Flamengo é Campeão Brasileiro de 2009!

Flamengo é Campeão Brasileiro de 2009
Final de mais um campeonato Brasileiro, e o grande vencedor de 2009 é o clube com a maior torcida do Brasil, o Clube de regatas do Flamengo. Que desde o começo do ano, o clube foi desacreditado por todos na competição, até mesmo pela imprensa carioca, que só tinha olhos para o Fluminense, devido ter jogado a final da Libertadores 2008.

Até o torcedor mais fanático rubro-negro reconhecia, que com aquele time que ganhou o Carioca, não teria chances de faturar o Brasileiro, título no qual ficou em jejum por 17 anos.

Mas os dirigentes do Flamengo repatriam Adriano, o Imperador, o artilheiro do Brasileirão.

Muitos não acreditavam em Pet, pelo futebol apresentado no Atlético-MG e pela idade avançada, mais ele voltou e foi um verdadeiro maestro rubro-negro.

Trouxeram Maldonado, um volante a nível de seleção.

Willians que se revelou o maior roubador de bolas do campeonato.

Bruno, que mesmo sendo um goleiro irregular, se mostrou decisivo. Quem não lembra de suas defesas de penaltis!

O Flamengo além do elenco, que apesar de não se sobresair aos demais, também não se nivelava por baixo, e contava com um técnico que conseguiu dar um nova roupagem ao time.

Andrade, peça fundamental nesta conquista rubro-negra.

Além dos diversos fatores citados, o Flamengo teve sorte de campeão. No campeonato mais disputado de todos os tempos, teve em suas partidas finais, duelos com equipes já desmotivadas, o que favoreceu em peso sua conquista.

Todos os clubes que passaram pelo G-4 tiveram a chance de levar o título.

O Palmeiras esteve grande parte do campeonato na liderança.

O Galo esteve por várias vezes no topo, o Internacional, terminou o primeiro turno como líder.

O São Paulo teve o caneco em mãos, até a rodada passada, quando perdeu pro Goiás.

O Flamengo foi ter sua chance na última rodada, e com apoio de sua enorme torcida presente, se sagrou Campeão.

O Rio comemora, ganhou as divisões. Vasco campeão da série B e Flamengo campeão da série A. Botafogo e Fluminense, não decepcionaram, e se mantiveram na série A.

Imagino a festa que seria se o Flu tivesse sido campeão da Sulamericana.

Bom pro Futebol Carioca, que vem com as 4 potências pra 2010, sendo que uma delas na Libertadores.

As grandes decepções desta reta final, foram o Atlético-MG e o Palmeiras de Muricy. Se mantiveram no G-4 por várias rodadas, e na hora do vamos ver, nem libertadores conseguiram, bom pro Cruzeiro que abocanhou esta última vaguinha.

Fluminense e Botafogo, fizeram seu trabalho, e não cairam. O Botafogo ganhou de São Paulo e Palmeiras nesta reta final, e escapou. O Fluminense, na crescente que estava, certamente não cairia. Sobrou pro Coritiba, que mais uma vez decepcionou sua torcida. Não vou comentar as cenas lamentáveis dos torcedores do Coxa ao invadirem o estádio. Uma selvageria sem tamanho, parecia um bando de animais.

Sport, Naútico e Santo André, já estavam com o pé na cova antes da rodada começar. Que os times que cairam, consigam se reeger e voltem mais fortes.

E mais uma vez parabéns ao Flamengo, que com muita garra venceu o Brasileirão, e quebrou a hegemonia que era Tricolor a 3 anos.

Um forte abraço,

Douglas Nacif