Santos e Vélez avançam para a semifinais da Libertadores.

Santos vai as semifinais da Libertadores 2011, Neymar, Santos
O Santos de Neymar, Elano e Muricy chega ás semifinais da Copa Santander Libertadores. Mas quem achou que o Santos teria vida fácil frente ao Once Caldas, enganou-se por completo. A vitória santista em Palogrande na Colômbia por 1 a 0 dentro do território inimigo foi crucial para a classificação nesta quarta-feira.

Mesmo com a vantagem de jogar pelo empate, a equipe alvinegra foi para cima dos colombianos. E o jovem craque Neymar não decepcionou, aos 11 minutos do primeiro tempo num chute seco marcou o primeiro gol da partida. Pelo volume de jogo apresentado somado a vontade de Neymar em marcar, parecia que o Santos iria "exterminar" o Once Caldas ainda no primeiro tempo.

É meus caros, mas a equipe colombiana realmente vem mostrando sua força fora de casa, é aquele visitante indigesto, que diga o melhor da primeira fase, Cruzeiro! Sem se abater com o gol santista, Rentería, aos 29 minutos igualou o placar. O jogo que parecia liquidado, começava a virar filme de suspense. Jogar segurando um empate contra um visitante "chato" não é lá uma das coisas que o torcedor santista prêvia. A situação ainda ficou mais tensa, quando Alan Patrick (o substituto de Ganso) teve que ser substituído.

Mas quem tem Neymar...

O jogo do Santos era este : Armação das jogadas com Elano e bola pra Neymar. Que desconcertou, fez fírula, deu assistência. Alias, Zé Love recebeu várias assistências de Neymar e Elano, várias de frente para o gol. Desperdiçou todas, sem exceção! Os constantes erros de Zé Love chegaram a me preocupar, pois quem não conhece aquela máxima do futebol, "quem não faz..."

Os 34 mil torcedores que foram ao Pacaembu começaram a ficar irritados com o atacante, que insistia em finalizar errado. Por fim, este que vos escreve já estava constrangido, e creio que até o Zé ficou! O atacante se jogou no chão e alegou dores musculares, pedindo substituição. Fez certo! Para que se queimar ainda mais com a torcida.

O tempo passava e o Santos continuava rondando a área adversária. Neymar fazendo sua estripúlias e Elano comando o meio de campo. Em uma dessas travessuras de Neymar na área, o craque foi derrubado, pênalti bem marcado. Neymar que já havia marcado no primeiro tempo queria cobrar a penalidade. E cobrou. Mas cobrou muito mal, facilitando a defesa de Martínez, que durante a cobrança pediu para Neymar bater com cavadinha.

Se a partida já estava tensa com o empate, imagine com um pênalti desperdiçado ao final do segundo tempo, sendo que, se a equipe do Once Caldas marcasse o segundo gol estaria nas semi-finais. Neymar estava aflito. Chegou até ir no banco de reservas perguntar pelo tempo de jogo. Não era pra menos, milhares de gols perdidos por Zé, um visitante perigoso em combate e aquele pênalti que era para ser cobrado por Elano. Mas...

No final prevaleceu o script, Santos classificado!
O Santos agora pega o vencedor de Jaguares e Cerro Porteño.


Tabela Libertadores 2011, Quartas de final da Libertadores
O Vélez venceu o Libertad por 4 a 2 e também chegou as semifinais da competição. O time argentino vem marcando bastante gols nesta fase eliminatória. Nestas quartas de final frente ao Libertad marcou 7 gols e sofreu apenas 2. Nas oitavas, fez 5 gols frente ao LDU e não sofreu nenhum, ou seja, 12 gols em 4 jogos, média de 3 gols por partida. Neste ritmo o Vélez vem tornando-se o favoríto ao título! E uma final entre brasileiros e argentinos seria uma ótima pedida.

Seria Santos e Vélez os finalistas da Libertadores 2011?

Um forte abraço,

@douglasnacif