma jogada de perigo.


Aos 17 minutos, o Vasco marcou o primeiro gol. Felipe Bastos recebeu pela esquerda e arriscou o chute. A bola desviou em Carmona e encobriu o goleiro Libman.

O time da casa não se encontrava e seus jogadores discutiam abertamente, chegando a ser advertido pela arbitragem. O Vasco se preocupava em administrar a vantagem mas não conseguia criar muitas jogadas de perigo por causa das fracas atuações de Felipe e Diego Souza.

Aos 28 minutos, após cruzamento na área, Ibáñez cabeceou rente à trave direita de Fernando Prass. Logo depois, Dedé se atrapalhou na área, perdeu para Fernández que se chocou com o zagueiro cruzmaltino na hora da conclusão e ficou pedindo a marcação de pênalti, mas o árbitro nada marcou. O time peruano dominava o meio campo e criou outra chance de perigo aos 36 minutos quando Rabanal cruzou da esquerda, Hurtado entrou entre os zagueiros e mandou por cima do travessão, perdendo excelente chance.

Os zagueiros do Vasco se atrapalhavam na marcação e aos 40 minutos foi a vez de Fernández cabecear para fora depois de lançamento na área. O Alianza seguia pressionando e aos 42, Hurtado entrou pela direita, ganhou de Renato Silva e tentou tirar de Fernando Prass mas o goleiro cruzmaltino conseguiu bloquear a jogada.

O Vasco respondeu em lance de bola parada que o zagueiro Dedé concluiu de cabeça com grande perigo.

Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo e logo no primeiro minuto a torcida peruana pediu pênalti em choque de Hurtado com Thiago Feltri na área.

Aos dois minutos, o Vasco criou sua primeira chance na etapa final quando Feltri cruzou para a cabeçada de Diego Souza mas o goleiro Libman defendeu sem problemas. O time brasileiro não conseguia se organizar ofensivamente e só não corria riscos por causa da fraqueza da equipe peruana.

Aos 13 minutos, Alecsandro caiu pela direita e cruzou para Felipe Bastos que não conseguiu dominar a bola e permitiu o desarme da zaga. Os dois times continuavam abusando das faltas se aproveitando da omissão do árbitro que não usava o cartão amarelo.

Aos 18 minutos, o Vasco quase ampliou em cabeçada de Diego Souza que obrigou Libman a uma grande defesa. No lance seguinte, Eder Luís fez ótima jogada pela direita e passou a Diego Souza livre na área mas o jogador vascaíno demorou a chutar e a zaga peruana acabou bloqueando.


O Vasco chegou ao segundo gol aos 25 minutos em chute cruzado de Felipe Bastos que entrou no ângulo direito de Libman. Quando tudo indicava que o Vasco teria tranquilidade para manter o resultado, o Alianza marcou seu primeiro gol ao 31 minutos em trapalhada de Renato Silva que permitiu a Curiel completar de primeira para colocar a bola nas redes vascaínas.

Aos 37. a equipe peruana quase empatou. Após cruzamento na área, Fernando Prass soltou a bola e Arroe tocou para o gol, mas Allan salvou em cima da linha.

Nos minutos finais, o Alianza pressionou em busca do gol de empate de forma desesperada e poderia ter empatado aos 45 minutos com um chute cruzado de Viza. O Vasco recuou e conseguiu segurar o resultado. Nilton ainda conseguiu ser expulso ao agredir um jogador peruano em lance que provocou um início de confusão entre jogadores das duas equipes. (Superesportes.com.br)

Apesar da fraca atuação do time, Cristóvão Borges se diz satisfeito com vitória

Apesar de todas as dificuldades encontradas contra o Alianza Lima, principalmente nos minutos finais da partida, o técnico Cristóvão Borges se disse satisfeito com a vitória fora de casa, por 2 a 1. Com o resultado, o Vasco deixou bem encaminhada a classificação às oitavas-de-finais da Libertadores, podendo jogar a última rodada apenas para tentar se garantir como líder do grupo 5.
“Um resultado importantíssimo. Nosso objetivo era esse. No começo foi bem difícil, mas conseguimos recuperar e, agora, ficamos em uma situação bem confortável”, comentou o treinador.
Mesmo elogiando a maturidade que a equipe vem tendo nas partidas disputadas fora do Brasil, na opinião de Cristóvão, o time pecou enquanto foi envolvido pelo ritmo de jogo dos peruanos.
“No primeiro tempo, entramos na correria deles. Poderíamos ter controlado o jogo de uma maneira melhor. Quando começamos a ter a posse de bola, criamos mais oportunidades de marcar. Sabíamos que eles viriam para cima e que passaríamos algum sufoco nesse final”, completou.
O Vasco volta a campo na próxima quinta-feira, às 21h50 (horário de Brasília), onde encerra sua participação na fase de grupos da Libertadores diante do Nacional, no Uruguai.

Texto do colunista Blu Lima.