Inter mantém rotina de derrotas do São Paulo e assume liderança


Foi uma noite rotineira no Estádio do Morumbi na triste fase do time da casa: o São Paulo atuou mal demais, saiu derrotado pela oitava vez seguida e revoltou os poucos torcedores que enfrentaram frio e chuva para ver o jogo. Só mudou o algoz, que desta vez foi o Internacional, com vitória por 1 a 0. A equipe gaúcha tem mostrado um futebol de qualidade, assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro com uma partida a mais e ainda tem reforços de peso para estrear em breve (Alex e Scocco).

Há onze jogos sem vencer e afundado em crise histórica, o São Paulo não tem mostrado qualquer evolução em campo ou fora dele. Por isso segue parado com oito pontos no Brasileiro, mesmo com dois duelos a mais que a maioria dos times - a partida desta quarta-feira foi adiantada por causa da participação tricolor em torneio amistoso na Europa e na Copa Suruga. Para piorar, os são-paulinos ainda terão um clássico pela frente contra o Corinthians, no Estádio do Pacaembu, no próximo domingo. Já o Inter, agora com 18 pontos, pegará o Náutico fora de casa na próxima rodada.

Sem o lateral esquerdo Clemente Rodríguez, Paulo Autuori resolveu fazer testes nesta quarta. Improvisou Douglas na posição, colocou Rodrigo Caio na direita e também experimentou Paulo Miranda como volante. Já o Inter foi para o jogo com três atacantes e dois deles logo criaram o primeiro gol do jogo: aos 13min, Jorge Henrique lançou para Leandro Damião na ponta direita. Ele aplicou um corte seco em Rodrigo Caio e chutou para o gol sem tanta força, mas muita precisão no canto. Rogério Ceni sequer pulou e só viu o placar ser aberto.

Se já chegava com facilidade ao ataque, o Inter passou a encontrar ainda mais espaços depois do gol. Tanto que Willians quase marcou aos 24min, chutando de fora da área e acertando a trave. Depois, o outro atacante do time colorado, Diego Forlán, ficou com uma sobra na área e, mesmo sozinho, chutou para fora. Desorganizado demais em campo, o São Paulo só teve um chute perigoso de Denilson, mas a bola foi para fora e aumentou os protestos dos poucos torcedores no Morumbi.

Como já virou tradição, Aloísio entrou para jogar no segundo tempo, dessa vez no lugar de Osvaldo. E rapidamente ele mostrou que poderia ser titular: puxou uma tabela na frente da área e deixou Jadson sozinho, de frente para o gol. Ele driblou Muriel, mas a marcação chegou e ele chutou para fora. Na sequência, Autuori já teve que fazer outra substituição: Luís Fabiano sentiu dores, saiu, e Ademilson entrou em seu lugar.

Apesar do susto no começo, o Inter continuou a trocar passes com calma e quase chegou ao segundo gol assim: aos 11min, Kleber acertou um cruzamento perfeito para Josimar na pequena área, e o volante tocou para fora. Mas o jogo realmente estava mais equilibrado no segundo tempo, tanto que o São Paulo quase empatou aos 18min e aos 24min: Aloísio levou perigo com cabeceio na pequena área e, logo depois, também dividiu com Muriel em outra chance perdida.

Após essa ameaça de pressão são-paulina, o jogo entrou no clima da cidade e esfriou bastante. Os técnicos usaram suas substituições, mas nada mudou na partida: o Inter tocou a bola com facilidade, administrou a vitória, e o São Paulo só observou sua crise ser agravada ainda mais.