[Brasileirão 2011] Os números da oitava rodada


A seção Futebol e Números está de volta, e desta vez destaca a oitava rodada do campeonato brasileiro. A oitava rodada foi marcada pela vitória dos mandantes, foram 6 vitórias em 9 jogos e outros 3 empates entre Avaí e Bahia, Botafogo e Atlético-GO e América-MG e Palmeiras.

Corinthians, Flamengo, Internacional, Cruzeiro, Coritiba e Ceará venceram seus jogos. Sobraram para Vasco, São Paulo, Atlético-PR, Grêmio, Figueirense e Atlético-MG. O líder Corinthians venceu o Vasco na re-estréia de Juninho Pernambucano por 2 a 1, e continua invicto. Agora o timão acumula 19 pontos em 7 jogos, três pontos a frente do vice-líder Flamengo.


Flamengo que também está invicto no Brasileirão, foram 4 vitórias e 4 empates. Desta vez a vítima foi o "cambaleante" São Paulo, que novamente jogou mal e perdeu por 1 a 0. O Tricolor paulista ainda ocupa a terceira colocação, graças a "gordura" acumulada no começo do campeonato. A derrota tricolor, custou o cargo do técnico Paulo César Carpegiani.

A demissão de Carpegiani foi inevitável. Nas última três rodadas, o São Paulo perdeu as três partidas, uma de 5 a 0 para seu maior rival o Corinthians, outra de 2 a 0 para o Botafogo no Morumbi e está última de 1 a 0 para o Flamengo no Engenhão, foram 8 gols tomados e nenhum gol feito.

Alias Carpegiani já era para ter sido demitido quando o São Paulo foi eliminado na Copa do Brasil pelo Avaí. A diretoria tricolor até chegou a anunciar sua demissão, mas como faltava peças no mercado, mantiveram Carpegiani no cargo. Na época, faltou bom censo para Carpegiani em continuar no clube e na diretoria sãopaulina em readimiti-lo. Agora o São Paulo está de olho em Cuca, Dorival Júnior e Paulo Autuori.


O Internacional é o quarto colocado na tabela. Desta vez venceu o lanterna Atlético-PR por 1 a 0, que ainda não venceu e faz uma campanha vergonhosa, apenas 2 gols feitos e 14 gols sofridos em 8 jogos. Com a vitória, o time do técnico Paulo Roberto Falcão completa 4 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota e encosta de vez nos líderes.

O Palmeiras é o quinto colocado com 15 pontos, mesma pontuação de Internacional, Botafogo e São Paulo. Em um jogo sonolento na Arena do Jacaré, o Palmeiras apenas empatou com o América em 1 a 1. O Verdão desperdiçou a chance de chegar a vice-liderança. Já o América continua na zona de rebaixamento com apenas 6 pontos em 8 jogos.

A exemplo do Palmeiras, o Botafogo também só empatou em 1 a 1 com o Atlético-GO e perdeu a chance de encostar na liderança. No próximo jogo, Caio Jr. poderá contar com o reforço do veterano Renato. O Atlético-GO está no bolo de times que possuem 8 pontos e ocupa a décima quinta colocação, mesma pontuação do 14º Santos e do virtualmente rebaixado, Atlético-MG.

O sétimo colocado, Figueirense, enfrentou o agora embalado Coritiba no Couto Pereira e se deu mal, três tentos a zero. Coritiba, que após vencer duas partidas consecutivas, saiu da zona do rebaixamento e agora é o décimo primero colocado.

O Fluminense, oitavo colocado, não enfrentou o Santos. A partida foi adiada para o dia 24 de agosto, para não prejudicar o Santos, pois cedeu muitos jogadores a "Seleção CBF". É aqui no Brasil é assim, ajuda um, prejudica o outro...

O Cruzeiro venceu novamente. Desta vez a vítima foi o frágil Grêmio por 2 a 0. O tricolor gaúcho não vence desde a terceira rodada, e assim como o São Paulo, parece viver uma crise sem fim. O argentino Montillo jogou muita bola, vez chover em campo. Dois golaços e assume de vez a artilharia do campeonato.

A vida do Atlético-MG não anda nada fácil. Acreditem se quiser, a última vitória do Galo foi na segunda rodada do brasileiro. Alias, as únicas vitórias do Galo foram na primeira e segunda rodada, respectivamente. O Ceará não quis saber do problema alheio e sapecou mais 3 no Galo, que nas últimas três rodadas, tomou simplesmente 11 gols. Foram 4 gols do Figueirense, 4 do Internacional e 3 do Ceará. Dorival Jr. balança, mas parece que não quer cair.

O Bahia, da torcida mais presente deste brasileirão, empatou fora de casa. Em situações normais seria um bom resultado, mas jogou frente ao desarumado Avaí, e poderia ter saído com a vítoria. O Avaí a exemplo do Atlético-PR, ainda não venceu no Brasileirão. E se continuar nessa "marolinha", vai ser díficil recuperar depois.

