A última rodada do Brasileirão

rodada do brasileiro, rodadas do brasileirao, jogadores bem pagos, o campeonato brasileiro, últimas do brasileirão
Foi então que o longo Campeonato Brasileiro de 38 rodadas chegou à sua decisão.

Não há final, característica própria da fórmula dos pontos corridos, mas nem por isso haverá menos emoção.

A decisão do título será dividida em 2 jogos, que ocorrerão simultaneamente, conforme vimos no pitaco de quarta.

Mas alguns fatos ocorridos durante a semana alteraram (‘alteraram’ não quer dizer pioraram) um pouco a condição que Corinthians e Vasco chegam às suas finais.

Corinthians

No Timão, favorito e dependente exclusivo de suas forças, Ralf e Danilo não jogarão em virtude de suspensão por excesso de cartões. Ralf fará falta, considerando que não há reserva a sua altura – pelo menos com as mesmas características. Moradei não vale.

A ausência de Danilo também será sentida, pois, se não vinha tão bem nas últimas rodadas, ainda é o maior assistente do time.

Mas ainda havia a possibilidade do Corinthians não poder contar com Emerson, jogador absolutamente decisivo até aqui. No julgamento do recurso pelo pisão no jogador do Avaí, sua pena de 1 jogo foi mantida e será cumprida na rodada derradeira.

Eis que surge Jorge Henrique, que há muito vinha esquecido no elenco. O sósia de Romário jogará no jogo mais importante do campeonato, mesmo depois de um semi-afastamento que fez Emerson, Danilo, Alex, Ramirez (contra o Ceará) e até Edenílson (contra o Cruzeiro) tomarem conta da posição que era sua desde 2009.

Mas assim é o futebol, que guardou grata surpresa ao baixinho invocado. Poderá sair na foto de campeão de um torneio no qual sua participação foi irrisória.

Há quem diga que o Timão sentirá falta de Emerson. Manterão a opinião até que JH-23 fará cruzamento na cabeça de Liedson, dando o título ao Corinthians. Daí não se ouvirá falar de Emerson, que deu pelo menos 2 vitórias ao Timão.

Vasco

O Vasco chega com força ao jogo final, mas está enfraquecido ante a dependência de resultado alheio.

Ouvi hoje que a eliminação na Sulamericana tira forças do Gigante da Colina. Ledo engano.

No dia 04.09.2011, o Vasco tomou uma piaba de 4x1 do América-MG, que já habitava a Z-4. Diziam à época que seria a derrocada do time.

Foi então que o Vasco emplacou 5 jogos de invencibilidade, encostando de vez no Corinthians.

Semana passada, recebeu o Universidad de Chile, em casa. Fez um ótimo 1ºT, e um péssimo 2ºT. No dia seguinte, diziam que o Vasco estava esgotado, levantaram o número absurdo de jogos que o time fizera no ano. Davam favoritismo ao Fluminense no clássico.

Mas o Vasco venceu, com direito a gol aos 45min do 2ºT.

Quarta, La U eliminou o Vascão da Sulamericana, com um 2x0 que não refletiu o que foi o jogo.

Será que o Vasco perde força para domingo?

Eu não apostaria nisso...