O Novo tri da américa...


O Santista pode realmente comemorar o TRI da Copa Santander Libertadores!
Após longos 48 anos, o Santos que outrora foi bi-campeão (em 1962 e 1963) com Pelé, agora é tri-campeão com Neymar, Ganso, Elano e compania.

Indiscutivelmente o Santos foi merecedor do título. Uma equipe talentosa, com jovens realidades do futebol brasileiro. Sim, jovens realidades! Ou alguém questiona o talento de Neymar e Paulo Henrique, o Ganso?
Essa nova geração dos meninos da Vila, conquistaram em um curto espaço de tempo, 4 títulos, sendo um destes títulos a tão sonhada e "aguerrida" Libertadores. Certamente este time irá ficar na história do clube, e com méritos.

Uma defesa, que após a chegada de Muricy Ramalho, passou da contestação para realidade. O jovem Rafael no gol, a sólida dupla de zaga Durval e o capitão Edu Dracena, Danilo na lateral direita e o experiente e bom lateral esquerdo Léo.

O meio-campo é o setor de destaque deste time. O volante Adriano fez uma ótima Libertadores, e foi peça fundamental na marcação no miolo central, facilitando a vida dos zagueiros. Arouca é o termometro do time. Quando está mal em campo, o time não rende o esperado, quando está bem, o jogo começa a fluir. A grande maioria das jogadas passam por seus pés, além da boa marcação proposta. Elano e Paulo Henrique Ganso, o que dizer de dois jogadores a níveis de seleção brasileira?
Elano, além das belas cobranças de falta, organiza o meio-de-campo e ainda sobra tempo para a marcação. Ganso, que ficou no departamento médico por meses, voltou e mostrou que mesmo fora de ritmo, é um jogador diferenciado.

No ataque Zé Love e Neymar. O primeiro não me agradou durante a competição. Teve inúmeras oportunidades de ser o artilheiro da competição, e convenhamos, jogando ao lado de Neymar, Ganso e Elano, teria que ser. Mas pecou demais nas finalizações! Errou gols feitos. Imagina o que seria do "pobre" Zé, se o Peñarol levasse o título? Realmente faltou um camisa 9 no Santos. Creio que se Borges, recém contratado pelo Peixe, estivesse em campo, o jogo até poderia ter terminado com um placar mais expressivo e com menos sustos.

Jornais do mundo inteiro falando sobre a conquista do Santos e destacando Neymar
Jornais do mundo inteiro falando sobre a conquista do Santos
Neymar merece um paragráfo a parte. Como jogou bola esse menino na Libertadores! E que provavelmente vai fazer mais "bagunça" na Copa América com a camisa da seleção brasileira. Alias, falaram que o moleque se joga demais. Eu penso diferente, acho que a crítica que é chata demais. Olhem o biotipo do menino, seu físico é este, seu estilo de jogo é esse. Não adianta acharem que o cara vai se tornar um "trombador", pois isso ele não é. Neymar foi disparadamente, diga-se de passagem, o melhor jogador do troneio sul-americano.

Muricy Ramalho teve grande parcela no título sim! Podem os críticos do técnico "choramingarem", "espernearem" ou até mesmo "cuspirem marimbondo", mas não adianta, como diria o velho lobo Zagallo : Vão ter que engolir! Se o futebol proposto por ele é pragmático, excessivamente defensivo, sem bolas trabalhadas, isso não vou discutir. Pode até ser verdade! Mas torcedor e clube vivem é título. Ou vocês vão cair naquela do "Não vivemos de título, nós vivemos do Cor..."

Uma ova! Título traz retorno. Traz investimento, melhores patrocinios, aumenta venda de produtos licenciados do clube. E falar de título com Muricy no comando, é chover no molhado.

Só achei infeliz sua declaração pós-jogo : "Eu merecia este título"

Ok, Muricy! Acompanhei sua frustação no São Paulo de 2006 a 2009. Sei que o título para você foi como um desabafo, pois precisava ganhar um torneio "mata-mata" para acabar com a síndrome do "morre-morre". Mas peraí, o Santos merecia o título e não o ser individual Muricy Ramalho.

Confusão generalizada pós-jogo entre Santos e Peñarol na final da taça libertadores da América
Confusão generalizada entre os jogadores do Santos e Peñarol na final  libertadores.

Confusão pós-jogo. Essa também merece um parágrafo a parte! Que feio, que lástima, deplorável. Não há adjetivos suficientes que qualifiquem negativamente o episódio pós-jogo entre os jogadores do Santos e os jogadores do Peñarol.

Alias, tenho uma dúvida e queria compartilhar com vocês :  Para que serve a Polícia Militar no estádio, que quando precisou ser acionada, nada fez?

Argumenta-se que um torcedor invadiu o campo e teria insultado os jogadores do time uruguaio. Estes, que são nervosinhos por natureza e nunca sabem perder, saíram para a pancadaria. Alias, comenta-se que o torcedor invasor, que por sinal já foi identificado, é filho de um delegado.

Não, a lei não punirá o infrator! O pai sim, afirmou que irá punir o jovem garoto de 18 anos. E você sabe qual a punição?

O delegado não permitirá que o filho entre mais em estádios de futebol!

Como digo e repito, falamos de futebol brasileiro, de justiça brasileira do país da próxima Copa do Mundo.

Mas o que realmente devemos ressaltar é o grupo santista. Que repito, merecidamente é o TRI-Campeão das Américas!

Parabéns Santos!


Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Adriano, Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso (Pará); Neymar e Zé Eduardo. Sosa; González (Albín), Valdéz, Guillermo Rodríguez e Darío Rodríguez; Corujo, Aguiar, Freitas e Mier (Urretaviscaya); Martinuccio e Olivera.
Técnico: Muricy Ramalho Técnico: Diego Aguirre
Gols: Neymar e Danilo e Durval (contra)
Cartões amarelos: Neymar e Zé Eduardo (Santos); González e Corujo (Peñarol)
Renda e Público: R$ 4.266.670,00 / 37.894 pagantes
Data: 22/06/11. Local: Pacaembu, em São Paulo. Árbitro: Sergio Pezzotta (ARG). Auxiliares: Ricardo Casas (ARG) e Hernán Maidana (ARG).