Uruguai bate Colômbia em casa e mantém reação nas Eliminatórias


O Uruguai já esteve perto de ficar fora da Copa do Mundo de 2014, mas atualmente é difícil apostar nessa possibilidade. Afinal, a seleção celeste venceu a Colômbia por 2 a 0, nesta terça-feira, em casa, e engatou uma série de três vitórias seguidas - antes tinha batido Venezuela e Peru pelas Eliminatórias Sul-Americanas.

O resultado coloca o Uruguai, que está em quinto lugar, na cola do Equador - ambos têm 22 pontos, sendo que os equatorianos só levam vantagem nos critérios de desempate. Já os colombianos, que poderiam ter garantido a vaga na Copa nesta noite, seguem na vice-liderança, com 26 pontos, ainda com um pé no Mundial de 2014.

Como o empate era um bom resultado, a Colômbia foi para o jogo com uma estratégia definida: marcar forte as investidas do Uruguai e apostar nos contra-ataques para surpreender. Logo no começo, um deles quase resultou em gol, mas o chute de James Rodríguez foi defendido por Muslera, aos 16min.

A partida ficou truncada no meio-campo, e o Uruguai não conseguiu criar oportunidades. Apenas aos 40min o goleiro Ospina tomou um susto, após cruzamento de Suárez, mas ele conseguiu defender.

Logo no primeiro minuto, Cavani já mostrou que o segundo tempo seria diferente, pois acertou um chute no travessão. A Colômbia até tentou administrar o jogo com um lento toque de bola, mas foi vaiada e acabou castigada: aos 32min, após um cruzamento vindo da intermediária, Cavani subiu entre dois colombianos e cabeceou com precisão para o gol: 1 a 0.

Bastaram três minutos para sair o segundo gol uruguaio: após cruzamento rasteiro de Ramírez, Stuani se antecipou para aumentar a festa no Estádio Centenário. Depois da vantagem dobrada, Uruguai não teve dificuldades para segurar o resultado até o final.

Terra