Neymar é do Santos até 2014

Neymar é do Santos até 2014, Neymar não é do Real, nem do Barcelona. É do Santos

"Ele entendeu que a presença do Neymar no Brasil até 2014 seria um serviço ao nosso país. Essa luta quixotesca chegou a bom termo. O fato concreto é que Neymar continua até a Copa de 2014. Contrato firmado e garantido. Não é do Real, nem do Barcelona. É do Santos"
A declaração é de  Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, dada no dia 9 de novembro. Concordo com o cartola alvinegro, a permanência do craque santista em nosso país é boa para o atleta, para o clube, para a torcida, para a imprensa e até mesmo para os campeonatos sulamericanos e nacionais no qual o craque vai atuar.

Só tenho minhas dúvidas se a permanência do craque será benéfica ou não a seleção brasileira, pois inegávelmente na Europa o jogador amadurece mais rápido, assim como assimila melhor as questões táticas.

Outro fator que deve ser ressaltado, é que jogando na Europa, Neymar iria enfrentar as grandes estrelas do futebol mundial, podendo então se familiarizar com os adversários que futuramente estariam aqui na Copa do Mundo de 2014.

Mas como toda moeda tem dois lados, os adversários de Neymar também não teriam um conhecimento exato sobre as peripécias do craque santista, ou poder observar de perto seu estilo #ousadiaealegria de jogar, como o próprio define.

Sobre a parte tática que poderia ser um fator negativo, creio que o talento de Neymar se sobreponha a essa eventual "falha" e caso aconteça, caberá ao treinador da seleção apontar os erros e corrigi-los.

No final das contas, quem mais ganhou com a permanência do craque foi o futebol brasileiro e os apaixonados torcedores brasileiros, que vão podem continuar sorrindo todas as quartas e domingos ao ver o futebol alegre do ídolo, moleque e craque : Neymar!

Um forte abraço,

@douglasnacif