[Nó Tático] - Analise tática Corinthians x Fluminense

4ª Rodada do Brasileiro 2011, Corinthians 2 a 0 no Fluminense.
Jogo de estreia do treinador do Flu, Abel Braga este que o Fluminense esperou muito tempo para contar com ele na casa mata, enquanto isso era seu auxiliar.

Com pouco tempo de casa nada poderia fazer Abel, resultado: derrota por 2x0 fora de casa contra um time bem postado co Corinthians.

Sistema por sistema Tite armou melhor seu time, jogou no 4-2-3-1 mas com aproximação dos meias auxiliando Liédson. Abel jogou no 3-6-1 pois Tarta deveria fazer a função de atacante mas não a fez. Edinho jogou como libero quase um volante a frente da zaga. Por momentos era um 3-5-2 e 4-5-1 sempre tinha variações.




Corinthians que contratou Renan goleiro revelação do Avai e deverá ser titular, mas Júlio César nesta partida fechou o gol e vai brigar por posição.

Dois bons zagueiros que passam segurança ao time no jogo de hoje, marcaram e quando aconteceu pressão do Flu seguraram o ataque formado por Fred e Rafael Moura.

Laterais médios nada mais do que isso e aqui seria interessante contratar pois no apoio não mostraram efetividade mas também não comprometeram.

Ralf e Paulinho são volantes de extrema qualidade tanto na marcação quanto no passe e podem exercer as funções de primeiros e segundos volantes. Deram liberdade para os três meias jogarem com liberdade. Sendo Ralf como primeiro e Paulinho de segundo.

Jorge Henrique, Danilo e Willian cumpriram bem seus posicionamentos, até cercaram o adversário para impedir progressões. Danilo jogou centralizado sendo homem de criação mas por momentos invertendo Danilo na esquerda e Jorge Henrique pelo centro. Jorge Henrique assim como Willian são atacantes e jogaram abertos nos flancos, Willian na direita e J.Henrique na esquerda ora levando a linha de fundo ora cortando adentro da área.

Liédson jogou como centro avante, sendo homem de referencia do ataque paulista. Pouco acionado apenas levava marcação para criar espaços aos companheiros.

O Fluminense que jogou com Ricardo Berna no gol e fez o que seria possível, o Corinthians foi superior.

Gum não poderia deixar Willian um pequenino fazer gol de cabeça erro do zagueiro que é bom mas nesta partida não comprometeu. Leandro Euzébio cometeu pênalti desnecessário pois a bola iria para seu companheiro resultado 2x0. Dia para esquecer da zaga tricolor.

Surpresa! Edinho jogou como libero a frente da zaga, saindo e sendo elemento surpresa para ajudar nos ataques do Flu, na teoria um elemento importante mas na pratica faltou qualidade a Edinho.Valencia jogou como único volante a frente da zaga segurando todos apoios e ainda os ataques da equipe paulista, jogou sobrecarregado.

Dois bons laterais Mariano e J.Cesar, não fizeram uma partida memoravel esperava mais deles.

Deco e Conca tem extrema qualidade, técnica e boa finalização jogaram como criadores do time. Parece que Deco esta em final de carreira muitas lesões e consequentemente falta ritmo de jogo. Saiu aos 35' do primeiro tempo dando lugar a Marquinho. Conca não estava nos seus dias pouco acrescentou.

Tarta tinha como função ser um segundo atacante recompondo o meio. Voltou para compor o meio mas não se fez como atacante, fraca atuação ficando preso ora no flanco direito ora esquerdo.

Fred jogou sozinho, pouco fez no jogo. Não mostrou ainda o porque de ser convocado, esta jogando com o nome.

Segundo tempo

Abel mudou tirou Edinho e pôs Souza. Assim Conca jogou mais centralizado, Marquinho na esquerda apoiando junto com J.Cesar e Souza na direita junto com Mariano. Pouco adiantou o Flu tinha posse mas não finalizava.

Logo aos 10' do segundo tempo sai Tarta de atuação apagada e entre Rafael Moura que se juntou a Fred no ataque. Foi o jogador de mais “movimentação” é centro avante, pesado pouco fez.

Com as mudanças o Flu mudou para o 4-4-2.

Corinthians mudou aos 21' sai Liédson e entra o Sheik Emerson, com espaço o time de Tite apostou nos contra-ataques mas sempre errando no ultimo passe.

Aos 30' sai Jorge Henrique de boa partida para entrada do Peruano Ramirez assim Tite fechou o time e segurou o empate, mudou para o 4-5-1.


Para fazer tempo Morais entrou no lugar do brilhante Willian aos 43'. Assim manteve a mesma movimentação de Willian no flanco direito.

Fim de jogo Corinthians 2x0 Fluminense. Estréia nada feliz para Abel com o tempo e reforços deve melhorar. Corinthians torna-se candidato.