Final da Copa do Brasil 2010 - O Santos é o novo campeão

Não poderia ser de outra forma : O Santos é o campeão da Copa do Brasil 2010. O título ficou em boas mãos, pois mesmo perdendo para o Vitória no Barradão por 2 a 1, o time santista mostrou jogar bem, apesar das condições do gramado que dificultavam os passes, dribles e a movimentação dos jogadores por algumas regiões do campo.

A vitória por 2 a 0 na Vila Belmiro semana passada deu tranquilidade ao time de Dorival Jr., somado ao gol de Edu Dracena ainda no primeiro tempo da decisão, fez a chance do Vitória levar o título reduzir a praticamente zero.

Santos, que fez uma campanha inegualável no 1º semestre de 2010, sendo campeão estadual aplicando diversas goleadas, ao mesmo tempo que disputou de forma brilhante a Copa do Brasil.

E como já dizia a canção :

"Agora quem dá bola é o Santos ...
O Santos é o novo campeão
Glorioso alvinegro praiano
Campeão absoluto desse ano..."

O Campeão absoluto desse ano, merecidamente cedeu 4 jogadores a nova seleção de Mano Menezes : André, Robinho, Neymar e Ganso. A lista ainda poderia contar com Arouca, porque não?

O jovem atacante André despede-se do Santos, assim como poderá e deve acontecer com Robinho voltando ao Manchester City.

Grande cartada do Santos em repatriar Robinho. Foram duas competições disputadas e 2 títulos, 100% de aproveitamento. Anteriormente Robinho já tinha levantado um título nacional para o Santos. Muitos podem falar de Robinho, mas os santistas não podem reclamar não. A galeria de trofeús da Vila aumentou substancialmente desde a era Robinho.

Dorival Jr. também merece elogios, se mostrou um grande treinador. Com este time jovem e arteiro, conseguiu encaixar as peças adequadas em seus devidos lugares. O trabalho do treinador não deve ter sido nada fácil! Trabalhar com os polêmicos "meninos da Vila" é algo no mínimo arriscado.

Meninos da Vila, polêmicos sim, mas donos de um grande futebol. Ninguém pode negar. O verdadeiro torcedor do futebol anima-se ao ver as jogadas sensacionais de Ganso, a molecagem de Neymar, as pedaladas de Robinho, os gols de André e a frieza na marcação de Arouca.

Meninos moleques que terão seus nomes gravados na história de um grande clube como o Santos! Que sirva de lição a vários outros grandes clubes, investir nas categorias de base, podem render frutos. O futebol brasileiro precisa e deve renovar!

Parabéns ao novo campeão do Brasil. A Libertadores 2011 já conhece seu primeiro clube brasileiro, o Santos.

Um forte abraço,

Douglas Nacif