[Brasileirão 2011] Os números da décima nona rodada


Após 19 rodadas, chega ao fim o primeiro turno do Brasileirão 2011. Final de turno emocionante, com vários clássicos regionais deixados - após vários pedidos - para a última rodada. Tanto a parte de cima quanto a parte de baixo da tabela está pegando fogo.

A diferença do líder Corinthians (37 pontos) para o sexto colocado Palmeiras (32 pontos) é de apenas 5 pontos, provando mais uma vez que o Campeonato Brasileiro é o mais disputado do mundo.

Três clássicos não tiveram vencedor, o paulista San-São que ficou no 1 a 1, o carioca  Flamengo e Vasco que ficou no 0 a 0 e o clássico paranaense entre Coritiba e Atlético-PR que ficou no 1 a 1. Já os torcedores de Botafogo, Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio e Avaí puderam comemorar a vitória no clássico frente aos arqui-rivais Fluminense, Corinthians, Atlético-MG, Internacional e Figueirense, nesta ordem respectivamente.

Os torcedores de Atlético-GO e Ceará, apesar de não terem visto clássicos regionais, também puderam comemorar suas vitórias frente a América-MG e Bahia. Atlético-GO e Ceará com a vitória subiram para a 12ª e 13 ª colocação, afundando ainda mais América-MG e Bahia, que estão em má fase. O América por sinal, é o último colocado do Brasileirão.

ARTILHARIA
BORGES ARTILHEIRO DO BRASILEIRÃO 2011
Após 19 rodadas, Borges continua na artilharia do Brasileirão 2011. O atacante santista não marcou gol no clássico paulista, assim como Ronaldinho Gaúcho, que tem 10 gols, não marcou no clássico carioca. Quem subiu na artilharia foi Montillo, que fez dois gols no clássico mineiro e foi o nome do jogo. Deivid, Elkeson, Rafael Moura e Leandro Damião aparecem em terceiro lugar, com 8 gols cada.

ARBITRAGEM
ARBITRAGEM NA 19ª RODADA DO BRASILEIRO, ESTATÍSTICAS DO BRASILEIRÃO, FICHA TÉCNICA
Na 19ª rodada foram marcados duas penalidades, uma no clássico GRE-NAL e outra no clássico catarinense entre Avaí e Figueirense. No GRE-NAL, o pênalti foi marcado para o Grêmio e convertido por Douglas. Já no clássico catarinense, o pênalti foi marcado a favor do Figueirense, mas foi desperdiçado por Júlio César.

A juízada marcou um total de 52 cartões amarelos e 2 cartões vermelhos. Os jogos com maior número de cartões foram Palmeiras 2 x 1 Corinthians, Flamengo 0 x 0 Vasco, Grêmio 2 x 1 Internacional e Atlético-MG 1 X 2 Cruzeiro, com 7 cartões.

Internacional e Cruzeiro receberam 10 cartões amarelos, 5 para cada equipe, e desta maneira foram as equipes que mais receberam cartões amarelos na rodada. Os cartões vermelhos foram dados para Carlinhos Paraiba do São Paulo e para Welinton do Flamengo.

PÚBLICO PAGANTE
PÚBLICO PAGANTE DA 19ª RODADA
Na 19ª Rodada tivemos uma média de 19.865 pagantes por jogo, a maior média do campeonato até o momento. Fato que obviamente é justificado, pelos clássicos deixados para a última rodada. Sendo o maior público no jogo entre Palmeiras e Corinthians, com 36.299 pagantes e o menor público no jogo entre América-MG e Atlético-GO, com 1.256 pagantes.

NÚMEROS E CURIOSIDADES DA RODADA

Foram 27 gols em 10 jogos nesta última rodada do turno, com 3 vitórias dos mandantes, 3 empates e 4 vitórias dos visitantes. Os visitantes levaram ampla vantagem nos confrontos, considerando o empate um resultado bom fora de casa.

Para os cartoleiros de plantão, vamos aos jogadores que destacaram-se de alguma forma nos clássicos. Felipe do Flamengo, foi o goleiro que mais fez defesas difíceis, foram 5 no total. Sem contar que não tomou gol, portanto garantiu pontos de Saldo de gol (SG). Do clássico carioca Flamengo e Vasco, também saiu o líder de roubadas de bola, Jumar roubou 7 bolas no total.

No quesito faltas, Neymar  e Kléber foram os jogadores que mais sofreram faltas, cada um recebeu 6 faltas. Em contrapartida, Tinga (Internacional), Romano (Avaí) e Charles (Cruzeiro) foram os jogadores que mais fizeram faltas, foram 6 cada um. Neto Berola do Atlético-MG apareceu em posição irregular três vezes e Rafael Cruz do Atlético-GO errou 13 passes.

RICARDO GOMES

A nota triste desta 19ª rodada, foi o episódio triste com o técnico Ricardo Gomes, que
segundo o primeiro boletim médico, o comandante, cuja pressão chegou a 19 por 12, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) com hemorragia.

Após cirurgia realizada ontem no Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira um novo boletim médico sobre o estádo de Ricardo Gomes foi emitido. Gomes, de 46 anos, foi submetido a um eletroencefalograma, que apresentou alterações esperadas para o quadro do paciente. O técnico está com todas as funções orgânicas dentro do que é considerado normal. O quadro ainda é grave, porém estável. Ele segue sedado e respirando com o auxílio de aparelhos.

Como foi dito na maioria das redes sociais : #forçaricardogomes