CR7, Messi e Ribéry concorrerão a prêmio de melhor jogador da Europa


Cristiano Ronaldo, Lionel Messi ou Franck Ribéry: um dos três será o melhor jogador da Europa na última temporada. A Uefa divulgou que os três são os finalistas do prêmio concedido todas as temporadas pela entidade, desde 2011, e que já foi vencido por Messi e Andrés Iniesta. O campeão da edição 2012/13 será escolhido através de votação de jornalistas em tempo real no dia 29 de agosto, durante a cerimônia em Mônaco.

Para chegar ao posto de finalista, Messi foi campeão espanhol, marcando 64 gols e dando 22 assistências em 58 jogos pelo Barcelona e pela seleção argentina. Já Ribéry foi um dos destaques do elenco do Bayern de Munique que conseguiu a tríplice coroa (Liga dos Campeões, Campeonato Alemão e Copa da Alemanha) e marcou 15 gols, deu 25 assistências em 52 jogos, entre Bayern e França. Cristiano Ronaldo, por sua vez, foi artilheiro da Champions, tendo marcado 59 gols e dado 20 assistências em 64 jogos por Real Madrid e Portugal.

A Uefa também divulgou a ordem dos dez melhores jogadores da temporada na eleição, com exceção, naturalmente, dos três primeiros colocados. Robert Lewandowski, do Borussia Dortmund, ficou com a quarta colocação, seguido por Arjen Robben (Bayern), Thomas Müller (Bayern), Gareth Bale (Tottenham), Bastian Schweinsteiger (Bayern), Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain) e Robin van Persie (Manchester United).

A lista foi elaborada através de votação entre jornalistas de todos os países-membros da Uefa, que apontavam cinco jogadores cada. A entidade elaborou uma seleção com os 26 mais votados, da qual diminuiu para dez. Esses nomes passaram por mais uma votação entre os jornalistas, de onde saíram os três mais votados depois que cada um deles escolheu os seus cinco melhores - o primeiro receberia cinco, o segundo quatro e por aí vai.

Desta forma, da posição 4 até a 10ª não haveria modificações, mas a própria Uefa errou em seus cálculos e divulgou um resultado diferente. Na nova lista, Robben assumiu a quarta colocação de Lewandowski, enquanto Schweinsteiger tomou o posto de Gareth Bale.

Confira os 10 melhores jogadores da Europa na última temporada

Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Franck Ribéry (Bayern de Munique)
Lionel Messi (Barcelona)
4 - Arjen Robben (Bayern de Munique) - 57 pontos
5 - Robert Lewandowski (Borussia Dortmund) - 39 pontos
6 - Thomas Müller (Bayern de Munique) - 38 pontos
7 - Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique) - 32 pontos
8 - Gareth Bale (Tottenham Hotspur) - 24 pontos
9 - Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain) - 14 pontos
10 - Robin van Persie (Manchester United) - 10 pontos

Via Globoesporte.com