Agora vamos aos dados da rodada!
Os melhores da quinta rodada
As melhores defesas até a quinta rodada do Brasileirão
1º lugar - Corinthians, com apenas 4 gols sofridos.
2º lugar - Botafogo, Palmeiras e Santos, com apenas 6 gols sofridos.
3º lugar - Cruzeiro e Fluminense, com apenas 7 gols sofridos.Os melhores ATAQUES até a quinta rodada do Brasileirão
1º lugar - Flamengo e Internacional, com 17 gols marcados.
2º lugar - Corinthians e Coritiba, com 15 gols marcados.
3º lugar - Palmeiras, com 13 gols marcados.As MAIORES GOLEADAS DA quinta rodada do Brasileirão
A 8ª Rodada , teve uma baixa média de gols, foram 21 gols em 9 jogos, ou seja, uma média de 2,33 gols/partida.

- Jogos com maior número de gols da rodada : Avaí 2 X 2 Bahia
- Goleada da Rodada : Coritiba 3 x 0 Figueirense, Ceará 3 x 0 Atlético - MG

Os artilheiros do brasieirão
Montillo marcou dois golaços na vitória do Cruzeiro sobre o Grêmio, e agora é artilheiro isolado do Brasileirão com 6 gols em 8 rodadas!


Os piores da quinta rodada
As piores defesas até a quinta rodada do Brasileirão
1º lugar - Avaí, com 22 gols sofridos.
2º lugar - América-MG e Atlético-MG, com 16 gols sofridos.
3º lugar - Atlético-PR e Ceará, com 14 gols sofridos.Os piores ataques até a quinta rodada do Brasileirão
1º lugar - Atlético-PR, com apenas 2 gols marcados.
2º lugar
-  Fluminense e Santos, com apenas 7 gols marcados.
3º lugar - Atlético-GO e Avaí, com apenas 8 gols marcados.

Média de público por rodada
Na 8ª Rodada tivemos uma média de 12.578 pagantes por jogo, uma das melhores médias do campeonato, atrás apenas da terceira e quinta rodada. O maior público da rodada veio do jogo entre Corinthians e Vasco, no estádio de Pacaembu, com 28.453 pagantes. Bahia e Corinthians são os clubes que mais vezes apareceram nos melhores públicos da rodada, Bahia na 2ª , 4ª e 7ª rodada e Corinthians na 1ª, 3ª , 6ª , 7ª e 8ª rodada.

Em contrapartida, o menor público da rodada veio do jogo entre América-MG e Palmeiras, com 1.503 pagantes. O América-MG foi responsável pelos menores públicos em cinco rodadas, no total de 8 rodadas! Explicando assim, sua última posição no ranking de média das torcidas. Confira o ranking de público pagante até a sétima rodada.

Na 8ª rodada foram  aplicados 38 cartões amarelos , totalizando agora 365 cartões amarelos em 8 rodadas. Uma média de 45,62 cartões amarelos por rodada, e 4,68 cartões amarelos por jogo. Nesta rodada não tivemos nenhum cartão vermelho, permanecendo assim, com 18 cartões vermelhos em oito rodadas. Uma média de 2,25 vermelhos por rodada!


Como foi prometido em nosso #5 Podcast a contagem de penaltis a favor das equipes está em funcionamento. Após a 5ª rodada, o ranking se encontra da seguinte forma:

1º lugar - Corinthians (3) -  1ª rodada (Grêmio), 4ª rodada (Fluminense) e 7ª rodada (Bahia)
                 Grêmio (2) - 1ª rodada (Corinthians) , 5ª rodada (Vasco)* e 7ª rodada (Avaí)

2º lugar - Bahia (2) - 1ª rodada (América-MG) e 4ª rodada (Atlético-MG)
                 Palmeiras (1) - 5ª rodada (Avaí) e 7ª rodada (Atlético-GO)
                
Cruzeiro (1) - 6ª rodada (Coritiba) e 7ª rodada (Vasco)

3º lugar - América-MG (1) - 4ª rodada (Avaí)
                 Santos (1) - 1ª rodada (Internacional)
                 Vasco (1) - 2ª rodada (América-MG)
                 Avaí (1) - 4ª rodada (América-MG)                
                 Coritiba (1) - 5ª rodada (Internacional)*
                 Ceará (1) - 5ª rodada (São Paulo)*                
                 Botafogo (1) - 7ª rodada (São Paulo) *Obs.: Os penaltis marcados com asterisco não foram convertidos em gols.

O América-MG foi o time que mais cometeu penaltis até o momento, foram 3 penalidades em 8 rodadas, seguido de São Paulo, Internacional, Vasco e Avaí, com 2 penalidades contra sua meta. Corinthians e Grêmio são os clubes que mais tiveram penaltis a favor, três penalidades para cada equipe.

Tabela de classificação para a oitava rodada do Brasileiro
Tabela de classificação para a oitava rodada do Brasileiro


Nº de Jogos = 78
Gols marcados = 210
Cartões amarelos = 365
Cartões vermelhos
= 18
Vitória dos mandantes = 38 (48,72%)
Empates = 20 (25,64%)
Vitória dos visitantes = 20 (25,64%)


Por enquanto é isso!

Um forte abraço,

@douglasnacif