Análise de Elenco - Botafogo

O próximo time a chegar na mesa do nosso Papo de Buteco é o Botafogo de Futebol e Regatas. Tradicional clube carioca, o Fogão tenta abandonar a fama de cavalo paraguaio, aquele que vem bem durante todo o campeonato mas pipoca ao final. A frase "tem coisas que só acontecem com o Botafogo" é verdadeira e justifica toda a 'zica' que toma conta do time em determinadas situações.

Derrotado na semi-final da Taça Guanabara nos pênaltis contra o futuro campeão Fluminense, o Botafogo vai atrás de recuperação no Campeonato Carioca e tem uma ótima oportunidade de ir à final do Estadual ao decidir a Taça Rio com o Vasco.  Paralelamente, como qualquer outro time grande, aposta suas fichas na Copa do Brasil, atalho para a Copa Libertadores.


Clube : Botafogo de Futebol e Regatas
Fundado em 01-07-1894 (CRB), 12-08-1904 (BFC) e 08-12-1942 (BFR)
Endereço: Av. Venceslau Brás, 72
Botafogo - Rio de Janeiro/RJ
Estádio: Olímpico João Havelange
Campeonatos Brasileiros : Campeão da Série A em 1968 (Taça Brasil) e 1995.
Site Oficial : http://www.botafogo.com.br/
Classificação no Brasileiro 2011 : 9º Lugar
Jogador em destaque : Loco Abreu (atacante)

Bem, sem mais delongas, eis o que o Botafogo traz para o Brasileirão:


GOLEIROS - Jefferson, Renan, Milton, Andrey - Jefferson é o paredão. O 'Homem de Gelo' inclusive computa algumas convocações para a Seleção Brasileira. Não digo que não mereça, mas não apoio sua titularidade no gol do Brasil. Contudo, é ótimo goleiro. Frio e de reflexos apurados, Jefferson é incontestavelmente um ótimo goleiro. Renan, reserva imediato, é jovem e também experiente. Não costuma deixar a desejar quando Jefferson não possui condições de jogo. Aqui, o Fogão está bem servido.

LATERAIS - Renan, Lucas, Marcio Azevedo - Carente, mas de qualidade. Lucas é um bom lateral-direito. Não compromete e auxilia bem no ataque. Marcio Azevedo assumiu a titularidade com a saída de Cortez para o São Paulo. É bom jogador, na minha opinião. Rápido, apoia muito bem, embora peque um pouco na marcação. Renan, garoto da base do clube, eventualmente deve aparecer caso pinte alguma oportunidade, sem maiores considerações sobre o lateral.

ZAGUEIROS - Antonio Carlos, Fabio Ferreira, Brinner, Matheus - Considero Antonio Carlos um bom zagueiro. Não é um Dedé, mas está longe de ser um beque meia-boca. No mais, a zaga é fraca. Fabio Ferreira cresceu, porém, é fraco. Não inspira confiança. Matheus também está longe de ser um reserva confiável. Brinner veio do Paraná sem mostrar muito a que veio até o momento. São poucas opções e nenhuma de qualidade indiscutível.

VOLANTES - Renato, Marcelo Mattos, Lucas Zen, Elber, Gabriel - A dupla Marcelo Mattos e Renato fazem inveja a muitos times grandes da Série A. Mattos é bom marcador, líder e esbanja raça em campo. Renato, ex-Santos e ex-Sevilha, é outro meia de forte marcação com razoável participação ofensiva. Toca bem a bola, organiza bem o jogo e também tem experiência de sobra. Lucas Zen costuma entrar um jogo aqui outro ali e não faz feio. Elber e Gabriel fecham o grupo


MEIAS - Maicosuel, Elkeson, Felipe Menezes, Andrezinho, Jeferson, Cidinho e Fellype Gabriel - Melhor e mais perigoso setor do time. Maicosuel e Elkeson formam uma dupla de muita qualidade no trato da bola e chegam no ataque sempre com muito perigo. Andrezinho, para mim, é um ótimo meia. Cerebral, cadencia o jogo e colabora na marcação com mesmo bom nível. Fellype Gabriel retorna com status de velha promessa. Entre idas e vindas nunca foi unanimidade nem se firmou incondicionalmente. Talentoso, pode agregar mais valia ao grupo. Jeferson, Cidinho e Felipe Menezes brigarão pelas eventuais oportunidades em partidas menos importantes e figuração no banco de reservas.

ATACANTES - Loco Abreu, Herrera, Caio, Jobson, Willian e Vitinho - Loco Abreu é o único diferenciado. Seu estilo brigador e matador comandam o sempre perigoso ataque botafoguense. O esforçado e raçudo Herrera, dependendo do esquema tático, é seu companheiro de ataque ou primeira opção de banco para o ataque. É limitado, compensa com disposição, mas só força de vontade não ganha jogo. Caio, o talismã, entre altos e baixos é um bom reserva. Costuma responder bem aos chamados. Willian e Vitinho, sinceramente, não tenho condições de analisar mais a fundo. Outro que novamente vai atrair os holofotes para General Severiano é Jobson, que em breve voltará ao gramados. Quando apareceu, foi "a" revelação. Rápido, ágil e com uma finalização apuradíssima, Jobson caiu em desgraça com os escândalos acerca do doping. Suas passagens por Atlético-MG, Bahia e até no próprio Botafogo foram tumultuadas. Em forma e focado, Jobson coloca Herrera no chinelo e toma vaga do hermano na equipe. Contudo, é impossível saber como ele voltará.

TÉCNICO - Oswaldo de Oliveira - Ao meu ver, é ruim. Uma mescla de pé-frio com banana. Surgiu no Corinthians campeão mundial de 2000, quando pegou a equipe montada por Luxemburgo. Fracassou no São Paulo em 2002 quando tinha Kaká, Ricardinho, Reinaldo e Luis Fabiano. Sumiu. Foi bem no futebol japonês e agora, tal como Caio Junior, tenta redescobrir a vida em solo tupiniquim. Seus times não inspiram confiança tampouco metem medo. Não ousa. Contido demais. Limitado, enfim.

ANÁLISE GERAL - O meio-campo é o trunfo do Botafogo, que pode ganhar o jogo se dominar o setor durante os 90 minutos. Com Mattos, Renato, Andrezinho, Maicosuel e Elkeson, é possível fazer um meio-campo forte na marcação e fulminante ofensivamente com a presença categórica de Abreu. Entretanto, a zaga é fraca, embora o goleiro seja muito bom. A falta de equilíbrio entre defesa e ataque pode prejudicar, principalmente diante da falta de boas opções de banco para a defesa.

RESULTADO - O fato de ter Oswaldo de Oliveira no banco, na minha opinião, reduz drasticamente as chances de sucesso de qualquer equipe do mundo. Um técnico desse calibre aliada à velha síndrome que afeta o Botafogo na metade final do campeonato não me fazem crer que a equipe irá surpreender. Portanto, é outra equipe a ficar pela Zona Intermediária.