Juventude teve a melhor campanha da primeira fase na Série D

Juventude teve a melhor campanha da primeira fase na Série DA segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro terá início no próximo final de semana. Na atual temporada, ao contrário de 2009 e 2010, a competição contou com apenas oito grupos com cinco clubes cada. Nas temporadas anteriores eram dez grupos com quatro clubes cada. (Confira AQUI a campanha e os confrontos das oitavas-de-final!)

Este jogo a mais, porém, não parou o Juventude. O time de Caxias do Sul teve a melhor campanha entre os 16 clubes classificados. O Juventude conquistou aproveitamento de 79,2%. Foram 19 pontos, com seis vitórias, um empate e apenas uma derrota. Mas a melhor a campanha da história da Série D é do Mixto-MT, em 2010, quando o clube conquistou 88,9% dos pontos disputados.


Mesmo assim, o Mixto não conquistou o acesso. Situação diferente foi observada em 2009, temporada em que foi criada a Série D. Naquela oportunidade, Macaé-RJ e Chapecoense-SC tiveram as melhores campanhas da primeira fase (72,2%) e, mais tarde, conseguiram o acesso.

Menos...
Por outro lado, Sampaio Corrêa-MA e Itumbiara-GO, com aproveitamento de 54,2%, tiveram as piores campanhas entre os 16 clubes classificados. A dupla conseguiu 13 pontos, com quatro vitórias, um empate e três derrotas.



Mas nada está perdido para maranhenses e goianos. No ano passado, o Araguaína-TO esteve entre os clubes de pior campanha e, mesmo assim, conquistou o acesso. O Guarany-CE foi além e também ficou com o título da Série D.

História!

O primeiro campeão da Série D foi o São Raimundo-PA. Em 2009 também conquistaram o acesso: Macaé-RJ, Chapecoense-SC e Alecrim-RN. Deste quarteto, apenas o Estado de Santa Catarina não tem representantes nas oitavas-de-final da atual edição.

No ano passado, o Guarany-CE foi o campeão. Os outros três clubes que subiram foram: Madureira-RJ, Araguaína-TO e Joinville-SC. Apenas o Estado do Rio de Janeiro poderá ter a façanha de subir, ao menos, um clube por temporada.

Regulamento:
Os 16 clubes classificados iniciam a disputa por mata-mata até a decisão. Os semifinalistas vão conquistar o acesso à Série C. Enquanto isso, os dois melhores ainda disputam o título da Edição 2011. No mata-mata, será adotado o critério de gol fora de casa valer mais, como na Copa do Brasil. Caso haja empate, a decisão será nos pênaltis.