[Brasileirão 2010] Analisando a 21ª rodada

Brasileirão

Olá meu caro butequeiro,

Mais uma rodada surpreendente do brasileirão 2010. O líder Fluminense perdeu mais uma, o Corinthians que estava invicto em casa também perdeu! Botafogo e Cruzeiro continuam ganhando e cada vez mais aproximam-se dos líderes. A diferença vem caindo paulatinamente rodada a rodada. O Internacional parou diante do lanterna Goiás. O Santos apanhou do Ceára, literalmente. A equipe comandada por Dorival Júnior, além de perder o jogo, teve que enfrentar a represália policial. Palmeiras e Vasco os "reis dos empates" jogaram entre si e empataram mais uma! O Atlético-MG de Obina venceu, mas continua na "zona de degola". O Galo agora aproximou do Flamengo, atual campeão brasileiro, que vem fazendo uma campanha inexplicável.



Jogo a Jogo:

Flamengo(16º) 2x2 Vitória(15º) - A maior torcida do Brasil não está nada feliz. Com uma campanha mediocre neste Brasileiro 2010, o Flamengo está muito próximo da zona de rebaixamento. Só não está na zona de degola, devido aos pontos acumulados no periodo anterior ao ínicio da Copa. Torcedor rubro-negro, você sabe qual foi a última vitória do Flamengo no Brasileirão 2010(não vale olhar)? A última vitória do Flamengo, foi no dia 14 de agosto, contra o Ceára, há exatamente 1 mês atrás! Sendo que as vitórias anteriores a essa, foram contra o Atlético-GO, na 9ª rodada no dia 18 de Julho e contra o Botafogo na 8ª rodada no dia 14 de julho! Apenas 3 vitórias em 2 meses? É díficil até acreditar...

Não bastasse o péssimo momento rubro-negro, Pet voltou a fazer seus "showzinhos" e fez biquinho ao ser substituído. Val Baianao continuou perdendo seus gols imperdivéis. No intervalo, Ronaldo Angelim pediu para sair. Entrou Kleberson. A torcida não gostou e chamou Silas de “burro”. Detalhe, Kleberson aquele a torcida "chiou" ao entrar marcou os dois gols do Flamengo!

Corinthians(2º) 0x1 Grêmio(12º) - O Corinthians queria sair líder no sábado. Invicto jogando no Pacaembu, tinha tudo para se tornar realidade. Mas, o clube do parque São Jorge esbarrou no Grêmio de Renato Gaúcho e com a pontaria de Douglas, o ex-meia Corinthiano. Não deu para o Corinthians, mesmo com um penalti forçado pela arbitragem ao qual foi desperdiçado. Alias, oitavo penalti para o Corinthians neste Brasileirão. O Grêmio agora está ha 5 pontos da "zona de degola" e começa a respirar melhor.

Atlético-GO(18º) 2x1 Fluminense(1º) - A pressão da liderança deve estar pesando no colo dos tricolores das Laranjeiras. Com a derrota Corinthiana para o Grêmio, O Fluminense tinha tudo para abrir 6 pontos do vice. Mas, o embalado Atlético-GO cada vez mais vem aprontando suas peripécias nestes últimos confrontos. Com esse rendimento, não vai tardar para a equipe goiana sair da zona do rebaixamento. O Fluminense até que jogou bem, Deco e Conca fizeram um ótimo primeiro tempo. Mas, o Flu insiste em ter seus apagões momentâneos. Estranho! O time vem jogando bem e derepente ... Cadê o futebol?

Avaí(14º) 1x2 Cruzeiro(4º) - A china celeste não para de vencer! Mais uma vitória, e outra fora de casa. O elenco cruzeirense está bem estruturado e tem peças de reposição. Se alguns clubes não tem meias de qualidade, o Cruzeiro apresenta 3 : Gilberto, Montillo e Roger. A equipe de Cuca começa a apresentar uma regularidade notável, e já apresenta 10 vitórias e apenas 4 derrotas. Com a mesma pontuação do Botafogo(3º) e apenas 1 pontos atrás do Corinthians, o Cruzeiro pode ser vice-líder na 22ª rodada.

O Avaí, ao contrário do clube mineiro, vem mostrando suas irregularidades durante a competição. Com 24 pontos, apenas 3 acima do Atlético-MG, o Avaí agora se vê ameaçado pelo grupo dos 4 clubes da zona de rebaixamento.

Atlético-MG(17º) 1x0 Prudente(19º) - A torcida do Galo vaiava Luxemburgo. Pedia sua demissão, mas o "iluminado" Obina, fez o gol salvador do Galo, e que golaço diga-se de passagem. Desta vez não foi de penalti! Já o Prudente fez o que costuma fazer, perdeu mais uma. Luxemburgo se não abrir o olho, vai rodar. Acorda Luxa! Toda vez inventar argumentos e justificativas para as derrotas de seu time, insentando-se de culpa, já encheu a cabeça do torcedor.

