Libertadores 2010 - O começo

Ontem aconteceu a estreia do Internacional na Libertadores 2010, e pela primeira vez na história da competição o Inter conseguiu vencer o primeiro confronto. A partida contra o Emelec, foi vencida de virada por 2 a 1, com gols de Nei e Alecssandro.

São Paulo e Cruzeiro já haviam estreiado, com vitória do Tricolor no Morumbi e derrota da raposa na argentina para o forte Vélez, que ontem venceu o Deportivo Itália e se tornou líder absoluto do grupo 7.

Hoje o Flamengo encara sua estréia, e não poderá contar com o goleiro Bruno. O Fla recebe o Universidad Católica no Maracanã, e inicia trajetória em busca do bi da Libertadores.

O time ganhou um desfalque de última hora. Na tarde desta quarta, o goleiro Bruno, com dores no músculo adutor da coxa direita, foi vetado pelo departamento médico rubro-negro.

Com isso, o reserva Marcelo Lomba, criado nas categorias de base do clube, assume o gol.

O Cruzeiro em contrapartida faz seu segundo jogo, agora em casa contra o Colo-Colo. Depois de uma estreia ruim na Taça Libertadores 2010 fora de casa, é a hora de o Cruzeiro buscar uma reabilitação imediata dentro do Mineirão.

Quatro dias depois de despachar seu maior rival, ao fazer 3 a 1 em cima do Atlético-MG, no clássico da primeira fase do Campeonato Mineiro, a Raposa recebe o Colo Colo, às 19h30m (de Brasília), no Mineirão, pelo Grupo 7 da competição.

Quase 15 mil ingressos foram vendidos antecipadamente para o confronto.Apesar de ainda ser a segunda rodada para o time mineiro, o jogo ganha em importância pelo fato de o Vélez, algoz cruzeirense no primeiro duelo da fase de grupos (2 a 0 em Buenos Aires), já ter seis pontos, graças à vitória por 1 a 0 sobre o Deportivo Itália na última terça. E o time chileno também venceu a equipe venezuelana pelo mesmo placar em sua estreia, somando três pontos.

Portanto, um empate ou uma vitória simples por um gol de diferença em Belo Horizonte manteriam o clube celeste na terceira posição, justamente em uma competição em que apenas seis segundos colocados das oito chaves avançam às oitavas de final, por causa da classificação dos mexicanos San Luis e Chivas, eliminados no ano passado devido ao surto da nova gripe.

O ideal seria uma vitória por dois gols, que colocaria o Cruzeiro imediatamente na segunda posição, com saldo maior que a equipe adversária.

O Corinthians estreia na Libertadores da América com o que tem de melhor disponível. A partida, aliás, marcará o retorno de Ronaldo à equipe depois de uma lesão muscular na coxa direita, que o tirou de combate no dia 27 de janeiro, no empate por 1 a 1 com o Mirassol. Nesse jogo, por sinal, ele marcou seu único gol até aqui na temporada.

O Corinthians tem 7 participações na Libertadores, com nenhum título, nenhuma final e alguns fracassos históricos. O currículo do Corinthians na Taça Libertadores da América justifica o fato de o torneio ser uma obsessão para a maioria dos alvinegros. E é recheado de estrelas e com grande investimento que o Timão inicia nesta quarta-feira, contra o Racing-URU, às 21h50m, no Pacaembu, a caminhada em busca da inédita conquista.

Apontado como favorito por alguns adversários e também em algumas casas de apostas especializadas em futebol, o Corinthians ainda não veste esse rótulo. Mas o técnico Mano Menezes afirma entender o motivo de tanta atenção por parte dos alvinegros em relação à competição.

O mais perto que o Timão chegou do título foi em 2000, quando foi eliminado pelo arquirrival Palmeiras, na semifinal.

Um forte abraço,

Douglas Nacif.