Sobre Orlando Da Hora e o caso Nilmar

nilmar e orlando da hora
A novela Nilmar foi uma das coisas mais chatas desse começo de ano. Aliás, como são as novelas de contratações.

E também como tem sido essas novelas, o personagem principal tem sido sempre o empresário.

Na Novela Montillo, como vimos, o agente tomou os holofotes.

Orlando da Hora (que de ‘da hora’ só tem o nome) ficou com inveja, e decidiu ser o protagonista da saga Nilmar.

Quando São Paulo e Villareal acertaram a transferência, o agente se descontrolou e disparou sua metralhadora para todos os lados. Soltou junto vários impropérios.


Vejamos:
“Você já viu garota-de-programa ter marido? E jogador torcer para algum time? É a mesma coisa. O Nilmar não torce para o São Paulo, não torce para nenhum time.”
É mesmo, Da Hora? Então Seo Nilton, pai do jogador, deve estar enganado, pois, se Nilmar não torce hoje, já torceu sim pelo Tricolor:
“Toda família é são-paulina, eu, a minha esposa Marisa, e meus filhos Fabrício e Tatiane. Inclusive o Nilmar quando era pequeno também era.”
De qualquer modo, Nilmar deve ter ficado lisonjeado ao ser comparado com uma garota-de-programa. Foi muito gentil da parte do agente.
“Vou conversar com o pessoal do São Paulo, não tenho nenhum problema com o clube. Mas o Nilmar não quer jogar no Brasil. Ele não gosta de desperdiçar dinheiro, é mesquinho nesse sentido. O Nilmar ganha bem lá, e hoje a vida na Europa é barata, não tem motivo para voltar. Agora, não é nada que os reais não toquem o coração de um cara que não desperdiça dinheiro. Depende da oferta. Só que não adianta falar da estrutura do São Paulo, do CT, do centro de fisioterapia… Não queremos ouvir falar em fisioterapia, temos nojo de fisioterapia. O Nilmar já passou muito tempo fazendo fisioterapia. Queremos é saber da conta bancária.”
Meu Deus. Temos nojo de fisioterapia?

E mais: Nilmar não quer jogar no Brasil? Se sim, é porque não ouviu sua família.

Disse Seo Nilton:
“Para mim vai ser maravilhoso. Se o Nilmar vestir a camisa do São Paulo será a realização de um sonho. Vai ser muito bom ver ele fazendo gols pelo São Paulo, assim como já fez na Seleção, Corinthians e Internacional”.
“Vai ficar mais perto da família. Podemos ir com mais frequência para São Paulo, já que moramos em Bandeirantes (interior do Paraná), perto da divisa com o Estado de São Paulo”.

Como se vê, o pai de Nilmar vê a transferência com ótimos olhos

Mas segue a metralhadora de Da Hora:
“Até agora eles conversaram com o André Ribeiro que é o advogado do Nilmar. Faltou falar comigo. Eu sou o dono da cocada, sou o cara que assina o aval, o engenheiro, tem que passar por mim.”
Dono da cocada? O engenheiro?

Da Hora:
“Vou levar ao Villareal outra proposta da Europa. Não é da Espanha, mas não vou falar de qual país é o time. Acho também que todos os clubes do Brasil querem o Nilmar. Ele recebeu telefonemas de jogadores e treinadores dizendo para não fechar com o São Paulo e jogar no time deles. Teve gente desses aí que você falou (Corinthians, Inter e Flamengo) ligando, e muito mais.”
O dublê de empresário não levou nenhuma proposta. A que surgiu veio direto da Lazio, da Itália, e foi rejeitada pelo Villareal.

Mais de Da Hora:
“Li que foi por 11 milhões de euros. Por esse valor eu teria ligado para o Eduardo Maluf, do Atlético-MG, e levaria o Nilmar para lá. Ele jogaria com o Neto Berola, que é meu jogador também. Não gostei porque o Villarreal não convesrsou com a gente antes.”
Entendi, então o ódio é na verdade birra. A postura de Villareal e São Paulo, porém, é compreensível, pois sabiam que o envolvimento do agente somente dificultaria o negócio. O caminho mais plano, assim, seria excluir o agente da primeira fase das conversas, como fizeram.

Aliás, o valor que Da Hora desdenha (11 milhões de euros) é até maior do que o confirmado por todas as fontes mais bem informadas sobre o negócio (Marcello Lima, Navarro, Ricardo Perrone, etc.), que disseram que a negociação giraria em cerca de 10 milhões.

Mais de Da Hora:
“No ano passado, quando apareceram propostas, eles falaram que não liberariam no começo de 2012. Então, o Nilmar comprou carro, projetou a vida dele pra ficar lá. Agora, resolvem vender, tiram o jogador de uma partida como se ele não quisesse jogar. A cabeça dele está no Villarreal. Se eu estivesse melhor de saúde, processaria o clube por não deixar o Nilmar trabalhar. Isso machucou muito o jogador e me irritou. Foram desonestos com a gente. O salário dele está quase três meses atrasado, e o Nilmar não reclama.”

O agente, apesar de notoriamente soberbo, dessa vez extrapolou. Que importa se o Villareal disse que não venderia o jogador e depois mudou de ideia? Qual o problema de rever o planejamento, já que Nilmar é um dos jogadores mais caros ao clube e não vem rendendo tudo isso?

Segundo versão mais que oficial, Villareal e São Paulo estavam acertados quanto ao valor e forma de pagamento. Faltava o acerto salarial.

O São Paulo fez uma oferta. Da Hora pediu 50% mais. Nenhuma das partes cedeu, até que o São Paulo desistiu do negócio.

Orlando Da Hora melou o negócio.

Espero que esta tenha sido a vontade de Nilmar, que parece entregue à vontade do agente.

[as declarações de Orlando Da Hora são oriundas do blog do Ricardo Perrone, do UOL , e as declarações do Seo Nilton são de blog batizado com o nome de Nilmar ].