A sombra de Renato Gaúcho

renato gaúcho com a camisa do fluminense
Todos nós estamos cansados de saber que no mundo do futebol tudo pode acontecer. No início do ano de 2012 o Fluminense colocou em prática o seu planejamento para o início da temporada. O treinador Abel Braga começou a testar vários jogadores do seu farto elenco, muitos foram muito bem e conseguiram ser titular na maioria das partidas, e outros continuam no banco de reservas, mas quando entram no decorrer de uma partida ou até mesmo quando são escalados para iniciar uma partida estão dando conta do recado.

O Fluminense venceu a sua partida no Rio de Janeiro pela Copa Santander Libertadores contra o Arsenal da Argentina, com um placar apertado, e jogando um futebol abaixo do que pode jogar. Depois foram os dois resultados negativos contra o Boavista e o Duque de Caxias pela Taça Guanabara.

Esses resultados eram o que faltava para os corneteiros de plantão começarem a questionar o trabalho do treinador Abel Braga. Surgiram boatos e especulações de sua saída do comando técnico do Fluminense.

Abel Braga informou a diretoria do Fluminense que quando ele não estivesse mais feliz dentro do clube, ele deixaria o cargo. O treinador não tem multa rescisória.

No início do ano, Abel Braga recebeu um contato do Grêmio, mas não aceitou deixar o Fluminense. Abel foi campeão da Copa Libertadores da América e campeão Mundial de Clubes , quando treinava a equipe do Internacional, em 2006. O treinador tem muita experiência, e conhece muito bem a Copa Libertadores da América.

O patrocinador do clube a UNIMED, através do seu presidente Celso Barros , garantiu que mesmo perdendo a Taça Guanabara o treinador continuaria fazendo o seu trabalho na frente do comando técnico do Fluminense.

O revezamento no início da temporada foi muito importante para alguns jogadores. Nós sabemos que no futebol brasileiro não existe pré-temporada, e os clubes tem que ter um elenco enorme para começar a temporada revezando o time titular com alguns chamados reservas. Esse detalhe fez com que o Fluminense chegasse mais inteiro na reta final da Taça Guanabara, o time sobrou em campo contra o Botafogo e contra o Vasco na final.

Hoje o grupo do Fluminense é de trinta jogadores, mais dois ou três que fazem parte das divisões de base. Com um elenco caro, forte e tecnicamente muito qualificado, o Fluminense pode ter conquistas importantes nessa temporada. O Fluminense tem um poder econômico confortável, o seu patrocinador está gastando muito, para levar para as Laranjeiras os títulos que serão disputados nessa temporada.
Os boatos sobre a possível saída de Abel Braga do Fluminense, não passaram de especulações.

O grande problema é que Renato Gaúcho está sem clube, e alguns dirigentes e torcedores estão loucos para ver Renato Gaúcho comandando o time do Fluminense.

O Fluminense com Abel Braga foi 3º colocado no Campeonato Brasileiro de 2011, só ficou de fora por que perdeu no penúltimo jogo para o Vasco.

Eu não vejo motivos para o Fluminense trocar de técnico nesse momento. O time vai ter partidas difíceis pela Copa Libertadores da América, já conquistou o primeiro turno do campeonato carioca, e já é um finalista do campeonato carioca.

Abel Braga tem que continuar. Independente se alguns torcedores estão gostando ou não do seu trabalho

VASCO DA GAMA.
renato gaucho com a camisa do vasco
Já começaram em São Januário os pedidos da torcida para a saída de Cristovão Borges. Quero deixar bem claro, que quando eu escrevo sobre os torcedores, eu estou me referindo a uma minoria dos torcedores.

O Vasco da Gama começou a temporada com um elenco bem reduzido, com jogadores importantes lesionados. Mas mesmo assim manteve praticamente o mesmo elenco que foi vice-campeão brasileiro de 2011 e campeão da Copa do Brasil de 2011.

Na maioria das partidas o Vasco teve que jogar com seus principais jogadores, e alguns que já estão com uma idade que não permite uma sequência de partidas no meio da semana e nos finais de semana.

Ao contrário do Fluminense o Vasco está passando por mais uma crise financeira muito grande, com salários de jogadores e de funcionários atrasados.

Perder a final da Taça Guanabara para um time forte como é o Fluminense, não é motivo para alguns torcedores pedirem que Cristovão Borges saia do clube.

A prioridade do clube é a Copa libertadores da América, mas é claro que se o Campeonato carioca for conquistado pelo Vasco, vai ser ótimo. Tudo isso por que existem as premiações para cada clube que for passando de fase, e conquistando o título, esse valor sobe muito. Sem falar do prestígio Internacional.

Para alguns torcedores e dirigentes dentro do clube que querem a saída de Cristovão Borges, nós temos que lembrar que o Vasco vinha com um aproveitamento de 100 % na Taça Guanabara.

Com os dois treinadores, Ricardo Gomes que está afastado por problemas de saúde, Cristovão Borges assumiu como interino. Os jogadores ganharam confiança, padrão de jogo, amor pela camisa vascaína, garra, espírito de grupo, união, vontade, disposição e determinação.

O Vasco sofreu duas derrotas importantes no início da temporada, perdeu para o Nacional pela Copa Libertadores em São Januário. E perdeu a final da taça Guanabara para o Fluminense.

A sombra de Renato Gaúcho continua rondando São Januário e as Laranjeiras.

Conto com o apoio de todos na divulgação do blog.

www.rivelinosantos.wordpress.com
E-mail : rivelino.futebol@hotmail.com
Muito obrigado.