Grêmio 2 x 2 Palmeiras : Felipão queria fazer o crime!

grêmio 2 x 2 palmeiras
Neste domingo que passou em Porto Alegre aconteceu um dos maiores clássicos dos anos 90, na época Grêmio e Palmeiras disputavam títulos, hoje estão fora de qualquer disputa nacional e internacional. Dia ventoso, estádio vazio e times pouco inspirados. Felipão bem que tentou, mas o empate em 2x2 ficou mais justo.

Celso Roth tentou “inovar” com Adilson jogando de winger na direita. Esquema se manteve até os 8 minutos no 4-2-3-1, mas Escudero sentiu lesão e teve de ser substituído e no seu lugar entrou Brandão. Esquema mudou para 4-3-1-2 com linha defensiva. Tripé de volantes com Fernando no primeiro vértice, Adilson na segunda linha pela direita e Rochemback na esquerda, no vértice mais adiantado Douglas era o cérebro do time. Finalmente dois atacantes, Brandão homem de referencia e Miralles de movimentação.

Palmeiras de Felipão atuando no convencional 4-2-3-1. Linha defensiva forte com Cicinho na direita. Dois volantes alinhados, Marcos Assunção sendo volante que apoiava mais. Segunda linha mais adiantada no meio com três homens, um incisivo (Luan), outro criativo (Patrik) e por final um misto de marcação e individualidade (Tinga). Um único centroavante que era Ricardo Bueno, tentou jogar, aparentemente parece não entender e essência do futebol que é jogar de pé na grama e não deitado.


Jogada de primordial do Palmeiras para sair jogando: “Bola em Cicinho que avança e procura Marcos Assunção, daqui em diante teria duas opções, ou Tinga na direita para fazer dobradinha com Cicinho, ou Luan na esquerda com Patrik no auxilio”. Geralmente o flanco direito era mais forte e mais assistido.

Grêmio jogando em casa com “apoio” da torcida teria de se impor na partida, não foi bem assim. Principal arma do tricolor, os laterais, não apoiaram, não passavam da linha do meio campo. Isso tudo por receio dos wingers ( Luan na esquerda e Tinga na direita). Meio de campo ficou sobrecarregado. Jogada de pivô em Brandão era uma tentativa de válvula de escape, porém falta qualidade a Brandão.

Grêmio ataca com volantes, Adilson e Rochemback. Palmeiras quando com bola sempre procura Cicinho e Tinga na direita, Luan e Patrik na esquerda, Marcos Assunção ainda auxilia nos movimentos ofensivos. Gerley faz basculação para dentro, se alinhando com zagueiros. Marcio Araujo faz cobertura pelo lado direito.

Gol do Palmeiras só poderia sair de uma fora. Pelo lado direito e com bola alçada na área. Cicinho quem construiu a jogada, Tinga cruzou, Ricardo Bueno cabeceou, Victor salvou e no rebote Cicinho guardou.

Em desvantagem no placar o Grêmio teve de atacar e assim cedendo espaço para contra-ataque do Palmeiras. O tricolor precisou estar perdendo para finalmente agredir o Palmeiras. Linhas adiantadas e colocando o Palmeiras no seu campo, mas o time de Felipão tinha uma estratégia genial: Tinga e Luan recuavam para marcar laterais do tricolor. Saída de bola do tricolor ficava prejudicada, pois o primeiro passe era do trio Fernando, Gilberto Silva e Rafael Marques.

Segundo Tempo

Celso Juarez Roth não queria perder o jogo. Logo no intervalo mudou a equipe - terceiro esquema na partida – Leandro entrou no lugar de Adilson. 4-3-3 de oficio, triâgulo de base baixa no meio, no ataque com Miralles e Leandro caindo pelos lados.

Palmeiras mexeu seis por meia dúzia. Saiu Ricardo Bueno e entrou Fernandão, perde de qualidade para um jogador trombador e de bola aérea.


Grêmio melhorou com entrada de Leandro, este que invertia de lado com Miralles confundindo ainda mais a marcação do Palmeiras. Leandro é quase um ponta que joga colado na linha lateral e volta para buscar o jogo. Miralles é atacante que ronda a área e chuta de longa distancia.

Tricolor continuou cedendo espaço aos contra-ataques do Palmeiras, porém o gol dos paulistas saiu de forma previsível. Marcos Assunção fazendo gol de falta, falta da entrada da área? Com Marcos Assunção batendo? Duvida de gol? Claro que não é bucha na certa.

Para romper o meio de campo do Palmeiras apenas com jogada individual. Leandro partiu do meio campo, driblou três jogadores e serviu Brandão. Novamente em jogada individual, Mario Fernandes driblou três jogadores do Palmeiras e cruzou, no rebote Fernando acertou um belo chute, de fora da área e com todo efeito possível.

Texto de Eduardo Papke Rocha, colunista do blog papodebuteco.org