Barcelona vence o Real Madrid por 3 a 1

O Real Madrid vinha de um recorde de 15 vitórias consecutivas em sua história e aparentemente vivia um melhor momento na temporada com grandes atuações e uma liderança folgada na Liga espanhola. Mas neste sábado o Barcelona mostrou que ainda está pelo menos um degrau a frente do rival.

O time catalão contou com uma grande atuação de Iniesta, Messi e Alexis Sanchez para vencer o Real Madrid por 3 a 1. Este é o sexto jogo consecutivo que o Barça passa sem perder no Santiago Bernabéu para desespero do torcedor madridista e do técnico José Mourinho, que já não deve mais saber o que fazer para derrotar o rival.

Mas não dá para culpar o português pela derrota. Muito antes dele, o Barça já se dava bem no Bernabéu. A última derrota foi em maio de 2008.

Neste sábado, Mourinho colocou o Real em cima do rival. Escalou um time ofensivo e pôs a equipe para sufocar o Barcelona desde o início. Tanto é que com 23 segundos o Real abriu o placar. O goleiro Victor Valdés fez uma lambança numa saída de bola e a deu de presente para Di Maria. Este tentou, depois Özil fez o chute e a bola sobrou para Benzema abrir o placar.

Parecia ser a noite do Real. A equipe jogava bem enquanto o clube catalão errava muitos passes e dava muito espaço em sua defesa. Mas aos poucos o Real não conseguia mais manter a sua marcação por pressão e o Barcelona começou a impor o seu jogo principalmente a partir do momento em que Iniesta tomou conta do meio-campo.

A primeira chance foi perdida por Xavi numa cobrança de falta aos 22 que Casillas defendeu. Mas aos 29, Messi apareceu no jogo. O argentino conseguiu escapar por um momento da marcação implacável feita por Pepe e Diarra e na sua jogada característica carregou a bola pelo meio e encontrou Alexis Sanchez livre. Ele invadiu a área e tocou no canto direito de Casillas.

Com o gol de empate, o Barcelona cresceu, viu aumentar a sua posse de bola (só no primeiro tempo foi de 58%), e começou a tomar conta da partida.

A virada veio aos 7 minutos do segundo tempo num lance de falta de sorte do goleiro do Real. Xavi chutou da entrada da área, a bola desviou em Marcelo e foi mansamente para o gol. Muita festa para o craque que completava 600 jogos com a camisa do time catalão.

Com a virada, Mourinho tentou colocar o time ainda mais a frente. Pôs Kaká em campo, mas o brasileiro foi discreto. Higuaín também entrou, mas pouco apareceu.

Quem apareceu foi mais uma vez Messi. O argentino tocou aos 20 minutos para Daniel Alves na direita. O lateral cruzou na área para Fàbregas fazer de cabeça o terceiro gol.

O Barcelona ainda poderia ter goleado, mas preferiu administrar o jogo até o fim, se poupando, uma vez que viaja após a partida para o Japão para a disputa do Mundial de Clubes.

O Real ainda teve chances de diminuir com Cristiano Ronaldo (apagado na partida), Kaká e Benzema, mas não conseguiu vencer a defesa catalã.

Sobre o campeonato, Barcelona e Real Madrid agora dividem a primeira colocação da Liga com 37 pontos, com vantagem para o time catalão, que, no entanto, tem um jogo a mais, adiantado por causa da disputa do Mundial.