A INDÚSTRIA DO FUTEBOL

Enterro do jovem Wendel Junior Venâncio da Silva
Que o futebol brasileiro está entregue nas mãos dos empresários, isso todos nós estamos cansados de saber.

O que ocorreu no Centro de Treinamento de Pedro Vicençote ou simplesmente Pedrinho, ex-lateral esquerdo do Vasco da Gama e hoje empresário do mundo bola, foi lamentável.

Todos mais uma vez saíram perdendo. Principalmente a família do jovem de 14 anos Wendel Junior Venâncio da Silva.

O centro de treinamento de Pedrinho Vicençote é alugado para a equipe do Vasco da Gama, e serve para os jovens que chegam do país inteiro fazer testes. O centro de treinamento fica localizado em Itaguaí no Rio de Janeiro. O incrível é que um ex-jogador teve condições de fazer um centro de treinamento, e um clube como o Vasco da Gama não tem condições de fazer um igual ou melhor. São cinco campos para fazer os testes.

Em 2003 uma matéria do jornal O Globo assinada pelo jornalista Lúcio de Castro, mostrou como funcionava o Centro de treinamento de Pedrinho Vicençote. Ele tinha uma parceria com o Campo Grande, tinha direitos econômicos aproximadamente de 50 % dos jogadores que fossem negociados. Na mesma matéria tem detalhes de jovens que foram enviados para o futebol Italiano.

A situação hoje é a seguinte. O Vasco alugou o centro de treinamento de Pedrinho, na cidade de Itaguaí, e todos os garotos que fossem revelados e negociados, Pedrinho tinha aproximadamente 10 % dos direitos econômicos do atleta. Significa que o Vasco paga o aluguel para Pedrinho e ainda repassa para Pedrinho 10 % dos direitos econômicos de cada jogador revelado.

Wendel chegou para fazer os testes no Vasco apresentado pelo ex-jogador do Vasco da Gama Marco Aurélio Ayupe. O garoto se destacava na escolinha de Marco Aurélio Ayupe na cidade de São João Nepomucerio em Minas Gerais.

Falta muita coisa para ser apurada sobre o falecimento do jovem Wendel. Mas muitos detalhes já foram detectados pelos diversos veículos de comunicação.

O diretor das categorias de base do Vasco da Gama Humberto Rocha, já afirmou que não havia médico no centro de treinamento.

Segundo informações o jovem não se alimentou na noite de quarta-feira ( 08/02/2012 ), e não se alimentou pela manhã de quinta-feira ( 09/02/2012 ). A questão é ter uma certeza se o jovem não se alimentou por que não tinha alimento ou se o jovem não se alimentou por que não quis. As informações são de que, quando um jovem já está aprovado nos testes e já faz parte das equipes sub 15, eles têm alimentação fornecida pelo centro de treinamento. Mas os jovens que chegam para fazer testes não tem alimentação garantida pelo centro de treinamento, lembrando que Wendel tinha acabado de chegar para fazer os testes.

Garoto Wendel de 14 anos morre no CT do Vasco

Nos exames médicos que Wendel apresentou estava tudo bem, ele estava liberado para praticar o esporte. Resta saber qual foi o médico que assinou o atestado, e confirmar os exames.

Outro detalhe muito importante, é o horário que esses jovens fazem os testes. Estava fazendo muito calor no Rio de Janeiro no dia do falecimento de Wendel.

O presidente do Vasco da Gama Roberto Dinamite não quis gravar entrevista, apenas emitiu uma nota oficial, que está a disposição de todos no site oficial do clube.

Somente depois da autópsia é que nós vamos saber qual foi o motivo da morte do jovem Wendel.

Mas antes do resultado, nós precisamos rever como é feito todo o trabalho com esses jovens que sonham em um dia ser um grande jogador de futebol.

Muitos deixam as suas famílias para alimentar esse sonho, deixam os estudos, deixam a sua infância de lado para se dedicar exclusivamente ao futebol.

Quando o jovem consegue avançar na profissão tudo bem, mas quando o jovem não consegue realizar o seu sonho de ser um jogador profissional, ele é entregue a sociedade, sem ter uma formação cultural. E as portas que eles encontram geralmente estão sempre fechadas.

Muitos clubes já têm um trabalho diferente, dando oportunidade ao jovem de estudar, e de estar sempre perto da sua família. O próprio Vasco da Gama já têm esse trabalho, mas somente para os jovens que já tem vínculo com a equipe.

Mas nós sabemos que muitos clubes não fazem esse trabalho.

Os clubes preferem fazer parcerias com grupos de investidores, que têm estruturas de primeiro mundo, e repassando porcentagens dos direitos econômicos dos jovens atletas.

Muitos clubes não têm parceria com esses grupos de investidores, apenas contratam, ou usam o clube como vitrine, para uma possível negociação do jogador.

No caso do jovem Wendel, toda a responsabilidade é do Vasco da Gama, que tinha alugado o centro de treinamento, e o jogador iria jogar no Vasco.

Infelizmente esse problema aconteceu, mas que ele não fique em uma gaveta, que sirva de exemplo para que outros fatos como esse não venha ocorrer novamente.

www.rivelinosantos.wordpress.com

E-mail rivelino.futebol@hotmail.com

Muito obrigado.