Barcelona 2 x 2 Chelsea. Chelsea na final!

Está definido o primeiro finalista da Uefa Champions League. O Chelsea conseguiu o que poucos acreditavam, eliminar o Barcelona em pleno estádio Camp Nou em Barcelona.

O futebol mostrou mais uma vez que é o esporte mais competitivo do mundo. O futebol é imprevisível, encantador, improvável e fantástico. Talvez seja esse o grande motivo que deixam os torcedores a cada dia mais envolvente com o futebol.

Na partida de ontem o Barcelona mais uma vez mostrou para o mundo a sua superioridade técnica.

O Barcelona entrou em campo com uma formação bastante ofensiva, e foi assim durante toda a partida. A equipe catalã não mudou a sua forma de jogar, com muito toque de bola, e com jogadas que obrigaram o goleiro do Chelsea a ter muito trabalho.

O Chelsea entrou em campo com a sua principal arma, um time totalmente recuado, abrindo mão da posse de bola e explorando os contra-ataques.

São dois estilos de jogar diferentes.


Jogando com o esquema tático 3-5-2, com muita movimentação do seu meio campo, os jogadores não guardam posição, hora estão pela direita, hora estão pela esquerda e principalmente pelo meio. Esse talvez tenha sido o grande problema do Barcelona, insistir nas jogadas pelo meio da defesa do Chelsea.

Goleiro : Victor Váldes

Uma linha de três defensores : Piqué que foi substituído Por Daniel Alves aos 25 minutos do primeiro tempo, Puyol e Mascherano

Dois volantes : Busquets e Xavi Hernández

Do meio para frente todos jogadores se revesaram : Iniesta, Fábregas que foi substituído por Keita aos 28 minutos do segundo tempo, Messi, Cuenca que foi substituído por Tello aos 22 minutos do segundo tempo, e Alexis Sánchez.

O treinador Pep Guardiola usou as suas principais armas para entrar na defesa do Chelsea.

No início da partida perdeu Piqué, o jogador sofreu um choque com o goleiro Valdés e deu um tremendo susto, o jogador chegou a ficar desacordado. Quem entrou no seu lugar foi Daniel Alves, o jogador entrou como um meia pela direita, e o jogador Busquets foi recuado para jogar mais a frente da defesa. Mas o Chelsea só levava perigo nos contra-ataques.

A saída de Fábregas para a entrada de Keita foi no desespero. O jogador Keita é bem mais alto do que Fábregas, o Barcelona no momento estava levantando muitas bolas na área do Chelsea, e Keita poderia aproveitar alguma bola alçada na área.

A substituição de Cuenca por Tello, foi para dá mais velocidade nas jogadas pelos lados do campo.


Com o esquema tático bem defensivo, e não poderia ser diferente, o Chelsea em primeiro momento Jogou em um 4-4-1-1. Logo após a expulsão de Terry, jogou com o esquema 4-5-0, explorando os contra-ataques.

Os gols do Chelsea foram feitos no contra-ataque, com chutões de sua defesa em ligação direta com Ramires e com Fernando Torres.

Goleiro : Petr Cech

Uma linha de quatro defensores : Ivanovic, Cahill que foi substituído por Bosingwa aos 12 minutos do primeiro tempo, Terry que foi expulso aos 36 minutos do primeiro tempo e Ashley Cole

Outra linha com quatro defensores : Ramires, Lampard, Mikel e Raul Meireles

Um jogador para a possível ligação : Juan Mata que foi substituído por Kalou aos 12 minutos do segundo tempo

Um atacante : Drogba , que foi substituído por Fernando Torres aos 34 minutos do segundo tempo.

O jogador Cahill sentiu uma lesão no início da partida, entrou Bosingwa que foi jogar na lateral direita e Ivanovic foi jogar como zagueiro.

Aos 36 minutos do primeiro tempo, Terry foi expulso. Em um lance em que ele poderia ter evitado, mas no momento o Chelsea estava muito nervoso. O time tinha acabado de sofrer o primeiro gol do Barcelona.

Com a expulsão de Terry a defesa do Chelsea teve que fazer uma mudança total. Ramires foi para a lateral direita, Ivanovic e Bosingwa foram jogar como zagueiros, e Ashley Cole ficou na sua posição, a lateral esquerda.

