Sem Corinthians, FIFA 2014 terá 19 times brasileiros


O game de futebol "Fifa 14" terá ao menos 19 clubes brasileiros licenciados, informou a Warner Games. As equipes que poderão ser escolhidas pelos jogadores são: Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Náutico, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Paulo, Vasco da Gama e Vitória.

Por enquanto, o Corinthians está de fora, pois um acordo para a sua inclusão no game ainda não foi fechado, segundo o produtor brasileiro da EA Sports, Gilliard Lopes.

Até o lançamento do jogo, em setembro deste ano, mais times poderão ser anunciados, comunicou a Electronic Arts.

A marca Corinthians já ficou de fora de edições anteriores da série "Fifa", e o clube foi representado com um uniforme fictício e o título de C. Paulista. Mesmo quando isso aconteceu, os jogadores do clube permaneceram com seus nomes reais.

Porém, algumas pistas dadas ao longo do Warner Bros. Games Summit, evento realizado nesta terça em São Paulo (SP), indicam que a exclusão do time pode ser de fato apenas temporária. Narrador do game e apresentador da TV Globo, Tiago Leifert participou do evento e comentou que gravou falas com nomes de vários goleiros, como Rogério Ceni, do São Paulo, e Cássio, do Corinthians.

Ainda no evento, a versão de "Fifa 14" disponível para testes apresentava a equipe corintiana com o seu elenco atualizado. O uniforme do clube, contudo, ainda era o da temporada 2012.



Trilha sonora

O rapper Marcelo D2 também participou da apresentação de "Fifa 14" no evento da Warner Games. Se declarando jogador assumido do game desde sua primeira edição, D2 afirmou que representará o Brasil na trilha sonora no jogo. O título da canção não foi anunciado.

América Latina

"Fifa 14" também poderá ter times oficiais das ligas argentina e chilena, de acordo com informações dos sites "Punto a Punto", da Argentina, e do "Soychile", do Chile.

Segundo o site argentino, o time Club Atlético Belgrano e mais cinco equipes do país, entre elas o Newell Old Boys, teriam assinado contrato com a EA. O contrato seria de dois anos. Outros times que estariam confirmados são River Plate, Boca Juniors, Independente e San Lorenzo.

Por conta de ter times argentinos e um jogador chileno na capa, rumores apontam que equipes do Chile, além de outros países da América do Sul, como Uruguai, Colômbia e Paraguai, podem aparecer no game. Com isso, ganha força o fato de haver uma Copa Libertadores no game, mesmo que não use o nome oficial da competição, cujos direitos são da Konami.

No game "Pro Evolution Soccer 2014", da Konami, a Copa Libertadores aparecerá oficialmente, do mesmo modo que ocorreu na edição lançada em 2012.

"Fifa 14" terá versões para PlayStation 3, Xbox 360 e PC - O jogo não será lançado para o Wii U - além do Xbox One e o PlayStation 4. Nos videogames da nova geração, o título usará um motor gráfico que apresenta gráficos superiores aos dos consoles atuais. De acordo com a EA, o game também terá versões para os portáteis PlayStation Vita, Nintendo 3DS, Wii e PSP.

Futebol realista

Entre as novidades do jogo está o recurso chamado "Pure Shot", que permite aos jogadores ajustar com maior precisão os passes e chutes ao gol dentro do campo. Será possível até fazer chutes mais rápidos, permitindo um tiro ao gol antes de a marcação chegar, o que não ocorria nas versões anteriores. Para equilibrar o game, os goleiros estarão melhores e terão novos movimentos de mergulho para defender com eficiência.



A empresa também promete que o game terá um novo sistema de física da bola e uma melhor inteligência artificial. Desse modo, os jogadores que não são controlados pelo gamer serão mais ativos nas partidas, ajudando em um contra-ataque e voltando para defender. Haverá uma marcação inteligente e a EA quer que os jogadores pensem a jogada junto com o usuário.

Os jogadores não perderão mais o posicionamento em campo durante um ataque do adversário e farão mais pressão para tentar roubar a bola. No ataque, os atacantes irão procurar por espaços livres para receber a bola e dar sequência à jogada.

A física dos jogadores, que permite que atletas mais pesados e altos ganhem na disputa de bola contra atletas mais baixos e magros, será mantida e aprimorada.