Fase Brasileira da Copa Sul-Americana

Fase brasileira da Copa Sul-Americana
A Copa Bridgestone Sudamericana 2011 começou para os clubes brasileiros no dia 10 de agosto com 8 equipes brasileiras. Todas estas buscando quatro vagas para a segunda fase, iniciando assim a fase internacional.

A fase brasileira da competição em 2011, contou com Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Ceará, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco. Os confrontos brasileiros ficaram da seguinte maneira : Botafogo x Atlético-MG, São Paulo x Ceará, Palmeiras x Vasco e Flamengo x Atlético-PR.

Melhor para Botafogo, Flamengo, São Paulo e Vasco, que classificaram-se para segunda fase, e permanecem com grande chance de ganhar a tão sonhada vaga para Libertadores da América 2012, sem mencionar uma bonificação em dinheiro, por terem passado de fase. Deve-se ressaltar que o Vasco, por ter vencido a Copa do Brasil, já tem vaga garantida na Libertadores do ano que vem. Caso o clube da Cruz de malta vença a Sul-Americana, a vaga ficará com o Coritiba, vice-campeão da Copa do Brasil.

VASCO X PALMEIRAS

Vasco que venceu o Palmeiras em São Janúario (1.707 pagantes) por 2 a 0 no primeiro jogo. Diego Souza e Elton marcaram para o Vasco. No jogo de volta no Pacaembu (9.993 pagantes), o Palmeiras bem que tentou, venceu por 3 a 1, mas com o gol marcado fora de casa pela equipe do cruz-maltina, a equipe carioca se classificou.

Palmeiras que jogou com sua terceira camisa, semelhante a dos tempos de Parmalat, muito bonita por sinal. Os gols do Verdão foram marcados por Luan, Kléber (que quebrou um incômodo jejum de dez partidas sem gol ) e Marcos Assunção.

O gol da classificação do Vasco saiu dos pés de um ex-palmeirense, Jumar aos 12 minutos do segundo tempo. Alias, que pancada, que golaço. Marcão nem saiu na fotografia, ficou parado. A torcida palmeirense apesar da desclassificação, saiu aplaudindo o time, e com méritos. O gol de Marcos Assunção aos 47 minutos do segundo tempo também colaborou para os aplausos.

FLAMENGO X ATLÉTICO-PR

O Flamengo é outro classificado, venceu o Atlético-PR duas vezes por 1 a 0, uma no Engenhão (2.761 pagantes) e outra na Arena da Baixada (12.224 pagantes), com direito a dois gols de Ronaldinho Gaúcho, que em ambas partidas começou no banco e marcou ao entrar no segundo tempo.

Na verdade, os dois times entraram em campo dando a nítida impressão de que não encaram a Copa Sul-Americana como prioridade. O Furacão, que luta para sair da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, mandou a campo 11 reservas. O Flamengo, vice-líder do Brasileirão, adotou postura parecida: apenas Felipe, Renato, Luiz Antônio e Ronaldo Angelim vêm sendo titulares ultimamente e começaram jogando.

Apesar dos inúmeros reservas em campo, o jogo de volta na Arena da Baixada foi histórico. O Flamengo conseguiu sua primeira vitória na história sobre o Atlético-PR dentro da Arena da Baixada. O triunfo por 1 a 0, na noite de quarta-feira (25), proporcionou aos cariocas outro feito inédito: pela primeira vez eles avançaram à fase internacional da Copa Sul-Americana. Bom para os torcedores rubro-negros, que acreditam no título e na vaga a Libertadores por antecipação.

BOTAFOGO X ATLÉTICO-MG
O terceiro clube carioca a se classificar para a segunda fase da Sul-americana foi o Botafogo, que assim como o arqui-rival Flamengo, venceu as duas partidas contra um Atlético, só que desta vez o mineiro. Alias os cariocas, Botafogo, Vasco e Flamengo, assim como na Sul-Americana, estão muito bem no Campeonato Brasileiro, o Flamengo é vice-líder, o Vasco é quarto colocado e o Botafogo é quinto. Parece que o futebol carioca realmente está bem representado.

O Botafogo venceu o primeiro jogo no Ipatingão por 2 a 1, com gols de Maicosuel e Herrera, para um público pagante de 9.583 pessoas, sendo a estréia do tecnico Cuca. Já no Engenhão (4.070 pagantes), o Botafogo fez o placar mínimo, 1 a 0, novamente com direito a gol de Herrera. Com o resultado, os cariocas estabeleceram a marca de 15 vitórias sobre o adversário nos últimos 22 jogos, sendo 3 vitórias em 13 dias. Realmente o Atlético-MG não têm tido sorte nos jogos contra o Botafogo.

Com a série de derrotas do Atlético-MG para o Botafogo, após o primeiro jogo da Sulamericana uma rádio mineira fez uma paródia da música do Victor e Léo, em homenagem ao Galo.
Charge do Galo perdendo novamente para o Botafogo, Galo perdendo, galo sendo goleado

Escute a paródia :


SÃO PAULO X CEARÁ

O São Paulo é o único representante paulista que avançou para a segunda fase da Copa Sul-Americana. No primeiro jogo em Fortaleza, no estádio Presidente Vargas, o Ceará saiu com a vitória por 2 a 1, e dificultou demais a vida do São Paulo. (Veja o comentário pós-jogo de Ceará 2 x 1 São Paulo)

Mas no jogo de volta no Morumbi, o São Paulo fez um segundo tempo genial. Soube contra-atacar com majestria e mereceu o placar de 3 a 0. Poderia até ser mais, mas o ataque são paulino pecou demais nas finalizações.

Como disse anteriormente em outros textos, se Adilson Batista souber armar esse time do São Paulo para jogar no contra-ataque, visando o erro do adversário, o São Paulo torna-se uma equipe com grande potencial ao título.
O São Paulo agora espera o adversário das oitavas, que será conhecido apenas no dia 21 de setembro. Sairá do confronto entre Libertad-PAR e o vencedor de Juan Aurich-PER x La Equidad-COL. Se der a lógica, o São Paulo enfrentará o complicado Libertad do Paraguai.

Sorte aos clubes brasileiros...

Um forte abraço,

Douglas Nacif.