[Brasileirão 2011] Os números da 21ª rodada

Os Números da 21ª rodada do Brasileirão
Ao final da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro podemos dizer que a rodada foi ótima para o São Paulo e péssima para Corinthians, Vasco e Flamengo, que perderam seus confrontos.

Apesar da derrota o Corinthians segue na liderança com 40 pontos, já o São Paulo, vice-líder, se aproximou e chegou aos 38 pontos. Os cariocas, Flamengo e Vasco, tomaram um "sacode" de Bahia e América-MG, o Flamengo tomou 3 e o Vasco tomou 4.

Nesta rodada tivemos 5 vitórias dos mandantes, 2 vitórias dos visitantes e dois empates. Fluminense, Atlético-MG, Coritiba, América-MG e Grêmio fizeram o dever de casa, venceram suas partidas e somaram mais 3 pontos na classificação.

Em contrapartida, Bahia e São Paulo venceram fora de casa, as vítimas foram Flamengo e Figueirense respectivamente. Os empates aconteceram entre Ceará e Internacional, Palmeiras e Cruzeiro, ambas partidas terminaram em 1 a 1.

Santos e Botafogo tiveram seu confronto adiado. O Santos novamente pediu a CBF, e entidade prontamente e repetidamente atendeu. Motivo, jogadores cedidos a seleção brasileira. Em 9 jogos foram 28 gols, média 3,11 gols por partida.

ARTILHARIA
Artilharia do Brasileiro é liderada por Borges, atacante do Santos
Após 21 rodadas, Borges continua na artilharia do Brasileirão 2011. O atacante santista não jogou neste final de semana, assim como Ronaldinho Gaúcho, que tem 12gols, e também não jogou, pois estava a serviço da seleção de Mano Menezes. Em terceiro lugar, Montillo com 11 gols, fez um golaço nesta rodada, e o Cruzeiro acabou empatando com o Palmeiras.

Leandro Damião, que também serviu a seleção brasileira, permaneceu com 9 gols, e aparece em quarto lugar na artilharia, ao lado de Rafael Moura, que fez um gol no finalzinho do jogo entre Fluminense 3 x 2 Atlético-GO, e garantiu a vitória em casa do Fluminense. Deivid e Elkeson aparecem em quinto lugar, com 8 gols cada e não marcaram gols nesta rodada. Lembrando que Elkeson não jogou, em função do adiamento do jogo entre Santos e Botafogo.

ARBITRAGEM
Arbitragem do Brasileirão

Na 21ª rodada foram marcados SEIS penalidades. Os pênaltis foram marcados nos seguintes jogos : América-MG 4 x 1 Vasco, Grêmio 4 x 0 Atlético-PR, Palmeiras 1 x 1 Cruzeiro, Ceará 1 x 1 Internacional e  dois no jogo Fluminense 3 x 2 Atlético-GO.

Quatro pênaltis foram convertidos e dois pênaltis foram defendidos. Destaque para o gol do goleiro Márcio do Atlético-GO, que já havia marcado na 20ª rodada. Kempes converteu para o América-MG,Washington para o Ceará e André Lima para o Grêmio. Marcos Assunção disperdiçou a cobrança para o Palmeiras, assim como Rafael Moura que desperdiçou sua cobrança no jogo do Fluminense.

A juízada marcou um total de 47 cartões amarelos e nenhum cartão vermelho. O jogo com maior número de cartões foi entre Fluminense e Atlético-GO, com 9 cartões amarelos, 5 para o Fluminense e 3 para o Atlético-GO.

As equipes mais violentas da rodada, foram Bahia, Coritiba e Fluminense, cada clube recebeu 5 cartões amarelos.

PÚBLICO PAGANTE
Público pagante na 21ª rodada

Na 21ª rodada tivemos uma média de 11.492 pagantes por jogo. O maior público pagante da rodada, veio do jogo entre Coritiba e Corinthians, com 26.572 pagantes. Em contrapartida, o América-MG que goleou o Vasco por 4 a 1, não contou com um bom público, apenas 2.644 torcedores acompanharam a partida na Arena do Jacaré em Sete Lagoas.

NÚMEROS E CURIOSIDADES DA RODADA
Curiosidades para os cartoleiros

Foram 28 gols em 9 jogos nesta segunda rodada do returno, com 5 vitórias dos mandantes, 2 empates e 2 vitórias dos visitantes. Uma média de 3,11 gols por jogo.

Para os cartoleiros de plantão (participe de nossa liga!), vamos aos jogadores que destacaram-se de alguma forma. Muriel do Internacional (fez 5 pts) foi o goleiro que mais fez defesas difíceis, foram 5 no total. Mas o goleiro da rodada foi Vanderlei (fez 17 pts) do Coritiba.

Top 5 - Goleiros da rodada

Goleiros da 21ª rodada com as principais Curiosidades para os cartoleiros
Os goleiros que mais pontuaram na 21ª rodada.


Top 5 - Defesa da rodada
Os defensores que mais pontuaram na 21ª rodada.
Top 5 - Meias da rodada
Os meias que mais pontuaram na 21ª rodada


Top 5 - Atacantes da rodada
Os atacantes que mais pontuaram na 21ª rodada


Top 5 - Treinadores da rodada
Os treinadores que mais pontuaram na 21ª rodada

No quesito roubadas de bola, Willians do Flamengo e Fillipe Souto do Atlético-MG roubaram 7 bolas. No quesito faltas, Emerson Sheik  do Corinthians foi o jogador que mais sofreu faltas, foram 7 faltas recebidas. Em contrapartida, Jéci do Coritiba, Dudu do América e Elton do Vasco foram os jogadores que mais faltas fizeram, foram 6 cada. Jô do Internacional apareceu em posição irregular 4 vezes e Marcos Assunção do Palmeiras errou 9 passes.



VEJA TAMBÉM:
- Os números da 20ª rodada do Brasileirão.

Um forte abraço,

Douglas Nacif.