Será que o reinado acaba?

A corrupção de Ricardo Teixeira e João Havelange
É meus caros,
Que o comandante da CBF, Ricardo Teixeira, não é bem visto no Brasil há algum tempo, isso todos sabem. Mas, parece que agora os torcedores brasileiros arranjaram fortes aliados, os ingleses. Depois da "dor de cotovelo" dos ingleses em não sediarem a Copa de 2014, Ricardo Teixeira, João Havelange e a FIFA vem sendo investigados por corrupção.

A rede de televisão inglesa BBC, famosa por suas investigações polêmicas, no domingo 22 de maio, divulgou em nota, que tem em mãos documentos que incriminam os brasileiros João Havelange e Ricardo Teixeira em um caso de suborno na FIFA.
De acordo com o canal, os brasileiros receberam, no início da década de 90, dinheiro de uma empresa de marketing esportivo chamada International Sports Leisure (ISL). Posteriormente, foram levados a um tribunal suíço e tiveram que devolver a quantia.

A matéria foi veiculada na segunda-feira 23 de maio, mas a entidade máxima do futebol tentou barrar a transmissão do programa Panorama. Segundo a matéria da BBC, Teixeira e Havelange teriam feito um acordo na Justiça suíça em que concordaram em pagar uma multa de quase R$ 9 milhões para escapar do processo, aberto logo depois da falência da ISL em 2001.

A empresa que recebeu propinas e que aparece na lista é a Sanud, com base no principado de Liechtenstein, sendo um dos principais paraísos fiscais do mundo, a apenas alguns quilômetros da sede da Fifa em Zurique. Mas a BBC descobriu que se trata da mesma companhia que a CPI do Futebol no Brasil já havia indicado como tendo participação de Teixeira.

A legislação suíça proíbe a divulgação de detalhes de acordos judiciais, mas um promotor da cidade de Zug quebrou esse sigilo. A reportagem mostrou ainda que a FIFA tentou impedir a quebra do sigilo e a divulgação dos detalhes do processo, além de ter tentado impedir também a veiculação da reportagem feita pela BBC. A emissora tentou entrar em contato com Havelange e Teixeira, que se recusaram conceder entrevista sobre o caso. Joseph Blatter, presidente da FIFA, também não quis comentar o assunto, e negou que a entidade seja corrupta.

Deve-se ressaltar que não é a primeira vez que a BBC divulgou tais informações sobre a corrupção nos bastidores do futebol. As informações também foram publicadas e divulgadas às vésperas da escolha das sedes da Copa de 2018 e de 2022.

O processo, porém, tem sido marcado por acusações de corrupção e polêmicas. A Fifa já afastou seis de seus cartolas, pegos em vídeos secretos oferecendo vender seus votos em troca de milhões de dólares. Mas apenas aplicou multas leves.

Será que o reinado acaba? Quem derá...

Um forte abraço,

@douglasnacif
selo top blog