[Libertadores 2010] Once Caldas 2x1 São Paulo

Milton Cruz no São Paulo

Mais um jogo de time brasileiro pela Libertadores 2010, desta vez quem faz sua segunda partida é o Tricolor do Morumbi. O tricolor foi até a Colômbia enfrentar o Once Caldas, e saiu de lá com um resultado amargo, visto que jogou um bom primeiro tempo e marcando o primeiro gol.

Desta vez não deu para o TRI Mundial. Jogando dois tempos completamente distintos, o tricolor não resistiu a pressão e ao histórico do Once Caldas (invicto em casa em todas as Libertadores) e volta para São Paulo com uma amarga derrota no seu primeiro confronto fora de casa.

A escalação do Milton Cruz me preocupou um pouco. O time não se importou com os 3 atacantes colombianos e foi a campo num 4-4-2, disposto a dominar o meio-campo da partida. Porém, o que se viu após os sempre descartáveis primeiros minutos de jogo (onde os times estão se estudando) foi um tricolor bem postado e tocando a bola.



O time dominava justamente o meio e contava com o nervosismo do adversário. Para coroar o bom primeiro tempo mais um gol para a coleção do maior goleiro artilheiro do Mundo. Foi o octagésimo oitavo tento do mito Rogério Ceni em sua gloriosa carreira. Resultado justo e até de certa forma surpreenente, pela boa partida que o time havia feito.

Se o primeiro tempo foi bem satisfatório, a segunda etapa foi deplorável. Simplesmente o tricolor rasgou e jogou no lixo toda a sua cartilha de Libertadores, conquistada após muitas participações e títulos que nem mesmo os piores rivais sonham em chegar perto.

Simplesmente parou de tocar a bola, tomou um gol os primeiros minutos em uma incrível bobagem de Marcelinho e foi amplamente dominado pelo rival que, apoiado por sua torcida, cresceu e se impôs diante do soberano brasileiro das Américas.

Como não poderia faltar três detalhes que definiram a trágica jornada na segunda etapa: O incrível gol perdido por Washington, daqueles que não se pode perder e que ele costumeiramente perde; o golaço do atacante Moreno, que passou como quis pela fraca marcação do meio campo tricolor, que teve mil volantes mas nenhum cão de guarda decente e, finalmente, a toca desastrada do Milton, que ao promover erroneamente a entrada de Rodrigo Souto, jogou a toalha e acabou com qualquer chance de, pelo menos uma igualdade.

Nessa você foi muito mal, Milton.

Fim de partida. Não vou desmerecer o bom time colombiano, invicto em sua casa. Mas a pífia atuação do segundo tempo escancara mais uma vez a grande necessidade de um atacante rápido, tamanha a falta que Dagoberto fez (e faz) nesse time. Se o empate não era um mal resultado em Manizales, a derrota obriga o clube a ganhar do Nacional, no Paraguai, para seguir a primeira fase.

Mas, para isso, é preciso cortar de vez essa incrível repartição pública que virou o meio e as alas tricolores e ORAR para a entrada promissora de Fernandinho que, segundo boas línguas, está arrebentando nos treinos, mesmo ainda longe de sua forma ideal.

Que planejamento, heim diretoria? E ainda é duro ouvir do técnico que a viagem foi cansativa e teve o clássico dias antes para desgastar ainda mais os jogadores. JOGASSE COM RESERVAS NO CLÁSSICO E VIAJASSE MAIS CEDO PARA A COLÔMBIA. Cadê o fator tricolor que fazia com que todos focassem a Libertadores? "
Por Daniel Perrone

Opinião do blogueiro: Em muitas palavras concordo com o Perrone. A diretoria realmente está de brincadeira ao falar em desgaste e clássico contra o Palmeiras.

Chega disso, se a prioridade é Libertadores, que a priorize então "Pombas"! Porque não seguiram exemplo do Cruzeiro, quando foram jogar na altidude contra o Potosí?

Sobre o Milton Cruz... Colocar o Rodrigo Souto fora de forma, de ritmo, perdendo e pra tirar um atacante é brincadeira né, só pode!

Agora é o São Paulo levantar a cabeça, e se classificar. Coisa que os clubes brasileiros provavelmente todos farão... Mais complicado um pouco para o Cruzeiro devido a chave, mais o time ta forte e bem armado, ao contrário do Tricolor.

Um abraço a todos,

Douglas Nacif.