Histórias do Futebol #2 - Grêmio x Palmeiras

Ao longo da história de Grêmio e Palmeiras, aconteceram grandes jogos, principalmente na decáda de 90. No dia 28/11/1996, no Olímpico ocorreu um grande jogo, Grêmio 3x1 Palmeiras. As equipes eram comandadas por grandes técnicos e tinham grandes jogadores...

ESCALAÇÕES


O CAMPEONATO DE 96

Vinte e quatro times participaram do Campeonato Brasileiro de 1996.

Na primeira fase, todos se enfrentaram em um turno único.

Após 23 rodadas, Fluminense  e Bragantino tiveram as duas piores campanhas e, portanto, seriam os times rebaixados para a Série B.

Este quadro seria alterado em 97 após uma suja e feia 'virada de mesa'... Tempos ruins aqueles!

Os oito melhores colocados do campeonato se classificaram para as quartas de final, em jogos de ida e volta (Cruzeiro, Guarani, Palmeiras, Atlético-PR, Atlético-MG, Grêmio, Goiás e Portuguesa).

Tempos bons pra quem gostava de mata-mata...

Em caso de igualdade no somatório dos placares dos dois jogos, teriam vantagem os times de melhor campanha na primeira fase.

Grêmio e Portuguesa deixaram seus adversários pelo caminho e se enfrentaram na decisão do campeonato.

No primeiro jogo, no Morumbi, vitória da Lusa por 2 a 0. O placar foi devolvido no jogo de volta, no Olímpico, e o Tricolor gaúcho conquistou o título por ter tido melhor campanha que os paulistas.

O campeão Grêmio se classificou para a Libertadores.

O vice e o terceiro (Atlético-MG) ficaram com as vagas na Conmebol.

O artilheiro daquele ano foi do próprio Grêmio, com Paulo Nunes, marcando 16 gols, dividindo a artilharia com Renaldo do Galo, com 16 gols , seguido de Túlio Maravilha, com 13 gols.

Em 1996, Grêmio e Palmeiras se enfrentaram 5 vezes, 2 confrontos pela Copa do Brasil e 3 pelo Campeonato Brasileiro.

Na copa do Brasil, o Palmeiras levou a melhor, venceu a primeira partida por 3 a 1, e no Olimpico perdeu por 2 a 1, pelo saldo de gols saiu na vantagem. Mais não adiantou pro time do Palestra, porque na final da competição contra o Cruzeiro, o Palmeiras não faturou a edição. Cruzeiro ficou com o Caneco.

Pelo brasileiro, foram 3 jogos, um pela fase classificatória e dois pela fase de mata-mata. O primeiro jogo da fase classificatória foi no Olimpico, terminando num empate em 1 a 1.

Ambos clubes se classificaram, para a fase seguinte, o mata-mata. Ao se debaterem novamente nas quartas de finais, o Grêmio jogou a primeira em casa, vencendo por 3 a 1. No jogo de volta, realizado no Morumbi, o Palmeiras só conseguiu vencer por 1 a 0, e portanto o Palmeiras se desclassificaria.

Um ano depois, em 97, o Palmeiras aplicou uma goleada de 5 a 1 pra cima do time gaúcho, mais isso é história para um próximo post.

Douglas Nacif.