[Especial Copa América] Copa América 1920



Uruguai volta a brilhar

Seguindo o programa da Conmebol de sedes rotativas, o Campeonato Sul-Americano de 1920 foi realizado no Chile e contou com as mesmas seleções dos três torneios anteriores: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Como organizadores, os chilenos foram impecáveis. Em campo, porém, não conseguiram sair da última colocação, como em 1916, 1917 e 1919.


Contando com o apoio maciço dos torcedores de Valparaíso, cidade sede, o Chile, que estreou a tradicional camisa vermelha, conseguiu apenas um bom resultado, empatando em 1 x 1 com a Argentina.

O placar acabou beneficiando o Uruguai, que na última rodada conquistou o tricampeonato ao vencer o Chile por 2 x 1. Comandado pelo craque José Piendibene, chamado de “El Maestro”, o Uruguai impôs sua supremacia no futebol sul-americano no início do século.

Principalmente na avassaladora vitória sobre o Brasil, por 6 x 0, na segunda rodada. O atacante Angel Romano, do Nacional de Montevidéu, sagrou-se artilheiro da competição pela segunda vez, agora ao lado do compatriota José Pérez.

Campeão