Botafogo(3º) 2x0 São Paulo(9º) - O Fogão está de bem com a vida! Mais uma vitória importante e outro gol de Loco Abreu, que já havia marcado na rodada anterior contra o Santos. O Botafogo mostrou uma consistência defensiva perfeita, somado aos bons contra-ataques de Maicosuel. O São Paulo fez uma partida apática, no mínimo sem vontade de vencer e se esforçar! Como Miranda faz falta na zaga tricolor. Aliás, o departamento médico do São Paulo vive cheio : Fernandinho, Ricardo Oliveira, Alex Silva. Dagoberto vive reclamando que "tem gente no São Paulo que não o quer no time"...Mas conseguiu perder um gol incrível debaixo da trave. As mexidas de Baresi, nunca surtam efeito!

Será que a arrancada do São Paulo, foi somente devido ao nível dos adversários ao quais ele enfrentou nas últimas rodadas? Quando enfrenta uma equipe melhor colocada, a derrota é eminente? Não sei. O Botafogo não quer saber desta discussão, fez seu papel e venceu dentro de casa. Para um time desacreditado pela maioria, e que nunca foi aposta de ninguém para vencedor do brasileiro, os resultados já são motivo de orgulho. Bela campanha do Fogão!

Palmeiras(13º) 0x0 Vasco(11º) - Palmeiras e Vasco são as duas equipes que mais vezes empataram neste Brasileirão. O time do Palestra empatou 11 vezes e o time da Colina 10 vezes. Os reis dos empates enfrentaram-se e não poderia ter outro resultado, mais um empate! PC Gusmão continua sua série invicta no brasileirão, mas só empatando não leva nenhum time a Libertadores ou ao título, não é mesmo? E como disse nosso amigo Marcelo Suyço em sua coluna de estréia: "alguém viu o Felipão por ai?". O treinador do Palmeiras realmente não consegue montar um "esquema ideal" para o time e vive a lamentar-se. Acho que chegou a hora de descer do pedestal Felipão. A torcida palmeirense fez um "auê" para receber você e até agora nada. Ai se fosse outro treinador. A turma do amendoim alviverde já teria chiado a jogos atrás...

Internacional(5º) 0x0 Goiás(20º) - Mais um zero a zero desta 21ª rodada. O Internacional evidencia seu relaxamento com o Brasileirão, devido sua vaga já garantida na Libertadores 2011. Se na 20ª rodada o colorado perdeu para o postulante ao título Cruzeiro, nesta rodada empatou com o lanterna do campeonato, o Goiás. Nesta 22ª rodada, o Colorado enfrenta o São Paulo. Será que o Colorado fará corpo mole? Dúvido. A rivalidade entre São Paulo e Internacional a cada ano só aumenta. Promessa de grande jogo.

Guarani(7º) 1x0 Atlético-PR(8º) - O Guarani já é 7º colocado. Volto a mencionar, imagine se não tivesse sido garfado em vários jogos como foi em sucessivas rodadas? O time de Campinas vem aprontando, cada rodada uma nova vítima. Até o Atlético-PR que vinha em ascensão na tabela, teve que provar do veneno do bugre...

Ceará(10º) 2x1 Santos(6º) - O Ceará vinha despencando tabela abaixo, derrota após derrota. Mas, encontrou o Santos do firulento Neymar e seus chapéus. Neymar não conseguia se movimentar, sofreu um rodízio de faltas. Cada tentativa de drible, era uma pancada diferente. O time do Ceará conseguiu irritar o "moleque" Neymar, e acabou vencendo o jogo por 2 a 1. No final do jogo, Neymar exaltou-se com alguns jogadores do Ceará (devido as faltas recibas) e acabou provocando uma confusão generalizada. Marquinhos que não tinha nada haver com a história e tentava separar aquela confusão, tomou um golpe de cacetete do policial. Acabou machucando-se e mostrou a imprensa o hematoma em suas costas.

Neymar todo jogo sofre muitas faltas realmente, mas cabe aos arbitros punirem adequadamente, os brucutus do anti-futebol. Sem contar que, Neymar, agora deve ter em mente que ele é jogador a nível de seleção brasileira, sempre terá uma marcação "especial", não terá vida fácil não! Pisou na bola ao gerar aquela confusão toda, poderia ter evitado o conflito e poupado seu colega de equipe daquela monstruosidade exercida pelo policial.

Que venha a 22ª rodada! Tem embate entre os líderes Fluminense e Corinthians. Vai ser um jogão...

Charges da Rodada:
Urubu do Flamengo
Mascote Urubu do Flamengo
Homenagem ao time rubro-negro, que tem o pior ataque do brasileirão, com apenas 16 gols marcados em 21 rodadas.

Charges do cartunista @MarioACharges

Um forte abraço,

Nacif