Fase final do Paulistinha...

Paulista 2011, Campeonato Paulista
Fase final do paulistinha, ou não?

Para muitos o Campeonato Paulista chegou em sua fase final. Mas será mesmo? Para este que vos escreve, o campeonato regional mais disputado do país, agora sim terá seu ínicio.

Eram oito vagas, para 20 clubes. As quatro grandes equipes do futebol paulista se classificaram com ampla vantagem de pontos. São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos foram os quatro primeiros colocados da tabela, nessa ordem respectivamente. Ponte Preta, Oeste, Mirassol e Portuguesa também fizeram a sua parte e completaram o bolo.

Que a formula de disputa deste regional é horrenda, isso todos já sabem. Mas, fica a pergunta ao leitor : Para que 20 times em um campeonato estadual, com 19 jogos desgastantes em campos deploráveis, sendo estes em paralelo com outras competições, tais como a Copa do Brasil e Libertadores?

Seria como "dar murro em ponta de faca" voltar a criticar o calendário do futebol brasileiro. Mas, se não podemos alterar este calendário, porque não enxugar jogos nos estaduais? Fazer uma formula com menos jogos, mais objetiva e mais preparatória.

Me diga, qual a vantagem de classificar-se em primeiro neste regional, onde teremos apenas um jogo de ida até as semi-finais? Vantagem essa, que o primeiro colocado deste ano, o São Paulo, não poderá desfrutar. Pois, foi punido pela Federação Paulista de Futebol (corretamente, diga-se de passagem), em detrimento ao jogo contra o Corinthians, onde vândalos transvestidos de torcedores atearam objetos no gramado. A liderança que foi conquistada em 19 partidas, será decidida em campo neutro em apenas um jogo!

Insisto na pergunta : Onde está a vantagem dos primeiros colocados?

Tenho que concordar com as opiniões de alguns jogadores, que fez esta tabela nunca jogou futebol.

Os Jogos

Tabela do Paulista, Quartas de final do PaulistaSão Paulo x Portuguesa : Creio que o tricolor paulista, além de ter perdido o mando de campo, se deu mal até no adversário a enfrentar, a Portuguesa. Talvez a equipe do Canindé seja a mais forte, excetuando as grandes do futebol paulista. Mesmo em campo neutro, o São Paulo é favorito. Mas, será pedreira.

Santos x Ponte Preta : O Santos tropeçou em alguns jogos durante o campeonato, mas mudou de técnico, recuperou-se na Libertadores, resgatou a moral, é favorito. A Ponte Preta deve ser respeitada, não perdeu para nenhum grande na fase classificatória. Se o Santos fizer corpo mole, será surprendido pela macaca.

Palmeiras x Mirassol : O Palmeiras está jogando o arroz com feijão, por pouco não classificou-se como líder da competição. Felipão acertou o time taticamente. O verdão tem tudo para passar pelo Mirassol, mas futebol...

Corinthians x Oeste : O Corinthians quer, porque quer ganhar um título este ano, e vai com tudo para cima do bom time do Oeste. O time do Parque São Jorge é favorito, e deve passar.

Se prevalecer a lógica, as semifinais serão de arrepiar : São Paulo x Santos, Palmeiras x Corinthians. E ai meu caro, não tem favorito!

Um forte abraço,

@douglasnacif