Libertadores 2012 - Emelec 3 x 2 Flamengo

Libertadores 2012 - Emelec 3 x 2 Flamengo
O Flamengo entrou no gramado do estádio George Capwell, em Guayaquil, com a mesma formação que iniciou o jogo contra o Bangu, no último domingo, e mostrou bom desempenho ofensivo. Depois de ir para o intervalo com a vitória parcial sobre o Emelec-EQU por 2 a 1, uma mudança tática do técnico Joel Santana aos 23 minutos do segundo tempo teve resultado desastroso. Gustavo entrou no lugar de Deivid, o Fla se encolheu, e os equatorianos, que jamais haviam vencido um time brasileiro em jogos da Libertadores, viraram o jogo para 3 a 2. O gol da vitória, de pênalti, saiu aos 45. Léo Moura e Deivid marcaram para o Fla.

Em nenhum treino durante a semana, Joel testou a formação com três zagueiros. Ao levar três gols de um time que só marcara uma vez em quatro jogos, o Rubro-Negro fica a um passo da eliminação na Copa Santander Libertadores ainda na fase de grupos.

Para se classificar no Grupo 2, o Flamengo, agora lanterna, depende de um milagre na última rodada. Além de vencer o já classificado Lanús, quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Engenhão, precisa torcer por um empate entre Olimpia-PAR e Emelec, que jogam no mesmo horário em Assunção.

Antes de voltar a jogar pela Taça Libertadores, o Flamengo entra em campo neste sábado, às 18h30 (de Brasília), para enfrentar o Vasco na penúltima rodada da Taça Rio, no Engenhão. O time lidera o Grupo A, com 15 pontos.

Assim como em qualquer jogo em que as duas equipes disputam a sobrevida, o nervosismo e a ansiedade de ambas eram nítidos. Apesar do campo desnivelado, os erros de passes aconteciam muito mais pela falta de capricho. Num deles, o Flamengo quase sofreu um gol logo aos dois minutos, quando Muralha bobeou, Giménez chutou cruzado, e De Jesús mandou para fora.

Depois do susto, o Fla começou a se acertar em campo, procurando tocar a bola com mais calma e se organizando melhor nos contra-ataques. Depois de uma cobrança de escanteio do Emelec, a bola passou por Junior Cesar, Bottinelli, Vagner Love e Deivid, que deu um ótimo passe para Léo Moura chutar e contar com o desvio de Bagüi para fazer 1 a 0, aos sete minutos.

O controle do jogo passou a ficar nos pés do Flamengo, que teve em Bottinelli um comandante de qualidade no meio-campo. No entanto, o Emelec começou a usar as bolas cruzadas na área, percebendo a dificuldade do adversário nesse tipo de jogada. Aos 15, Figueroa quase marcou, ao cabecear livre, nas costas de Welinton, nas mãos de Felipe.

A pressão aumentou. Aos 18, o goleiro do Flamengo deu rebote em um cruzamento de Bagüi e precisou sair para dividir a bola com Giménez e evitar o empate. Em mais uma bola jogada na área, De Jesús cabeceou em cima de Welinton, aos 24. No entanto, aos 33, não teve jeito. Figueroa subiu mais que Welinton e tocou no canto esquerdo de Felipe para empatar o jogo.

Quando parecia que o Emelec passaria a pressionar pela virada, o Flamengo voltou a se organizar em campo. Num ensaio, Ronaldinho Gaúcho deu ótimo cruzamento para Deivid cabecear rente à trave, aos 38. No ato principal, o camisa 10 tocou para Junior Cesar cruzar, e Deivid, desta vez, colocar a bola no fundo da rede, aos 42, deixando o time brasileiro em vantagem no fim do primeiro tempo.

Mudança infeliz e virada

O Emelec voltou do vestiário determinado a empatar o jogo e se manter vivo na competição. O Flamengo até conseguiu controlar o ímpeto do adversário e evitar uma pressão insustentável. Aos oito minutos, ainda teve uma boa chance, num passe por cobertura de Junior Cesar para Ronaldinho, que tentou achar Love na pequena área, mas errou.

Depois dessa jogada, o Emelec começou a criar melhores oportunidades de gol. Aos 11, em nova cobrança de escanteio, Figueroa mais uma vez ganhou de Welinton de cabeça e acertou o travessão. O time equatoriano fez duas mudanças: Mina e Mena nos lugares de Jose Luis Quiñónez e Valencia, respectivamente.

Cada time usou as armas que tinha em mãos. O Emelec fez sua última substituição aos 19 minutos, com Mondaini no lugar de De Jesús. A resposta do técnico Joel Santana foi a entrada do zagueiro Gustavo no lugar do atacante Deivid, para tentar reforçar a marcação no jogo aéreo.

O que se viu, entretanto, foi uma pressão que até então não havia acontecido. Todo encolhido, o Fla não conseguia trocar três passes quando tinha a bola. O Emelec insistia com perigo nas jogadas pelo alto e não saía do campo defensivo do Fla. Para se ter uma ideia do domínio, o time brasileiro, que teve 54% da posse de bola na etapa inicial, acabou a partida com 49%. Num raro lance de contra-ataque, Vagner Love não chegou a tempo de alcançar o passe de Muralha, aos 29. Não seria exagero dizer, inclusive, que o Artilheiro do Amor teve uma de suas piores atuações desde que voltou ao Fla.

Joel ainda tentou dar novo gás ao meio-campo, colocando Magal e Luiz Antonio nos lugares de Bottinelli e Muralha. Mas o estrago definitivo ainda estava por vir. Em mais uma das 30 bolas alçadas pelo Emelec na área, Figueroa cabeceou sem chances para Felipe, aos 37. O detalhe é que, com três zagueiros em campo, quem marcava o atacante mais perigoso do rival era o baixinho Junior Cesar. Ronaldinho ainda teve a chance de desempatar em seguida, mas a cobrança de falta ficou na barreira. Para piorar, Willians cometeu pênalti infantil em Mena, e Gaibor converteu, aos 45, para levar ao êxtase a inflamada torcida azul.

Fonte : Globoesporte