Vasco goleia e está na semi-final da Sul Americana

Vasco goleia e está na semi-final da Sul Americana, com direito a show de Dedé, o gigante da Colina
Se o Vasco, único representante brasileiro na competição, havia começado mal as quartas de final da Copa Sul Americana perdendo por 2 a 0 para o Universitario do Peru no jogo de ida, em São Janúario a situação foi revertida, com um 5 a 2 histórico para o time cruz maltino, que agora está na semi-final e jogará contra o vencedor de Universidad de Chile x Arsenal de Sarandi.

E apesar da goleada aplicada, o jogo não foi fácil para o Vasco. Se engana quem pensou que o Universitário do Peru era mais um Aurora na vida do vascaíno. O jogo foi dramático. Desde o início, os jogadores das duas equipes demonstraram nervosismo e, com entradas duras e reclamações excessivas, em nove minutos o árbitro mostrou o cartão amarelo quatro vezes: duas para cada time: Nilton e Dedé, pelo Vasco, e Llontop e Flores, pelo Universitario.

Diego Souza abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo em cobrança de pênalti. Faltava dois gols para a classificação vascaína. Mas, logo em seguida, aos 32 minutos Raúl Ruidíaz chutou por cima de Fernando Prass, que não conseguiu fazer a defesa.

Com o empate, o Vasco teria que começar do zero, ou seja, fazer mais três gols novamente. Mas o time cruz maltino acabou ficando nervoso em campo e errando muitos passes. O jogo acabou ficando muito nervoso, muita reclamação e várias entradas mais fortes.

No final do primeiro tempo Juninho cai na área, o juíz não marca a penalidade. Logo após o lance polêmico, o juíz apitou o intervalo, e começou a confusão. Um empurra daqui, outro esbraveja dali, outro mais exaltado acolá e depois como já virou costumeiro, tudo mais calmo. Coisas típicas do futebol sulamericano! Parece que se não houver alguma confusão, não é competição.

Ao voltarem a campo, os times foram informados que ficariam com um jogador a menos, pois González e Diego Souza foram expulsos devido ao tumulto no fim da etapa inicial.

Logo aos dois minutos do segundo tempo, Rabanal marca para o Universitário com chute que desviou em Dedé. Naquela fração de segundo, parecia que havia acabado para o Vasco. O time naquela altura precisaria de mais 4 gols para manter-se na competição.

Mas um minuto depois Elton, de cabeça, empatou de novo a partida. "Só" faltava mais três! Não deu outra : o Vasco se lançou ao ataque.

Em uma tentativa de cruzamento da direita, o zagueiro Dedé deu muita sorte, Llontop engoliu um frangos e o time cruz-maltino voltou à frente no marcador: 3 a 2. "Só" faltava dois.

Logo depois, aos 16, Rabanal agrediu Fagner e também recebeu o cartão vermelho, deixando o Universitario com nove jogadores em campo. Com a expulsão, o time peruano que já não atacava, se acuou ainda mais.

"Água mole em pedra dura, tanta bate até que fura". E logo o quarto gol cruzmaltino chegou, aos 27 minutos, novamente com Dedé, desta vez de cabeça. Agora "só" faltava um.

E aquele gol que só faltava, apareceu aos 37 do segundo tempo, Dedé (sempre ele) tocou de cabeça para Alecsandro desviar a bola de Llontop. A torcida vascaína se inflamou, Alecsandro comemorou com seu habitual gesto em homenagem ao pai, mostrando a língua.

Parecia gol do título.

A tão aguardada vaga para a Semi-final chegou.

O Vasco merece.

Alias, o Vasco fez por merecer.

Jogaram bravamente, como devem jogar os campeões.

E torço por isso...