[Brasileirão 2011] Os números da quarta rodada...

Números da quarta rodada do brasileiro 2011, São Paulo continua 100%, Trio de ferro paulista na frente
Olá meu caro,

A seção Futebol e Números não poderia deixar a quarta rodada do campeonato brasileiro passar em branco.  A quarta rodada teve bons jogos, foram no total 6 empates e 4 vitórias dos mandantes. Pela primeira vez no campeonato os visitantes não conseguiram vencer.

O São Paulo continua com 100% de aproveitamento, quatro vitórias em quatro jogos. Carpegiani, que estava com a corda no pescoço, parece ter conseguido mudar o foco da diretoria e da maioria dos torcedores. Graças aos meninos da base tricolor, que vem atuando magistralmente. O tricolor paulista nunca havia vencido 4 vezes consecutivas nas primeiras rodadas do brasileirão, constituindo assim um novo recorde.

Logo atrás do São Paulo (1º), aparece a dupla Corinthians (2º) e Palmeiras (3º), ambas equipes também estão invictas. O Corinthians venceu três vezes e empatou uma, já o Palmeiras venceu duas e empatou duas. O Flamengo (11º) apesar da décima primeira colocação, também não perdeu, venceu os reservas do Avaí por 4 a 0 na primeira rodada, e depois empatou 3 vezes.
Os melhores da quarta rodada
O Trio de ferro paulista vem destacando-se nas primeiras rodadas da competição. Não é para menos, já que São Paulo e Corinthians por exemplo, aparecem entre as melhores defesas e melhores ataques. As melhores defesas do brasileirão são : o São Paulo (1º) que sofreu apenas 1 gol, seguido de Figueirense (6º) que sofreu apenas 2 gols e Atlético-MG (4º), Corinthians (2º) e Palmeiras (3º), com apenas 3 gols sofridos.

Em contrapartida, os melhores ataques da com petição são cariocas, Flamengo (11º) e Vasco (7º), ambos com 9 e 8 gols respectivamente. Logo em seguida vem Atlético-MG (4º), Corinthians (2º), Coritiba (16º), Internacional (12º) e São Paulo (1º) com 7 gols marcados. Destaque para os artilheiros, Alessandro, Anderson Aquino, Bernado, Borges, Elton e Willian, cada um com 3 gols.
Os artilheiros do brasieirão


Se os artilheiros marcaram três vezes cada, o Atlético-PR (19º) só marcou uma vez. Cruzeiro (17º) e Fluminense (10º) também só marcaram 3 gols, enquanto Avaí (20º) e Figueirense (6º) balançaram as redes 4 vezes.

O lanterna Avaí (20º), além de possuir um dos piores ataques, também é responsável pela pior defesa do campeonato, sofreu simplemente 12 gols em 4 jogos, média de 3 gols sofridos por partida. Logo em seguida vem o América-MG (14º) com 10 gols sofridos e o Ceará (15º) com 9 gols sofridos.

Média de público por rodada
Na 4ª Rodada tivemos uma média de 12.354 pagantes por jogo. O maior público da rodada veio do jogo entre Bahia e Atlético-MG, com 19.889 pagantes. Em contrapartida, o menor público da rodada veio do jogo entre Atlético-GO e Ceará, com 2.140 pagantes.

Depois dos clubes terem jogado duas vezes em casa e duas vezes como visitantes, fizemos os calcúlos com as médias de cada torcida por jogo. O Bahia lídera o ranking com uma média de 26.023 torcedores pagantes por jogo, seguidos de Flamengo, Grêmio, Atlético-PR e Corinthians. Para saber a posição de seu clube no ranking, clique aqui.

A quarta rodada também foi marcada pela indisciplina das equipes, foram distribuidos 5 cartões vermelhos, Marcos Rocha do América-MG, Rafael Marques do Grêmio, Vinicius do Santos, Emerson do Cortiba e Neto Berola do Atlético-MG. Até o momento foram distribuidos 9 cartões vermelhos, sendo 2 destes para o América-MG.

O festival de cartões, também aplicou-se para os amarelos, foram 50 cartões amarelos aplicados, totalizando agora 173 cartões amarelos em 4 rodadas. Uma média de 43,25 cartões amarelos por rodada, e 4,33 cartões amarelos por jogo.


Como foi prometido em nosso #5 Podcast a contagem de penaltis a favor das equipes está em funcionamento. Após a quarta rodada o ranking se encontra da seguinte forma:

1º lugar
- Corinthians (2) -  1ª rodada (Grêmio) e 4ª rodada (Fluminense)
                 Bahia (2) - 1ª rodada (América-MG) e 4ª rodada (Atlético-MG)

2º lugar - Grêmio (1) - 1ª rodada (Corinthians)
                 Santos (1) - 1ª rodada (Internacional)
                 Vasco (1) - 2ª rodada (América-MG)
                 Avaí (1) - 4ª rodada (América-MG)
                 América-MG (1) - 4ª rodada (Avaí)


O América-MG foi o time que mais cometeu penaltis até o momento, foram 3 penalidades em 4 rodadas. Os penaltis foram cometidos nos jogos frente ao Bahia (1ª rodada) , Vasco (2ª rodada) e Avaí (4ª rodada). Bahia e Corinthians são os clubes que mais tiveram penaltis a favor, duas penalidades para cada equipe.


Classificação atualizada da quarta rodada

Número de Jogos = 40
Gols marcados = 109
Cartões amarelos = 173
Cartões vermelhos
= 9
Vitória dos mandantes
= 19 jogos (47,5%)
Empates = 11 jogos (27,5%)
Vitória dos visitantes = 10 jogos (25%)

Por enquanto é isso!

Um forte abraço,

@douglasnacif