Movimento dos sem estádio

Brasileiro 2010
O ano de 2010 tem sido muito estranho para muitos torcedores e clubes, pois o fechamento de alguns estádios deixaram "sem casa" várias equipes que disputam a Série A do Brasileirão.

Fechados por diversos motivos - alguns para as reformas para a Copa do Mundo de 2014, outros para reformas "básicas" mesmo, outros por eventos fora do mundo esportivo - o fato é que as equipes passaram a fazer um tour pelo próprio estado em busca de um novo lar.

Cruzeiro e Atlético Mineiro sempre mandam os jogos no Mineirão, mas as portas do estádio foram fechadas para o futebol e, carrinho agora, só o dos pedreiros. A nova casa dos dois grandes é a Arena do Jacaré, mas o Cruzeiro já mandou jogos no Parque do Sabiá, enquanto o Atlético Mineiro mostrou todo o talento do seu plantel no gramado do Ipatingão.

Em São Paulo, o Palmeiras fechou o Palestra Itália para transformá-lo em uma arena. Embora as obras não tenham nem começado direito, o Alviverde já adotou o Pacaembu como novo lar, mas vai mandar algumas partidas, como a próxima, contra o Internacional, na Arena Barueri.

Barueri que não deve estar sentindo muita falta do Grêmio, agora morador da cidade de Presidente Prudente e atual lanterna do Brasileirão. A Arena receberá algumas partidas do São Paulo e nesse final de semana o estádio foi o palco da disputa entre Santos e Cruzeiro.

Aliás, o time da Baixada já mandou partidas em Barueri, no Pacaembu e também, acreditem se quiser, na Vila Belmiro. Vale ressaltar que os jogos nesses estádios longe de Santos foram apenas por opção da diretoria mesmo.

Quem não tem mais muitas opções são os times do Rio de Janeiro.

Sem o Maracanã, Flamengo e Fluminense devem mandar os jogos no Engenhão. Mas na próxima partida, por exemplo, o Flu duelará contra o Avaí no estádio Raulino Oliveira, em Volta Redonda. Esse deverá ser o mesmo palco do jogo entre Flamengo e Atlético Goianiense.

Depois de tantos anos acompanhando as partidas do Fla e do Flu no Maracanã, do Cruzeiro e do Galo no Mineirão e do Palmeiras no Palestra Itália, é muito estranho ver esses times mandando jogos em outros estádios.

E é bom os torcedores se acostumarem, pois ainda vai demorar para esses clubes voltarem aos estádios onde eles se sentem verdadeiramente em casa.

PS - hoje já tem rodada do Brasileirão! E lá vão meus pitacos.

Na última rodada não fui muito bem não: cravei as duas vitórias dos times gaúchos e acertei que Guarani e Atlético Goianiense venceriam. Em compensação, foram seis chutaços pra looonge...

Mas vamos lá! Quero ver se você está com o pé mais calibrado que o meu:

Vasco 1 x 2 Santos - O Peixe reencontrou o bom futebol e vai com tudo para tentar conquistar a Tríplice Coroa.

Goiás 2 x 1 Flamengo - No confronto direto para fugir da degola, o Esmeraldino vai dar um abraço de afogado no Mengão. Sinal vermelho na Gávea!

Prudente 1 x 1 Guarani - O ulTimão seguirá sem vencer. O Bugre conquistará um pontinho que o manterá tranquilo na tabela.

Atlético Paranaense 3 x 0 Vitória - O Furacão quer a Libertadores e vai atropelar o decadente Vitória.

Cruzeiro 2 x 1 Atlético Goianiense - A Raposa vai se recuperar da goleada sofrida para o Santos e vencerá o ascendente Dragão. Jogo duro, mas vai dar Cruzeiro.

Palmeiras 2 x 1 Internacional - Para a tristeza de muitos palmeirenses, o Verdão ajudará o rival Corinthians e derrotará o Colorado.

Fluminense 3 x 0 Avaí - O líder vai fazer a torcida comemorar muito novamente!

Corinthians 2 x 0 Botafogo - O Timão seguirá firme na briga pelo caneco e jogará um balde de água fria no sonho botafoguense de voltar para a Libertadores.

Ceará 1 x 1 Atlético Mineiro - No duelo entre times que lutarão para não cair, empate magrinho e ruim para ambos.

Grêmio 2 x 0 São Paulo - Além do Inter, outro time gaúcho atravessará os planos do São Paulo de conquistar a América novamente.