Libertadores 2012 : Vasco 1 X 2 Nacional do Uruguai

Vasco 1 x 2 Nacional do Uruguai pela Libertadores 2012
O Vasco da Gama fez a sua estréia na Copa Santander Libertadores 2012. Até o momento a competição está mostrando que o futebol brasileiro não entra em campo com o mesmo favoritismo de sempre. Mas não significa que nenhum clube brasileiro não tenha condições de conquistar o titulo, estamos apenas na primeira rodada e somente dois clubes entraram em campo. Falta entrar em campo o Flamengo, Internacional, Corinthians e o atual campeão Santos.

Segundo um estudo da Folha de São Paulo, os clubes brasileiros tem 40 % dos valores de todos os elencos dos clubes dos outros países que estão disputando a Copa Libertadores da América. Eles fizeram um levantamento de cada elenco, e dividiram por países, e o Brasil tem 40 % dos investimentos na competição. Isso significa que o futebol brasileiro tem um investimento muito superior em relação há outros países.

Mas esses valores não significa que a superioridade dentro de campo, seja comprovada. Nesse inicio de competição está se confirmando que alguma coisa tem que mudar, o futebol brasileiro até o momento, está com dificuldades para enfrentar clubes que tem um poder econômico menor, mas mostra dentro de campo que estão organizados.

Depois de onze anos fora da Copa Libertadores, o Vasco fez a sua estréia contra o Nacional do Uruguai em São Januario. O torcedor vascaíno fez a sua parte, foram 13.920 pagantes e 16.838 presentes no estádio, para incentivar o clube.

O Vasco teve muitas dificuldades para enfrentar a equipe do Nacional do Uruguai. O futebol Uruguaio está em alta.

O Vasco fez uma péssima atuação. O time entrou em campo muito nervoso, sem organização tática, sem ter um bom posicionamento dentro de campo principalmente no seu meio campo, faltou jogadas pelas laterais.

O Vasco jogou com dois desfalques muito importantes, o lateral direito Fágner que fez muita falta. E o jogador Allan que poderia ser uma opção para a lateral direita e para o meio campo.

Um dos grandes problemas do Vasco é entrar em campo com dois jogadores que não marcam, Juninho Pernambucano e Felipe, na minha opinião não podem jogar juntos. Eles são importantíssimos para o clube, mas com os dois em campo, a marcação fica comprometida, principalmente quando enfrenta uma equipe qualificada como é a equipe do Nacional do Uruguai.

Outro problema é a bola que não fica no ataque do Vasco, a bola chega no ataque mas volta, sobrecarregando o meio campo. Falta um jogador no ataque que possa segurar a bola, para esperar a chegada dos homens do meio campo.

O Nacional do Uruguai jogou uma excelente partida. Mostrou muita qualidade no seu meio campo e ataque, e mostrou também muito toque de bola, com muita posse de bola e total domínio da partida.

O Nacional do Uruguai jogou com muita personalidade, com muita velocidade, e sabendo a hora certa para explorar os contra ataque com muita velocidade, principalmente pelos lados do campo.

Os torcedores do Vasco têm que ter paciência, o Vasco enfrentou uma equipe organizada. O torcedor vascaíno tem que entender que o Vasco não enfrentou uma equipe qualquer, enfrentou uma equipe que já conquistou três vezes a Copa Libertadores.

O Vasco da Gama entrou em campo com a seguinte formação.

Fernando Prass no gol, não teve culpa nos gols que sofreu. Mas mostrou que está fora de ritmo, o goleiro vascaíno estava lesionado, e ficou de fora por alguns dias.

Max entrou para jogar na lateral direita. O jogador tinha a função de substituir o jogador Fágner. Não fez uma boa partida, e foi substituído por Felipe Bastos no intervalo da partida. O jogador Max ficou sem ter uma cobertura dos volantes vascaínos, e o Nacional aproveitou bem o espaço que tinha para jogar por aquele lado.

Dedé, o zagueiro jogou bem, mas não foi o Dedé que nós conhecemos. O jogador mostrou muito nervosismo.

Rodolfo, o zagueiro fez a sua pior partida com a camisa do Vasco. O jogador além de está nervoso, tentou sair com a bola, e cometeu muitos erros de posicionamento, junto com o zagueiro Dedé.

Thiago Feltri, o lateral esquerdo ficou preso no esquema tático da equipe do Nacional. O jogador não teve como atacar, já que os jogadores do Nacional estavam jogando pelos lados do campo, e o Vasco não colocou um volante para cobrir as subidas do jogador. Mas o jogador no segundo tempo perdeu a chance de empatar a partida, ele foi com tudo para o ataque e recebeu um passe que deixou o jogador na cara do gol, e ele perdeu a oportunidade de empatar a partida.

Nilton, o volante jogou com muita raça. O problema de Nilton é querer sair com a bola. Ele tem muitas dificuldades quando o time está sofrendo uma pressão e ele tem que marcar e sair para o jogo. Na minha opinião, no momento em que o jogador Max foi substituído quem deveria fazer a função de lateral direito era Nilton ou Eduardo Costa, para liberar o jogador Felipe Bastos para ajudar na criação das jogadas de ataque.

Eduardo Costa, fez uma boa partida. Apesar de está com uma carga muito grande na marcação, o jogador jogou bem, e evitou que o resultado fosse pior.

Juninho Pernambucano, o meia não fez uma boa partida. Cometeu muitos erros de passe, e ficou sem saber o que fazer, se marcava ou se criava. O jogador precisava de uma ajuda no meio campo, precisava de um homem a mais de marcação, para ficar liberado para somente criar as jogadas para os atacantes.

Felipe, o jogador também não estava jogando bem. Aconteceu o mesmo que aconteceu com o Juninho. Foi substituído por Tenório que deu mais força no ataque, e entrou bem na partida, mostrando muita vontade.

Diego Souza, o jogador teve duas oportunidades para definir a partida. Na primeira ele chutou muito forte e a bola passou muito perto do gol do Nacional, e na segunda ele saiu driblando os seus adversários e poderia passar a bola para o jogador Alecsandro que estava sozinho, mas o jogador foi parado com uma falta. Diego Souza estava saindo na cara do gol.

Alecsandro, o atacante jogou o futebol de sempre. Mas não conseguiu segurar a bola no ataque.

O Vasco tinha que jogar com uma linha de quatro defensores, e com os dois volantes na frente da defesa. Para liberar os meias e os atacantes, fazendo o mesmo sufoco que a equipe do Nacional estava fazendo.

As vais foram inevitáveis. O treinador Cristovão Borges não colocou em campo o jogador Bernardo. Com Bernardo em campo, o time teria mais opção para sufocar o Nacional.

O Vasco começou a Copa Libertadores da América perdendo a sua partida, mas não é hora de achar que o mundo acabou. O momento é de pensar na formula de sair da marcação dos adversários na Copa Libertadores da América.

Vamos aguardar as estréias de Internacional, Flamengo, Santos e Corinthians.

Conto com o apoio de todos na divulgação do blog
www.rivelinosantos.wordpress.com
E-mailrivelino.futebol@hotmail.com
Muito obrigado.