Juan Mata não fez uma boa partida, a proposta do Chelsea era mais de marcação do que de criação. Com isso o jogador ficou isolado, sem ter a aproximação de um jogador no meio campo para articular as jogadas. Foi substituído por Kalou, o jogador entrou para ajudar na marcação pelo lado direito, ajudando Ramires na marcação. Kalou foi mais um lateral direito do que um atacante.

Drogba jogou isolado lá na frente. Mas quando o jogador pegava na bola era um sufoco para a defesa do Barcelona. O jogador correu muito e marcou muito a saída de bola dos jogadores do Barcelona. Depois entrou Fernando Torres, o jogador não entrou bem na partida, mas quis o destino que ele definisse com muita frieza o último lance de ataque do Chelsea, e fizesse o gol de empate. Gol que garantiu o Chelsea na final da Champions LeAgue.

Lances do primeiro tempo

O Barcelona insistia em atacar, e atacou muito. Com muitos lances de perigo para o gol de Petr Cech. Mas o Chelsea se defendia como um gigante.

Com três minutos o primeiro chute de Messi.

Com quinze minutos foi o lance em que Piqué se chocou com Victor Valdés.

Com dezenove minutos outra grande jogada do meio campo do Barcelona e finalização de Messi.

Com vinte e um minutos outro chute de Mascherano.

Com vinte e quatro minutos um chutão de Petr Cech achou Drogba que ganhou na corrida de Piqué e quase abria o marcador para o Chelsea.

Aos trinta e quatro minutos o primeiro gol do Barcelona, marcado por Busquests.

Depois aos 36 minutos aconteceu a expulsão de Terry.

Logo depois, aos quarenta e três minutos o segundo gol do Barcelona marcado por Iniesta.

Mas em um contra-ataque aos 46 minutos o jogador Ramires fez uma golaço e empatou a partida, deixando o Chelsea bem mais tranquilo.

Final do primeiro tempo : Barcelona 2 x 1 Chelsea

O Barcelona foi muito melhor do que a equipe do Chelsea, com uma posse de bola aproximadamente de 75 %, com muitas finalizações no gol do Chelsea e jogando para vencer.

O Chelsea estava muito bem no seu sistema defensivo, mesmo com a lesão de Cahill e com a expulsão de Terry.

Lances do segundo tempo.

No primeiro minuto um lance muito perigoso no ataque do Barcelona.

Com dois minutos pênalti indiscutível a favor do Barcelona.

Messi bateu e perdeu. A bola foi na trave do goleiro Petr Cech.

Oito minutos, uma cabeçada de Alexis Sánchez.

Com onze minutos Drogba chutou antes do meio campo e quase pegava o goleiro Victor Valdés fora do gol, seria um gol para ficar na história da Champions Legue.

Dezesseis minutos chute de Cuenca, sem muito perigo.

Dezoito minutos um escanteio perigoso para o Chelsea.

Aos trinta e dois minutos um chute de Busquets.

O jogador Messi chutou mais uma vez na trave do goleiro Petr Cech, o lance foi aos trinta e sete minutos.

Aos quarenta e quatro minutos um chute perigoso de Mascherano.

Nesse momento todo o Barcelona estava desarrumado, e Fernando Torres aproveitou a oportunidade e saiu sozinho na cara do gol de Victor Valdés, driblou o goleiro e fez o gol da classificação do Chelsea.

Muitos críticos e torcedores podem dizer que o Barcelona não é mais o mesmo, mas ainda continua sendo o melhor time do mundo.

Lembrando que o Barcelona não perdeu a classificação para um time qualquer, perdeu para o Chelsea. Que é um time que soube jogar com muita inteligência, e com a certeza de que se fosse enfrentar o Barcelona de igual por igual poderia perder as duas partidas.

Na final da Uefa Champions League o Chelsea não vai ter os seguintes jogadores : Ramires, Ivanovic e Raul Meireles todos levaram o terceiro cartão amarelo e estão fora da final. O jogador Terry também não joga a grande final, o jogador foi expulso.

O público de 95.845 presentes no estádio, viram um Barcelona em determinados momentos da partida muito ansioso e nervoso, coisa muito rara de acontecer. O resultado da primeira partida das semifinais contra o Chelsea e o resultado do último final de semana contra o Real Madrid, deixaram um peso enorme nas costas dos jogadores do Barcelona.

Vamos agora aguardar o adversário do Chelsea para fazer a grande final da Uefa Champions League.

A disputa está entre Real Madrid x Bayern de Munique. Que jogam no Santiago Benabéu em Madrid.

E-mail : rivelino.futebol@hotmail.com

Muito obrigado.