Papo de balcão #3 - O Maracanã vai fechar até 2013!


Última sexta-feira do mês, e mais uma vez com nosso papo de balcão. Especialmente nesta sexta-feira (27/08) iremos ter em conjunto nosso papo de balcão e o quadro histórias do futebol. Hoje falaremos sobre curiosades que rondam o todo poderoso estádio do Maracanã, palco de muitas glórias, decepções e no qual pisaram muitos craques da bola.

Devido a Copa de 2014, o Maracanã já tem data para ser fechado para as obras de reforma: 8 de setembro, e permanecerá fechado até 2013. Mas, antes de seu fechamento, o estádio receberá apenas mais três jogos, todos do Campeonato Brasileiro: Fluminense x São Paulo (no próximo domingo 29/08), Fluminense x Palmeiras (1º de setembro) e Flamengo x Santos (5 de setembro).

Vejam como o destino é caprichoso : Flamengo e Santos no fechamento do Maraca! Um jogo tanto quanto oportuno. O Maracanã que recebeu como filho, o craque Zico, que foi o maior artilheiro do estádio. Zico marcou 333 gols nas 435 partidas que disputou no estádio, e hoje comanda o futebol do Flamengo.

Do outro lado, o Santos, que tem com ícone o Rei do futebol - Pelé - que por ventura marcou seu antológico milésimo, ali mesmo no Maracanã. O gol do rei, foi marcado no jogo entre Vasco e Santos, em 19 de novembro de 1969, com vitoria do Santos por 2 a 1.

As estatísticas do rei do futebol não param por ai :

- Pelé despediu-se da seleção brasileira em 18 de julho de 1971, e teve como palco o glorioso Maracanã. O jogo realizado para despedida de Pelé, foi Brasil 2 x 2 Iugoslávia;

- Pelé também foi o jogador que mais marcou gols no Maracanã com a camisa da Seleção Brasileira, 30 gols em 22 partidas.

Curiosidades sobre o Maracanã:

Nome : Estádio Jornalista Mário Filho
Origem do Nome: O nome oficial do estádio, Mário Filho, foi dado em homenagem ao falecido jornalista carioca, irmão de Nelson Rodrigues, que se destacou no apoio à construção do Maracanã. Já o seu nome popular é oriundo do rio Maracanã.
Construção: 2 de agosto de 1948
Inauguração: 16 de junho de 1950
Trabalharam na construção cerca de 1500 homens, tendo somado a estes mais 2000 nos últimos meses de trabalho. Apesar de ter entrado em uso em 1950, as obras só ficaram completas em 1965.
Capacidade: 82 238 (oficial)
Público recorde: 199 854 torcedores presentes (173 850 pagantes)  em 16 de julho de 1950, no jogo entre Brasil 1 x 2 Uruguai
Primeira partida: Seleção Carioca 1 x 3 Seleção Paulista
Primeiro gol: Didi pela Seleção Carioca
Arquitetos: Miguel Feldman, Waldir Ramos, Oscar Waldetaro, Rafael Galvão, Orlando Azevedo, Antônio Dias Carneiro e Pedro Paulo Bernardes Bastos.

Miguel Feldman com a maquete do Maracanã
Os arquitetos Miguel Feldman e Antônio D. Carneiro diante da maquete do Maracanã, em 16/6/1949, foto da coleção de Branca Feldman

Como falar em Maracanã e não citar a Copa de 50. Alias, o estádio do Maracanã foi construído com este proposíto, Copa do Mundo. A primeira partida oficial do Maracanã, em 24 de junho, com vitória do Brasil sobre o México por 4 a 0, com dois gols de Ademir, um de Baltasar e outro de Jair Rosa Pinto. O jogo contou com a arbitragem do inglês George Reader.

A Seleção Brasileira disputou no Maracanã cinco partidas, de seis durante toda a Copa. Na partida final, foi registrado oficialmente o público recorde de 199.854 torcedores presentes (173.850 pagantes). Nesta decisão, o Brasil foi derrotado de virada por 2 a 1 para o Uruguai. A derrota em solo nacional ficou marcada na história do povo brasileiro, sendo conhecida popularmente como o Maracanazo.

Lamentavelmente a Copa de 50 em território brasileiro, não traz boas recordações. Mas, esperamos que em 2014, novamente com a competição realizada em nossos solos, o Brasil consiga trazer o Hexa. Eu acredito!

Como diria Obama : Yes, We can!

Um forte abraço e um ótimo final de semana,

Douglas Nacif.