[Especial Copa América] Copa América 1921



Primeiro título argentino

Sede da Copa América pela segunda vez na história — havia sido em 1916, na primeira edição do torneio —, a Argentina conseguiu finalmente conquistar a competição sul-americana. No mesmo estádio de 1916, do Sportivo Barracas, a Argentina venceu seus três jogos, não levou gols e ganhou o título de forma indiscutível.

Destaque para o invicto goleiro Américo Tesoriere e para Julio Libonatti, artilheiro da competição e maior craque da Argentina. Libonatti, dois anos mais tarde, se converteu no primeiro jogador da América do Sul a atuar no futebol italiano. Contratado pelo Torino, brilhou ainda pela seleção da Itália.

A 5ª edição do Campeonato Sul-Americano conta pela primeira vez com a participação do Paraguai, que estreou vencendo o então campeão Uruguai, por 2 x 1. Em compensação, o Chile, que havia disputado os quatro torneios anteriores, desistiu da competição alegando problemas internos em sua confederação. O Brasil, ainda sem contar com jogadores negros, tem novamente um desempenho aquém do esperado.

Campeão