[Libertadores 2011] La gran decisión

A grande decisão entre Peñarol e Santos pela Copa Santander Libertadores
A Copa Santander Libertadores é realmente diferente de outas competições!

Peñarol e Santos decidem mais uma vez, a final de uma Libertadores. Ontem, dia 15/06/2011, tivemos em Montevidéu mais um jogo tenso e brigado, aspecto que caracteriza o torneio.

Apesar do 0 a 0 no placar, surgiram várias oportunidades claras de gol, tanto para o Santos, como para o Peñarol. Creio que para o Santos, o empate fora de casa foi até um bom negócio, já que decide ao lado de seu torcedor no Pacaembu, na próxima semana.

Antes mesmo da bola rolar, se falava muito desta rivalidade histórica entre Santos e Peñarol. Aliás, as rivalidades sulamericanas, a cada ano parecem aumentar paulatinamente. Peñarol e Santos, os grandes finalistas da competição são provas disso.

Ambas equipes decidiram uma polêmica final em 62, que ficou guardada para a história do futebol.

jogo histórico entre Santos e Peñarol em 1962
jogo histórico entre Santos e Peñarol em 1962
A decisão da Libertadores de 1962 começou no Uruguai no dia 28 de julho. O estádio Centenário de Montevidéu lotado, viu o Santos (sem Pelé pois estava machucado) fazer uma exibição primorosa e vencer o jogo por 2 a 1.

O Santos só precisava de um simples empate em casa, para sagrar-se pela primeira vez, campeão das Américas. Mas, a segunda partida disputada em Santos, no dia 02/08/1962, foi uma das mais tumultuadas que a Vila Belmiro já assistiu.

Precisando apenas de um empate, o Santos vencia o segundo jogo por 2 a 1. A torcida santista estava eufórica! Mas em dois minutos o Penãrol faz dois gols, 3 a 2 para o time uruguaio.

O torcedor santista que a minutos atrás se deliciava, agora estava enfurecido.

Foi então, que um torcedor do Santos atirou uma garrafa na direção do bandeirinha Domingo Massaro. Naquele momento, o juiz chileno Carlos Robles, interrompeu a partida e reuniu-se com sua equipe de arbitragem.

Se a fanática torcida do Santos estava furiosa, imagina com um jogo paralisado e seu time perdendo?

O presidente da Confederação Sul-Americana, pediu que Robles reiniciasse a partida, pois os torcedores estavam cada vez mais nervosos.

Robles insistia em dizer que não reiniciaria a partida, pois não havia segurança suficiente no local.

Sabe qual foi a solução?

Sem que ninguém soubesse, Robles e sua equipe deixaram a partida prosseguir, mas tudo amistosamente. Apenas para acalmar os ânimos mais exaltos de vários torcedores.

O Santos que perdia por 3 a 2, empatou o jogo com Pagão. Na súmula porém, o arbitro considerou a partida encerrada antes do empate santista. O terceiro jogo foi marcado para um território neutro, Buenos Aires na Argentina.

Só um detalhe, para o terceiro jogo Pelé estaria em campo!

Pior para os uruguaios, que foram impiedosamente arrasados por Pelé e compania.

Santos 3 a 0 no Peñarol, com direito a dois gols do Rei e um de Coutinho.

O Santos conquistava a América!
Peñarol 0 x 0 Santos - Copa Santander Libertadores
Neymar no jogo Peñarol 0 x 0 Santos - Copa Santander Libertadores
Como já foi dito, o jogo foi muito tenso e brigado. Muita marcação no meio de campo e  muita doação de ambas equipes.  O Santos apesar de possuir uma equipe mais técnica, não conseguiu impor seu ritmo de jogo.

Neymar, estrela do torneio sulamericano, esteve apagado no jogo. Até que tentou fazer sua fírulas e jogadas individuais, mas não obteve sucesso! O máximo que conseguiu foi um cartão amarelo, por simulação. Neymar, até chegou acusar o árbitro, o atacante santista afirmou que o paraguaio Carlos Amarilla estava o ameaçando.

O ataque do Santos teve boas chances de marcar. Zé Eduardo porém disperdiçou-as. Que fase ruim essa do Zé! O Peñarol por sua vez, também chegou com perigo algumas vezes. Aos 40 minutos do segundo tempo, até fez um gol, mas o bandeira invalidou por impedimento. Corretamente anulado, por sinal.

Como o próximo jogo da final, é no Brasil com todo apoio da torcida santista, o Santos é sim o favorito. Mas, Peñarol não está morto! Tem reais chances do título. O clube uruguaio tem aquele perfil de time chato, raçudo, que briga até o último instante.

Se o Santos bobear...


Peñarol 0 x 0 Santos
Sosa, González, Valdéz, Guillermo Rodríguez e Darío Rodríguez; Corujo (Pacheco), Aguiar, Freitas e Mier (Estoyanoff); Martinuccio e Olivera (Alonso). Rafael, Pará, Bruno Rodrigo, Durval e Alex Sandro; Adriano, Arouca, Danilo e Elano (Alan Patrick); Neymar e Zé Eduardo (Bruno Aguiar).
Técnico: Diego Aguirre. Técnico: Muricy Ramalho.
Cartões amarelos: Martinuccio, Corujo (Peñarol); Neymar, Arouca (Santos)
Data: 15/06/2011. Local: Estádio Centenário, em Montevidéu-URU.
Árbitro: Carlos Amarilla-PAR. Auxiliares: Nicolas Yegros-PAR e Rodney Aquino-PAR.

Um forte abraço,

@douglasnacif