Maior adversário da Lusa é e sempre foi a própria Lusa

Maior adversário da Lusa é e sempre foi a própria Lusa
A Portuguesa sempre foi um clube a ser estudado. Time tradicional da capital paulista, a Lusa luta por atenção da imprensa, assim como títulos. Desde o Campeonato Paulista de 1973, quando dividiu a taça com o Santos, de Pelé -, a Rubro-verde nunca mais deu uma volta olímpica para tristeza de seu fanático torcedor.

É verdade que nestes anos todos, os torcedores rubro-verdes reclamam do Paulistão de 1998, quando o árbitro argentino Javier Castrilli apitou um pênalti inexistente para o Corinthians. Sem falar na final do Campeonato Brasileiro de 1996, que acabou com o Grêmio campeão.



Mas de tempos em tempos a Lusa se levanta. Foi assim em 2007, quando o técnico Vágner Benazzi levou o time da capital à elite do Paulistão e do Brasileirão. Mas tão rápido é o sucesso, que o fracasso o acompanha. Os torcedores, porém, jamais deixam a Lusa.

Exigentes!
A torcida pode não ser a maior da capital, mas é uma das mais apaixonadas e, principalmente, exigente. É neste campo que a Portuguesa costuma tropeçar. Seus dirigentes também não têm paciência e os treinadores pagam caro por este temperamento intempestivo. Já houve casos em que dirigentes entraram com seguranças armados para cobrar os jogadores no vestiário.

Mas a Lusa sempre se levanta e segue em frente. Após naufragar no Paulistão, a Portuguesa se reinventou com o jovem técnico Jorginho. Eu ainda não sinto confiança no treinador, mas ele tem feito um ótimo trabalho na Série B. O clube paulista lidera a Segundona e conseguiu, inclusive, superar a campanha do Corinthians em 2008.

A Lusa ainda pode terminar com a melhor campanha do primeiro turno em toda a história da Série B. O time de Jorginho, que conta com o excelente volante Guilherme (jovem e muito bom de bola), além do inspirado Edno, luta com a Ponte Preta pelo título do turno.

Mas quem acompanha a Portuguesa já está acostumado com as reviravoltas. Quando todos acham que a Lusa vai naufragar, ela surpreende e dá espetáculo. Já quando todos prevêem o sucesso, a Portuguesa tropeça e decepciona.

Nesta hora entra em ação os dirigentes sem visão. Jorginho, até agora, está impecável, mas não pode errar ou verá a ira da diretoria e da torcida. É esperar pra ver!