O dono da nove.

Charge de Leandro Damião pela seleção Brasileira
Charge Mário Alberto do Lancenet
Leandro Damião da Silva dos Santos ou somente Leandro Damião, o cara da camisa nove.

Menino ainda, 22 anos, nascido em Jardim Alegre estado do Paraná. no dia 22 de julho de 1989.

A carreira de Damião é diferenciada. Jogou na várzea em São Paulo até os 17 anos, e diferentemente da maioria dos jogadores, Damião não foi trabalhado em times júniores.

Em 2007, seu pai conseguiu um teste no Atlético de Ibirama, time da primeira divisão do Campeonato Catarinense. Foi aprovado, e estreou aos 17 anos. No ano seguinte, teve uma breve passagem por empréstimo no XV de Outubro e no Marcílio Dias, onde disputou o Campeonato Brasileiro da Série C de 2008. E ao final do ano teve uma passagem relâmpago pela equipe do Cidade Azul. Mas a consagração viria no ano seguinte, no Campeonato Catarinense de 2009, novamente pelo Atlético de Ibirama, quando foi o artilheiro do time, chamando a atenção de outros clubes.

CARREIRA NO INTERNACIONAL

O jovem centroavante chegou ao Internacional, sendo contratado por empréstimo. Disputou o gauchão de juniores e, posteriormente, a Copa FGF 2009, pelo Inter B, sagrando-se campeão do torneio estadual e sendo o artilheiro da competição. Assim, o time B foi escolhido para disputar as três primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2010. Damião fez três gols, e o Inter agiu rápido e comprou os direitos econômicos do atacante. Além disso, Damião foi integrado na equipe principal.

Com a chegada de Celso Roth no comando tecnico, Damião teve raras oportunidades na equipe, mas provou ser decisivo em momentos importantes, inclusive marcando um dos gols na vitória colorada diante do Chivas Guadalajara, do México, na final da Copa Libertadores da América de 2010, em uma linda arrancada de 51 metros, era a estréia de Damião na competição, coroada com um golaço, o segundo do Inter na decisão vencida por 3x2.

Em 2011, assumiu a titularidade e a camisa 9 do Inter. Aproveitou muito bem a oportunidade. Foi campeão, melhor jogador e artilheiro do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2011, com 17 gols em 13 jogos, totalizando, a média de 21 gols em 21 jogos até o mês de Março. Uma média muito alta, esta mesma que já tinha feito ele chegar à Seleção Brasileira, dois meses antes.

DAMIÃO E A NOVE CANARINHO


Se Alexandre Pato dormiu no ponto e não agarrou a nove da seleção, Damião em sua estréia contra Gana deixou o seu, na vitória da seleção brasileira por 1 a 0.

E realmente parece que o centro-avante colorado segurou sua vaga. Nesta quarta (14/09), no super clássico das Américas, Damião novamente vestiu a nove. E apesar do jogo burocrático, de dar sono em qualquer torcedor, Damião conseguiu a proeza de dar uma linda carretilha no marcador Argentino.

ALTA MÉDIA DE GOLS

A média de gols do atacante impressiona. São 40 em apenas 46 partidas: 0,86 gol/jogo.

Somente no Campeonato Brasileiro, Damião soma 13. Borges, do Santos, é o artilheiro com 16.

Todos os gols de Leandro Damião na temporada:

CompetiçãoGols
Campeonato Gaúcho*17
Copa Santander Libertadores4
Copa Audi2
Recopa Sul-Americana*3
Seleção Brasileira1
Campeonato Brasileiro13
* Artilharias conquistadas pelo centroavante colorado

Como ilustra a charge de Mário Alberto, o valor de mercado e a multa rescisória do atacante vão subir proporcionalmente ao futebol do jogador.

Até quando o Internacional vai segurar o dono da nove?

Um forte abraço,

Douglas Nacif