O Flamengo se despede, o Gigante Colorado continua ...

Libertadores 2010

Semifinais definidas.

A competição mais cobiçada das Américas, nossa querida Libertadores, já conhece os confrontos finais. E nesta fase, mas um confronto brasileiro. E que confronto! Novamente os campeões mundiais se enfrentaram. São Paulo e Internacional.

Tradição, boleiragem e amor a competição. Semelhanças típicas de campeões do continente, de clubes estruturados. Um jogo que poderá relembrar a final de 2006? Sim, poderá! A situação é diferente, mas a vontade de ganhar é a mesma. Não aponto favoritos a vaga para final. Neste valerá os pequenos detalhes, típicos da Libertadores.

Quando penso e escrevo sobre a Libertadores, os nervos estão sempre a flor-da-pele. Libertadores não é aquela competição ganha somente na parte técnica. Libertadores é garra, é raça até o último minuto de jogo.

Quer prova maior desta teoria do que o jogo de ontem entre Estudiantes e Internacional. Aos 43 minutos do segundo tempo, saindo do banco, Giuliano faz o gol da classificação do Internacional. Cara de Libertadores! Inter forte como sempre...

O pós jogo foi feio, realmente. Uma barbárie que já começamos a acostumar dentro dos campos de futebol. Lamentável! Mas fazer o que, Libertadores é assim. E os times argentinos tem por histórico, que não sabem perder.

O Flamengo e sua desclassificação.

Que episódio triste para a nação rubro-negra. Assisti ao jogo na presença de amigos flamenguistas, e o sentimento deles foi de revolta com o goleiro Bruno. Entendo o sentimento deles, e estão em seus direitos.

No primeiro jogo, o goleiro foi muito mal. Falhou individualmente em lances isolados! No jogo de ontem, ficou adiantado e tomou outro gol por cobertura. Bruno e sua eterna mania de ficar adiantado. Uma hora ele seria penalizado, e foi! Em um momento que não poderia, diga-se de passagem.

Mas, o Flamengo jogou como clube grande. Fez uma das melhores partidas do ano, se não a melhor. O Flamengo mostrou sim, um bom futebol perante o Universidad de Chile. Mas, deveria ter jogado assim no Maracanã. E Não jogou! O Flamengo perdeu a sua chance de classificação no jogo de semana passada. Fato inquestionável!

A querida Libertadores agora vai descansar, e só volta após a Copa do Mundo, e a todo vapor. Agora é sentar, assistir e torcer pela seleção de Dunga. E que traga o caneco Dunga!

Um forte abraço,

Douglas Nacif